A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Contação de história na E.M. Chácara do Céu

CobtaAs contadoras de história Marta - Grupo Santo Afonsinho - e Sandra, da Paróquia São Camilo visitaram a E.M. Chácara do Céu para contar histórias aos alunos da mesma.

A contação, que serve para reforçar o aprendizado dos alunos, começou com uma brincadeira com as crianças. Elas tinham que adivinhar o que tinha dentro do baú. Nessa brincadeira as contadoras fizeram muito suspense até as crianças acertarem o que havia.
De início foi trabalhada a idéia de valorização do livro e depois as contadoras se revezaram contando duas histórias cada. Nas histórias foram trabalhadas idéias de valorização da beleza afro-brasileira e de preservação do meio ambiente. Para realizar as atividades elas prepararam o espaço forrando o chão com TNTs coloridos para as crianças sentarem.

 

As contadoras ficaram encantadas com as crianças que interagiram o tempo todo e perguntaram quando aconteceriam outras apresentações. Outro ponto que chamou bastante atenção foi as crianças que estavam atentas aos animais citados nas histórias, mostrando que estão entendo o conteúdo passado nas salas de aula.

Alunos observam atentamente a apresentação


terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Campanha da Gibiteca continua!!!

A Escola Municipal Otelo de Souza Reis, do BE Santa Cruz conseguiu arrecadar até o momento 136 gibis para sua gibiteca.

Participem! A equipe do Bairro Educador buscará suas doações em qualquer bairro do Rio de Janeiro até o dia 25/10. Maiores informações através do e-mail karina.be@cieds.org.br



segunda-feira, 27 de setembro de 2010

E.M. José Clemente recebeu Projeto Rei "AsviCDD"

Os alunos da E.M. José Clemente receberam, no último dia 21, a visita do Projeto Rei "AsviCDD", que apresentou atividades de Dança, Capoeira e Ginástica Olímpica. O objetivo da visita foi incentivar as crianças da escola a participar das oficinas do Programa Mais Educação.

Participaram do evento 11 turmas. Os professores, a coordenadora pedagógica Gisele, a diretora adjunta Cristina e os alunos vibraram a cada apresentação do grupo.

Ao final do evento, Maria do Socorro, Gestora de Projeto do BE CDD, falou com as crianças sobre a importância de participarem das oficinas que são oferecidas na escola. 

Alunos observam atentamente à apresentação


Equipe BE Santa Cruz vai a Teresópolis participar do Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental (PROCEA)

A equipe do Bairro Educador de Santa Cruz (Gestora de Núcleo karina Trotta, Gestores de Projeto Isabel Assis e Herbert Borges) participaram do Programa Thyssenkrupp CSA de Comunicação e Educação Ambiental (PROCEA), realizado em Teresópolis, entre os dias 24 e 26 de setembro.




O PROCEA é uma ação socioambiental que envolve a participação de 14 Escolas Públicas dos municípios de Itaguaí e do Rio de Janeiro, dentre elas, a EM Liberdade e a EM Marinheiro João Cândido, Escolas dos Bairro Educador Santa Cruz.


O programa desenvolve atividades de Educação Ambiental para um público estimado em cerca de 350 professores e mais de 7000 alunos do Ensino Fundamental.




A partir desta capacitação, a Equipe BE Santa Cruz está ainda mais preparada para desenvolver ações de Educação Ambiental em suas Escolas.


Equipe BE Santa Cruz - Herbert, Karina e Isabel


Participantes do PROCEA

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

BE Complexo do Alemão e BE Engenho da Rainha promovem Oficina Pedagógica de Cachorro-quente

As equipes de gestores do Bairro Educador do Complexo do Alemão e do Engenho da Rainha, realizaram uma oficina pedagógica tendo como receita o cachorro-quente. Participaram grupos de alunos das Escolas Municipais: Affonso Várzea, Rubens Berardo, Henrique Foréis e Vera Saback.







Esta oficina faz parte de uma prévia do “Degusta Alemão”, evento que será realizado em outubro pelas escolas que compõem o BECA e o BEER resgatando as comidas típicas no Complexo do Alemão.  

A proposta da oficina foi relacionar o conteúdo pedagógico de português e matemática com a produção de cachorros-quentes. A metodologia utilizada proporcionou uma integração entre os grupos que não se conheciam e formaram equipes para participar do JOGO DA TRILHA, momento em que de uma forma dinâmica os conteúdos pedagógicos foram sendo desenvolvidos como: leitura e interpretação de texto, compra em supermercados utilizando moeda corrente, cálculo de tempo, peso e medida. 


Uma parte do grupo que teve a oportunidade de colocar a mão na massa para fazer o cachorro-quente, apresentou o passo-a-passo de como a receita foi realizada, e serviu o lanche aos colegas no término da oficina.

Equipe do BE Maré apresenta projeto para Blog na E.M. Paulo Freire

A equipe do Bairro Educador Maré (Mary Lança e Guaraciara Gonçalves) se reuniu no último dia 25, com a mediadora de Arte do Projeto Mais Educação, Geracira Alves Siqueira (Gera), para apresentar o projeto da oficina de Blog a ser utilizada pela E.M. Paulo Freire. Durante a reunião, foram discutidas as diversas possibilidades de utilizar o Blog como ferramenta de comunicação na sala de aula. Será marcada uma nova data para a equipe do BE visitar a escola para iniciar a oficina com os alunos.


De acordo com Gera suas atividades de Arte servem para desenvolver e ampliar o raciocíno matemático de seus alunos. " Utilizo técnicas de Arte que exigem que o aluno saiba dividir, somar, subtrair. Isso faz com que, mesmo que indiretamente, ele sempre esteja se exercitando e ligado a matemática.

Além de ensinar matemática, a mediadora ainda aproveita suas atividades para desenvolver noções de Geografia e Português.
Alunos durante oficina de arte

Ler é a maior viagem! Campanha de arrecadação de gibis

Inspirados nas obras de Maurício de Souza, a Escola Municipal Otelo de Souza Reis, em parceria com o Bairro Educador Santa Cruz promove uma campanha de arrecadação de gibis para a construção de uma gibiteca.

Participem! A equipe do Bairro Educador buscará suas doações em qualquer bairro do Rio de Janeiro até o dia 25/10. Maiores informações através do e-mail karina.be@cieds.org.br

E. M Marília de Dirceu recebeu equipe do Dentistas do Bem

Doutora Rosane Bazzo
A parceira do Bairro Educador, ONG Dentistas do Bem, visitou a E.M. Marília de Dirceu (BE Cantagalo) na última quinta-feira, 23, para dar início ao processo de triagem e selecionar os alunos que serão encaminhados para receber tratamento dentário gratuito. Foram atendidos 30 alunos, entre 11 e 18 anos, destes 15 necessitam de atendimentos emergenciais.

A doutora Rosane Bazzo foi a responsável pelo atendimento na escola. Ela, que é coordenadora e voluntária do projeto no Rio de Janeiro falou sobre a satisfação de participar do projeto.
"Cada vez que vejo a listagem com as crianças que serão beneficiadas tenho a certeza de que todo esforço vale a pena, pois sinto a importância de minhas ações", afirmou.

Hoje o projeto é responsável pelo atendimento de 12 mil crianças no Brasil sendo o maior projeto voluntariado do mundo, com mais de 6 mil participantes, dentre os quais, cirurgiões dentistas da rede privada, voluntários e coordenadores.

Ainda de acordo com Rosane a parceria entre o Bairro Educador e os Dentistas do Bem foi decisiva para o projeto, pois as articulações das triagens se tornaram mais dinâmicas. " São pessoas trabalhando em prol de um bem comum, unindo forças as coisas ficam mais leves", finalizou.

Participaram do processo de triagem a doutora  Rosane Bazzo, o Gestor de Núcleo do BE Roberto Lobo e os Gestores de Projeto Maira Mendes e Thiago Sobral.

Equipe do BE auxiliando no processo de triagem

Aluno sendo avaliado

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Campanha de apadrinhamento de Natal da Creche Sempre Vida Antares

Nesta quinta-feira (23), inicia-se a campanha de apadrinhamento de Natal da Creche Sempre Vida Antares, BE Santa Cruz, que atende crianças de 4 meses a 3 anos de idade. Cada padrinho presenteará um aluno com um brinquedo, uma roupa e um par de calçados. A entrega dos presentes será realizada na festa de natal, com a presença do Papai Noel. As fotos do evento poderão ser conferidas no blog da creche: www. crechesemprevidaantares.blogspot.com/

Os interessados deverão entrar em contato através do e-mail karina.be@cieds.org.br até o dia 19 de novembro.


Equipe responsável pelo apadrinhamento. Karina Trotta - Gestora de Núcleo BE,
Rosane Viana - Diretora da creche, Herbert Borges - Gestor de Projeto BE, Isabel Assis
Gestora de Projeto BE e Claudia Pessoa - Diretora Adjunta da creche.



quarta-feira, 22 de setembro de 2010

BE Cantagalo visita Oi Futuro

Dia de se comunicar! As crianças da E.M. José Linhares (BE Cantagalo) visitaram no dia 21/09 o Museu das Telecomunicações no Oi Futuro e foram apresentadas às diferentes formas de comunicação utilizadas antigamente e nos dias de hoje.

O passeio percorreu as dependências do Centro Cultural e os pequenos foram guiados pelas arte-educadoras do museu e pela Palhaça Dona Peitola, uma figura muito simpática que atraiu a atenção de todos com seu figurino e sua maneira de interagir.

As professoras se propuseram a desenvolver atividades em sala de aula, a partir dos conteúdos aprendidos na visita.

A parceria Bairro Educador e Oi Futuro contou com a presença da equipe do Bairro Educador: Maira Mendes,  Thiago Sobral, Danielle Ribeiro e Priscilla Celeste.



 Palhaça Dona Peitola divertindo os alunos


As crianças adoraram o globo do Museu das Telecomunicações

Pré lançamento do B.E Borel e comemoração de 25 anos da E.M. Borel

No sábado dia 18/09, ocorreu o pré-lançamento do BE Borel. Neste mesmo dia  a E.M. Borel festejou seus 25 anos de vida dedicados à educação. Os gestores do Projeto Bairro Educador (Roberto Lobo, Eliude Santana, Thiago Sobral, Fabiano da Silva) e  Danielle Ribeiro (equipe de Comunicação BE) estiveram na escola participando da organização da festa, recebendo as parcerias conseguidas e articulando novas atividades.

Dentre os parceiros, estiveram o Projeto Provir, que fez uma apresentação de  Hip Hop, representado pelo grupo de dança Passos de Adoração, a Paróquia São Camilo com a grupo do Rio Capoeira e o buffet Magalhães Artes e Festas que ornamentou a mesa com temática do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Justificando o nome da festa "Orgulho de ser Família Borel", os pais e responsáveis compareceram para assistir os filhos encenando ditos populares e também se apresentaram com uma roda de coco. A alegria foi grande, segundo a diretora Ketria: "A E.M. Borel e o Bairro Educador é uma parceria que dá certo!"

Apresentação de Hip Hop


Roda de Capoeira
Equipe BE na organização da festa

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alunos da E.M. Pedro Aleixo ganham concurso de música


No dia 13 de setembro, o Teatro do Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) foi palco da 10ª edição do festival de música "Os Jovens e os Objetivos do Milênio", promovido pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida e pelo COEP. Fruto da parceria entre o COEP e escolas públicas do município do Rio de Janeiro, o festival aborda temas e objetivos do milênio com a finalidade de mobilizar jovens para o exercício da cidadania.

A Escola Municipal Pedro Aleixo e o  Núcleo de Arte da Escola Municipal Albert Einstein foram convidados pela Gestão Social de Farmanguinhos para representar o Instituto no festival e obtiveram, respectivamente, o primeiro e segundo lugares no concurso. O Núcleo de Arte repetiu o segundo lugar do concurso do ano passado.





O COEP é uma rede de mobilização social criada em 1993, resultado do movimento de sensibilização da sociedade civil liderado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, frente ao quadro inaceitável de pobreza instalado no país.



Atualmente, reúne mais de 800 organizações públicas e privadas em todo o território nacional, entre as quais a Fiocruz e Furnas. O COEP constitui uma grande rede de ação cidadã que incentiva e articula iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes.



Segue a letra da música ganhadora intitulada Ainda dá tempo de mudar 

(Autoria: Letra de Igor, Leonardo e Delton e Música de Paulo Henrique, Iago e Max Lamana)

Tive um sonho muito estranho
Desses que nos fazem mal
O mundo se modificando
Deixando de ser natural
O clima todo diferente
O ar pesado ao respirar
O que eu vi na minha frente
Me deu vontade de chorar

A mata toda virou cinza
E a terra só devastação
Espero que dê tempo ainda
De evitar essa destruição
É tão difícil acreditar no que aconteceu
É tão difícil de dizer que não é problema meu

Mas eu acordei
Ainda dá tempo de mudar nosso planeta
O clima, a terra e o ar
E eu estou aqui
Eu vivo aqui neste lugar, neste planeta
Esse é o meu lar.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

E.M. Eurico Salles recebe Circuito Cine Curta

A E.M. Eurico Salles, BE Engenho Rainha, foi uma das 18 escolas do Ensino Público do Rio de Janeiro que recebeu o Projeto Circuiro Cine Curtas, que passa 20 filmes ganhadores de diversos prêmios, no Brasil e no exterior, mostrando um pouco da história, da cultura e dos valores do Brasil com entretenimento, jogos e premiação.
Dentre os filmes exibidos na escola, Sapo (RJ, 2007 – 18’. Ficção), foi o que mais chamou a atenção dos alunos. O curta retrata a história de um menino que se inscreve numa peça teatral em função de uma menina por quem ele se sente “apaixonado”. Contudo, o papel deste menino na peça lhe parece sem importância: a de um sapo que não vira príncipe e que é assassinado a mando da princesa, quando decepcionada pela incapacidade do sapo se transformar. Após conversar com seu avô, o menino, para desespero inicial do diretor e surpresa dos demais, improvisa uma nova fala para o personagem que, ao término da peça, acaba fazendo o maior sucesso entre os expectadores, inclusive para a menina-atriz que ele gosta.


Ao término da exibição, a equipe do projeto fez perguntas sobre os filmes para os alunos, que ganhavam ma pasta de com caderno, caneta, lápis e apostila específica sobre os mesmos. Os demais filmes exibidos foram A Distração de Ivan (RJ 2008 - 15’ Ficção), Sweet Karolynne (PB, 2008 – 15’ Documentário) e O Anão que Virou Gigante (RJ, 2008 – 10’ Animação).


O projeto é idealizado pela atriz e produtora cultural, Juliana Teixeira, que ao perceber a carência cultural e, especificamente, cinematográfica de determinadas regiões da cidade resolveu buscar apoio para levar o cinema, num primeiro momento, às praças públicas de regiões carentes (Projeto Curta na Praça, de 2008) e, agora, às escolas.

Dentistas do Bem visitam escolas do BE Borel

A parceria entre a ONG Turma do Bem e a Secretaria Municipal de Educação-SME, levou o projeto Dentistas do Bem ao CIEP Antoine Magarinos Torres Filho e a E.M. Jornalista Brito Broca, Bairro Educador Borel, no último dia 13. Foram selecionados para triagem inicial 87 alunos que nunca tinham ido ao dentista, sendo que 74 compareceram. Após a avaliação, os alunos serão encaminhados para atendimento. A triagem já foi realizada em 60 escolas, de diferentes bairros da cidade.

A dentista e voluntária do projeto, Márcia Ribeiro, fará um trabalho de prevenção com palestras e passagem de Flúor em sua clinica. Atualmente existem 549 dentistas voluntários no Rio de Janeiro que já atenderam 1.570 jovens de 11 a 17 anos.


Alunos aguardam para serem avaliados.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

CIEP Luiz Carlos Prestes -Bairro Educador CDD - vai a concerto de música

A Sala de Concerto do Teatro João Caetano encheu-se de crianças e professores da E.M Alberto Rangel e do CIEP Luiz Carlos Prestes, instituições de ensino que compõem o BE Cidade de Deus e as Escolas do Amanhã. Em um evento da UPP Social, no dia 15/09, cerca de 200 crianças assistiram o Projeto Bem Me Quer Paquetá: Histórias da Ilha, um espetáculo onde os pequenos cantam e tocam contando a história da Ilha de Paquetá.














































O evento, chamado Sala de Música BNDES, foi promovido entre a Associação de Amigos da Sala Cecília Meireles e o BNDES e contou com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) oferecendo os 200 ingressos para as escolas da Cidade de Deus.

Contação de Histórias numa parceria entre BE Alemão e SESC Ramos

No dia 14/09/10,  a Cia de Teatro Amandaba realizou uma apresentação teatral e contação de histórias para alunos da  E. M. Vera Saback Sampaio. Esta atividade é fruto de parceria entre o Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA) e o setor da Biblioteca do SESC de Ramos, articulada pelos gestores de projeto Cláudia Garcia e Bruno Aguiar.

O espetáculo se chama "Caipiras e Caiporas" e traz uma mistura de “causos”, anedotas, literatura de cordel, música e dança, descrevendo um painel da vida do interior e mostrando as diferenças regionais, o que faz dele um importante elemento, não só para o humor, como para a cultura brasileira*.












































Após o Evento os artistas foram aplaudidos com muito entusiasmo pelos alunos da escola que riram, se surpreenderam e tiveram uma excelente integração com o elenco.  Além de talento, os artistas esbanjaram criatividade e carisma. As crianças da escola não ficaram atrás, muito atentos a cada instante da apresentação, alguns alunos da turma do primeiro ano, (seis anos de idade) se preocuparam em saber como era o trabalho de um ator e se encantaram com os efeitos auditivos do espetáculo.


* Blog da Cia de Teatro Amandaba: http://www.teatroamandaba.blogspot.com/

Escolas do Bairro Educador aderem ao Blog

Mais duas escolas propagando suas idéias e ações por meio virtual. Na Oficina de Blog realizada no dia 15/09, pela equipe de comunicação do Bairro Educador, a E.M. Otelo de Souza Reis e o CIEP 1º de Maio, que compõem o Bairro Educador de Santa Cruz, aderiram o blog como ferramenta diária de comunicação da escola.

A pedagoga Cris, junto com as professoras, ficará responsável pela alimentação do blog com a cobertura da escola.

























No CIEP 1º de Maio, a Educadora Comunitária Elaine criou a página da escola e mobilizou a todos com idéias para manter o blog sempre atualizado.
















Acompanhem os blogs na nossa lista!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Criado o Comitê Esportivo do Bairro Educador de Paciência

Em reunião realizada no dia 13 de setembro foi iniciado o projeto do Comitê Esportivo do Bairro Educador de Paciência - CEBEP. Participaram da reunião, realizada na E.M. Marechal Pedro Cavalcanti, professores de Educação Física, oficineiros do Programa Mais Educação, diretores das escolas e os gestores do Bairro Educador Fabiano da Silva e Rejane de Castro. O encontro ainda contou com a participação de membros do Comitê Olímpico Brasileiro - COB, interessados na proposta. 



















A proposta do CEBEP é unir o trabalho dos professores de educação física com eventos esportivos, jogos integrativos interdisciplinares e feiras, despertando o espírito de cooperação entre as escolas atendidas pelo projeto e a comunidade. A idéia é de incentivar os esportes já praticados e apresentar outras modalidades esportivas. O CIEP Nelson Hungria foi escolhido como escola sede do encerramento das atividades letivas de 2010, o primeiro evento a ser realizado pelo Comitê. 

E mais!

Continuando a jornada do dia, os gestores do BE visitaram uma reunião de pais no CIEP Nelson Hungria e se reuniram com o Grupo de Articulação Local Cuidar é Crescer - GAL, para formar parceria com a rádio comunitária.

Na reunião no Ciep, os pais se conheceram e conversaram sobre o dia a dia de seus filhos na escola, apontando e questionando as dificuldades para a integração casa-escola e como resolvê-las.




















Na rádio comunitária, a proposta é de parceria com as escolas oferecendo oficinas de rádio para que os alunos possam criar suas próprias estações e divulgá-las pela comunidade.