A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 29 de abril de 2011

Café Comunitário na Cidade de Deus

Capitão Marlow

Na última quarta-feira (27/04) aconteceu o Café Comunitário com o Capitão Marlow Rodrigues da Silva Rocha da UPP Social dos APês da Cidade de Deus, área coordenada pelo Major Felipe Romeu.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversas instituições públicas e privadas, ONGs, presidentes de associações e moradores. 
De acordo com o Capitão Marlow, esta reunião será mensal e com a liderança de moradores, tem como objetivo ser um espaço para a escuta das necessidades dos moradores da Cidade de Deus.

Os participantes apresentaram as ações que desenvolvem na comunidade com o intuito de ampliar a rede de contatos e "derrubar os muros" fazendo com que cada um tivesse a oportunidade de conhecer a ação do outro.

Destaca-se a presença de diretoras e coordenadoras de escolas e creches municipais da região, como o diretor Edmilson da E.M. Pedro Aleixo e a diretora Maria Marta do Ciep Luiz Carlos Prestes, escolas que são acompanhadas pela equipe do Bairro Educador da Cidade de Deus.  

Participantes

Outros dois momentos também merecem destaque. A primeira foi a apresentação do curso antidrogas do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar coordenado pela Major Elaine Baldanza onde a mesma pediu a colaboração de todos na divulgação para estimular as pessoas a buscarem informações sobre o combate as drogas. A segunda foi a presença de Susy Yoshimura da Natura, que convidou aos participantes para a ação que ocorrerá no dia 07/05/2011 no Ciep Luiz Carlos Prestes em parceria com a UPP Social, o Bairro Educador Cidade de Deus e a ASVI.
PROERD
Diretora do CIEP Pedro Aleixo, Maria Marta e Edmilson da E.M. Pedro Aleixo
Este foi mais um importante passo de articulação dos atores sociais da Cidade de Deus!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

ONG Dentista do Bem chega até E. M. Gastão Penalva

Nesta última quarta-feira, dia 27/04/2011, aconteceu mais uma grande ação, fruto da parceria entre o Projeto Bairro Educador e a ONG Dentista do Bem. Foi realizada uma triagem na Escola Municipal Gastão Penalva (BE Inhoaíba), que envolveu alunos de 11 a 17 anos dos turnos matutino e vespertino.
Esta ação consiste em um trabalho voluntário de cirurgiões dentistas que, através de triagens, selecionam crianças de áreas conflagradas para receberem tratamento odontológico gratuito até completarem 18 anos. Esta atividade também é o momento em que eles podem conversar individualmente com um profissional da área e falar de seus hábitos, pois, este tipo de ação, além do tratamento, proporciona a sensibilização dos adolescentes quanto aos cuidados básicos e diários relativos à Saúde Bucal, e não somente os alunos que serão selecionados, mas sim, a todos que participam do processo seletivo.
Nesta ação, em Inhoaíba, a Dentista responsável pela triagem foi a Drª Andrea Ximenes, que atendeu gentilmente a solicitação da equipe local, e atendeu quase 90 alunos, somando os turnos da manhã e da tarde. A partir deste momento, aguardamos o retorno da ONG, indicando os alunos selecionados, para que possamos divulgar na Escola e orientar os responsáveis quanto à documentação.
Gostaríamos de agradecer imensamente o apoio da equipe pedagógica da instituição, a ONG Dentista do Bem e principalmente a Drª Andrea Ximenes, responsável pelo atendimento. Esperamos ter a possibilidade de realizar outras ações como esta, em outras Escolas do BE Inhoaíba e comtemplando também outras áreas além da Saúde, buscando o desenvolvimento integral destas crianças.

Palestra de Odontologia na E. M. Atenas

Na última semana, no dia 20/04/2011, a E. M. Atenas recebeu a visita das Dentistas Andrea Ximenes e Priscila Nunes, que ministraram palestras para alunos de 4º e 5º anos. Esta atividade aconteceu devido à articulação da equipe do Bairro Educador Inhoaíba, contando também com o apoio da equipe pedagógica da instituição.
A ação ocorreu no turno da tarde, contando com a participação de mais de 80 crianças, que adoraram a atividade, que logicamente, foi relacionada aos cuidados básicos da saúde bucal, porém utilizando uma linguagem correspondente àquela faixa etária, com uso de imagens e vídeos educativos.

A doutora Priscila Nunes fez sua apresentação, utilizando destes instrumentos relatados acima e posteriormente proporcionou um momento mais interativo, em que as crianças puderam fazer perguntas sobre a apresentação, ou mesmo responder algumas questões relatadas pela Drª Priscila Nunes.

Esta ação faz parte de uma das estratégias da equipe do Bairro Educador Inhoaiba, que é proporcionar um circuito de palestras, de diversas áreas, e consequentemente temas diferentes. E é sempre gratificante quando encontramos profissionais que apoiam esta causa, sendo nas Escolas ou nas Instituições parceiras.
 Mais uma vez agradecemos a equipe pedagógica da E.M Atenas pelo apoio e disponibilidade, além das Dentistas Andrea Ximenes e Priscila Nunes,  presentes na ação.

Bairro Educador ministra palestra no CIEP Armínio Marcílio Doutel de Andrade

No dia 26/03/2001, o Bairro Educador participou de mais uma ação em parceria com o CIEP Armínio Marcílio Doutel de Andrade, em Inhoaíba. Em um sábado pela manhã, foi realizada a primeira reunião de responsáveis, relativa às explicações do benefício Cartão Carioca, uma responsabilidade que ficou a cargo da direção da Escola.
Por este motivo, esta reunião teve um alto índice de frequência de responsáveis, estima-se a presença de mais de 170 pais de alunos. Aproveitando a grande visibilidade da ação, a equipe do Bairro Educador Inhoaíba apresentou o projeto para toda comunidade, buscando a compreensão e colaboração dos responsáveis.
Aproveitamos também, para ministrar um palestra relativa à “Importância da Família na Escola”, um tema que foi sugerido pela própria equipe pedagógica da Escola e que é também pertinente as demais instituições participantes do Bairro Educador. A palestra ocorreu de forma bastante dinâmica e foi de fácil compreensão, possibilitando que um tema tão importante fosse tratado como tal, mas que fosse repassado da forma mais agradável possível.
Este foi um momento ímpar, que pudemos ter o primeiro contato com os responsáveis que fazem parte da comunidade escolar, abordando um tema de suma importância e interesse de todos. Pudemos, desde o início contar com o auxílio da equipe pedagógica da instituição, que nos forneceu o espaço na reunião e total autonomia para a criação do material  da apresentação. Esperamos fazer mais atividades semelhantes, levando assuntos pertinentes e que possam ocasionar mudanças positivas no contexto escolar.

A magia do circo toma conta da Cidade de Deus

No dia 26/04/2011 aconteceu no espaço da Fundação da Infância e Adolescência (FIA) conhecida atualmente como a “Quadra do Obama” a apresentação gratuita do Circo Marcos Frota Show na Cidade de Deus. Pela manhã, o ator Marcos Frota apresentou várias instituições que atuam na comunidade e convidou a gestora de projetos Maria do Socorro para falar sobre o Bairro Educador para o público. Em seguida, ocorreram as apresentações circenses com Acrobacias Aéreas em Tecidos, Malabarismos, Danças.   


No período da tarde, houve a apresentação de Capoeira da Aliança Ariri, seguida de 3 apresentações da Banda de Percussão do profº Maurício, da E. M. Pedro Aleixo e a apresentação dos números circenses.
Além de muitos moradores que participaram e demonstraram muita alegria com o circo, os alunos de escolas que são acompanhadas pela equipe BE CDD como a aluna Karolayne, 13 anos da E. M. Alberto Rangel que definiu o seu sentimento em poucas palavras: “Esse tipo de atividade é muito raro acontecer em comunidade isso poderia ser sempre!


Neste mesmo dia, nos dois turnos ocorreram seleções públicas de novos talentos com jovens com idade entre 15 e 29 anos. Os pré-selecionados participarão da etapa final na Quinta da Boa Vista. Os escolhidos na Cidade de Deus disputarão vagas para as oficinas e também para trabalhar no circo com moradores de outras comunidades cariocas como: Barreira do Vasco, Rocinha e Morro da Mineira.


Marcos Frota se mostrou entusiasmado com a Cidade de Deus e voltará em outras ocasiões trazendo a magia do circo para a comunidade.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oficina de Montagem Biarte Veiga 2011

Metrô Rio em parceria com Bairro Educador leva escolas do BE Irajá e Pavuna ao Circo do Marcos Frota

Foto de Felipe Pilotto dos alunos do CIEP DR. Adão Pereira Nunes
Através de uma parceria do Bairro Educador e o Metrô Rio, os estudantes, responsáveis e professores das unidades escolares de Irajá e Pavuna foram ao Circo do Marcos Frota em, São Cristovão, nos finais de semana de abril.
As escolas de Irajá envolvidas no passeio para o circo do mês de abril são: CIEP Dr Adão Pereira Nunes, CIEP Dom Oscar Romero, E.M. Cornélio Pena, E.M. Conde Pereira, E.M. Olímpia do Couto.
 O Metrô Rio, ao disponibilizar os ingressos para o circo, e garantir a gratuidade no transporte para todo o grupo proporcionou muito mais que um passeio para estas crianças. O brilho nos olhos dos alunos e a alegria estampada no rosto de cada um indicava que esta ida ao circo seria um momento de ser criança, uma possibilidade de conhecer um mundo novo na qual a alegria é a mãe de todos e comanda o espetáculo.
Grupo ao chegar na estação do metrô de São Cristóvão
  Na hora do embarque nas estações de Coelho Neto, Colégio, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna os seguranças do Metrô Rio se prontificaram a dar todo o suporte necessário a fim de garantir a segurança no embarque das crianças. Um dos estudantes, de nove anos de idade do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, observando esta ação disse: “Tia você viu que ele (o maquinista) esperou todo mundo entrar para depois ir embora? Ele só foi embora depois que você fez um sinal para ele que estava tudo bem”. Com isso, podemos perceber como as crianças se sentiram respeitadas naquele momento dentro de um transporte público.
Aluna Brenda da E.M. Zilda Nunes (BE Pavuna)
 A equipe pedagógica do CIEP Adão Pereira Nunes e do CIEP Dom Oscar Romero demonstraram comprometimento e dedicação com a educação dos seus alunos, que ultrapassou o espaço físico da sala de aula, e fez com que, mesmo no sábado, elas dedicassem seu tempo livre para aqueles alunos. Esta ação tem por base, a ideia de que a escola se constitui num espaço não só de aprendizagem, mas também um instrumento que possibilita lazer e diversão.

Marcos Frotas com alunos e responsável
             Ao final do espetáculo, os diferentes grupos tiveram a oportunidade de conhecer: o ator e circense Marcos Frota, a atriz Manuela Monte, o grupo de teatro ¿Adóndevamos? , o fotógrafo Felipe Pilotto, e alguns artistas circenses, que distribuíram carinho e tiraram fotos com os estudantes.

Atriz Manuela do Monte com alunos
Por fim, um dos alunos do CIEP revelou a realização daquele lindo espetáculo dizendo que se tivesse que dar uma nota daria o infinito!
A partir desta ida ao circo, os alunos do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes criarão um vídeo sobre este acontecimento baseado no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que tem como tema gerador o cinema cujo slogan é: Luz, Câmera e Adão!  

E.M. Conde Pereira Carneiro
No total o Metrô Rio disponibilizou cerca de mil ingressos do circo com direito a gratuidade no transporte de metrô para todo o grupo durante os eventos
Felicidade estampada. João Vitor do CIEP DR. Adão Pereira Nunes

E.M. Eurico Salles (B.E. Engenho da Rainha) visita a Estação Guandu – CEDAE como parte da Trilha Educativa “Circuito da água”.

No dia 27/04 dando continuidade à trilha “Circuito da Água” com as turmas de 7º ano foi realizada a Visita a Estação Guandu – CEDAE. Os estudantes estavam bastante ansiosos com a visita, porque puderam aprender fora do espaço escolar, o que é uma novidade e além disso, no decorrer das atividades da Trilha “Circuito da água” muitas dúvidas surgiram referentes à origem da nossa água. Na visita os estudantes puderam conhecer um pouco da estrutura da CEDAE, apresentada pelos monitores. Os estudantes ficaram bem surpresos ao descobrir que a CEDAE é a maior estação de tratamento do mundo.


Foram explicadas as etapas do tratamento da água: a água que chega à estação vem barrenta e turva, sai pura e cristalina após passar por várias etapas como a tranquilização, floculação, decantação, filtração, clarificação, desinfecção com cloro e finalmente a fluoretação. Os monitores expuseram bem a metodologia  do trabalho e explicaram as fases do tratamento de forma que os estudantes pudessem compreender, utilizando dinâmicas e perguntas relacionadas ao dia-a dia deles.


No 2º momento da visita os estudantes foram conhecer a horta, para entender que o tratamento da água passa pelo cuidado com o meio ambiente, o cuidado com a natureza.


Os funcionários da CEDAE são bem cuidadosos com as plantas, que são preparadas para retornar à natureza.


Chegando ao momento mais esperado da visita, os estudantes foram para o mirante aonde puderam visualizar um pouco da extensão da Estação Guandu.
O mais interessante é que ao chegar ao mirante os estudantes conseguiram identificar as etapas do tratamento da água apenas olhando a estação.






A visita foi marcada por muita curiosidade, interação e alegria. Os estudantes aproveitaram todas as etapas da visita, da saída da escola, cantoria no ônibus, fechando com chave de ouro a visita ao Mirante, onde eles puderam conhecer, tirar dúvidas, visualizar o que até então só conheciam no papel através de livros, além de tirar fotos.




Mais uma etapa cumprida com sucesso! Agradecimento especial aos estudantes, que representaram muito bem a escola. Que fôlego tem essa trilha, vamos aguardar a próxima etapa, finalizando com um belo trabalho dos estudantes e professores.


No BE Salgueiro, o circuito do Centro de Estudos

No dia 13 de Abril de 2011, o Gestor de Projetos Renato Padilha e o Gestor de Núcleo Roberto Lobo, estiveram presentes nos Centros de Estudos de diversas escolas do BE Salgueiro. Para iniciar o dia, abriram o Centro de Estudos da E. M. Bombeiro Geraldo Dias do BE Salgueiro, no qual tiveram a oportunidade de apresentar o projeto Bairro Educador para todo o corpo docente da escola, seguido de um diálogo sobre as possibilidades de atuação junto às professoras, esclarecendo suas duvidas e pensando em conjunto as questões trazidas por elas.

Em seguida foram para a E. M. Mario da Veiga Cabral, onde Renato articulou a participação de Igor Helal (estudante de pedagogia da UNIRIO) e de Ana Paula Venâncio (professora alfabetizadora do ISERJ), para uma roda de diálogos com a temática “Concepções de Alfabetização: O que muda em uma prática alfabetizadora discursiva” com todo o corpo de professores da escola, trocando experiências e conhecimentos. Igor e Ana Paula são participantes de um grupo de pesquisa que discute as diversas concepções de alfabetização, no Centro de Estudos.

Em outro momento do dia, também no Centro de Estudos do CIEP Samuel Wainer, a equipe do BE apresentou o projeto para o corpo docente da escola, onde surgiram várias idéias de atividades a partir dessa parceria.


Na Creche Municipal Raízes do Salgueiro, a equipe participou de um almoço de confraternização em comemoração pela ida dos funcionários ao Instituto Tear, espaço utilizado para sediar o encontro do Centro de Estudos da Creche.

Para finalizar o dia, os gestores foram a uma reunião com duas professoras de Educação Física da Escola Municipal Prudente de Moraes, na qual apresentaram a proposta do Projeto Bairro Educador, e articularam algumas possíveis atividades a serem feitas.

Brito Broca dá seus primeiros passos na Trilha Educativa “Sociedade Ciências Sociais e Naturais”

Nos dias 14 e 15 de abril deu-se o inicio a Trilha Educativa: “Sociedade Ciências Sociais e Naturais” na Escola Municipal Jornalista Brito Broca. Com o apoio das professoras Maristela Marins das turmas 1501 e 1502, Marlene de Azevedo das turmas 1301 e 1303 e Ângela Pinho da turma 1303, foi aplicado o Marco Zero, ponto que inicia a Trilha Educativa, que identifica o conhecimento prévio sobre a temática.


Em parceira com o Programa Água para Todos (CEDAE), os estudantes assistiram ao vídeo Caminho das Águas, que conta como a água chega até as nossas casas, uma aula de educação ambiental sensibilizando as crianças para a preservação da natureza.


Em seguida, o Jogo da Água para Todos, dividiu a turma em grupos para jogar. Cada grupo tem o seu representante andando pelo tabuleiro, e os demais jogam um dado e respondem perguntas de acordo com a “gota” indicada: Desperdício, Consciência Ambiental, História, etc. Em diversos momentos da trilha os participantes testam seus conhecimentos sobre como se deve fazer um uso racional da água. E assim, brincando, os jovens apreendem novos valores ambientais, estabelecendo outra relação com a natureza.


Durante as atividades perguntamos as professoras Marlene de Azevedo e Ângela Pinho como essas ações contribuiriam para potencializar o trabalho desenvolvido pela unidade escolar: “Os projetos deveriam se interligar. Como exemplo do que penso, a unidade de ciências, do projeto Sangari desenvolve o minhocário em sala de aula. O material do minhocário deveria ir para o projeto de horta para a produção de mais húmus, com  finalidade à utilização de plantio de hortaliças e até mesmo, produção de mudas de plantas da região no reflorestamento. Ainda há a possibilidade de aproveitar o lixo orgânico da merenda (cascas para o minhocário e a utilização de embalagens para o plantio de hortaliças e mudas de árvores para o reflorestamento. Há também os projetos desenvolvidos na comunidade como a “comissão de saúde e lixo pela limpeza da formiga” vindo de encontro aos desenvolvidos na unidade escolar’’, afirmaram.
Bianca Brandão aluna do 3° ano diz que aprendeu com o jogo que “não deve sujar a água, porque é porcaria e pode até pegar dengue”.


Nesse inicio de trilha educativa foi notado um grande potencial da escola para desenvolver a temática de meio ambiente. A começar pela localização no alto do Morro da Formiga, em contato com direto com a fronteira natural da Floresta da Tijuca que é fortalecido pelo visível interesse do corpo docente e discente.


Seguindo os passos dessa Trilha Educativa, o BE Borel e suas escola, em parceria com a CEDAE, promete estimular a preservação por muitos lugares e conscientizar muitas pessoas.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Na cozinha do Alemão tem parceria do SESI com o Bairro Educador

O Bairro Educador realizou mais um curso em parceria com o Projeto SESI/Cozinha Brasil. O curso sobre Aproveitamento Integral dos alimentos aconteceu na E.M. Professora Vera Saback Sampaio (BECA) nos dias 18, 19 e 20 de abril.


O curso tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva, inteligente e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos, utilizando o que é normalmente dispensado, como talos, cascas, folhas e sementes. A partir destas orientações foram produzidos diversos pratos, como o bolo de casca de banana, a torta de repolho e ainda um suco de couve, o suco da horta. O programa ensina como ter um cardápio equilibrado e saudável elaborado dentro das necessidades e possibilidades de cada um.


 A equipe do Programa Cozinha Brasil contou com a nutricionista Kelly Gomes e a cozinheira Vanuzia Joana. “Todas as receitas que foram preparadas nos dias de curso combateram o preconceito”, afirmou a nutricionista Kelly, referindo-se ao preconceito com alguns hábitos alimentares. Participaram do curso, 50 pessoas entre moradores da comunidade, pais e mães de alunos das escolas do BECA.


Ao final do curso todos os participantes receberam o Certificado de Participação do SESI e um kit contendo as receitas e um avental.  O Bairro Educador agradece aos parceiros SESI/Cozinha Brasil, E.M. Nereu Sampaio e E.M. Prof. Affonso várzea que sediaram os cursos, às escolas do BECA que participaram da divulgação e inscrição dos alunos, e a todos os participantes pela colaboração para o sucesso desta iniciativa. 


O Bairro Educador foi representado pelos Gestores Bruno Lopes e Bruno Aguiar, que participou de todo o curso e recebeu o certificado de conclusão. Esta foi a quinta edição do curso em parceria com o Bairro Educador, sendo a terceira no Complexo do Alemão.