A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Uma mistura de culturas

A Escola Municipal Estados unidos, unidade escolar integrante do BE Catumbi, em parceria com os estudantes do 1º segmento, realiza todos os anos, nos meados de setembro e outubro, a Feira do Folclore. Cada professor pesquisa com sua turma sobre uma região brasileira procurando descobrir suas peculiaridades, comidas e bebidas típicas, danças folclóricas e também suas características físicas e referências históricas.

Durante a feira acontece uma exposição dos trabalhos produzidos pelos próprios estudantes juntamente com uma degustação de comidas típicas feita pela equipe da escola e alguns responsáveis. Simultaneamente, dentro da quadra esportiva as turmas do primeiro segmento apresentam danças e ritmos típicos de cada região como: axé, ciranda, quadrilha e outros. 

A feira é aberta à comunidade e todos podem visitar a exposição, assistir às apresentações de dança. Esta é uma oportunidade de aproximação entre escola e responsáveis.


Com o intuito de contribuir com  o trabalho pedagógico já feito pelas escolas, o Bairro Educador levou a feira do folclore da Escola Municipal Estados Unidos,  o ponto de cultura “De Repente Na praça”, que atua na feira de São Cristóvão disponibilizando oficinas à respeito da cultura nordestina, sendo elas: Xilogravura, repente, violão e escultura em barro.

Semana de muita cultura e aprendizado no Bairro Educador Santa Cruz

Todas as escolas do Bairro Educador Santa Cruz tiveram a oportunidade de visitar a Exposição Rastros de História e Memória – Santa Cruz, feita com as mãos e a Exposição Santa Cruz Re-visitada.
A exposição apresenta peças históricas como: A arca dos Santos Óleos, o Sacrário herdado do período Jesuítico da Fazenda de Santa Cruz e as maquetes representando diferentes cenas, desde os primórdios da Terra de Piracema, ao Ecomuseu de Santa Cruz.
Foi possível contar as diferentes fases da antiga fazenda de forma interessante para as crianças, adolescentes e professores, através de maquetes com riqueza de detalhes desenvolvidas pela artesã Janaína Botelho.

     Nossos agradecimentos a Profª Odalce Prioste  da Gerência de Educação, SME/ESUBE 10º CRE e NOPH  que proporcionou  uma semana de muito conhecimento e cultura.



Degusta Alemão - 2ª Edição

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

10 passos para uma alimentação saudável

No dia 27 de outubro, os alunos do 5° ano da Escola Municipal Atenas produziram sanduíches e desgustaram sucos feitos pela equipe de nutrição da FABA, coordenada pela professora Amanda.  Essa atividade teve por objetivo demonstrar e estimular os alunos sobre a importância de uma boa alimentação.
A turma foi dividida em grupos e cada um dos alunos produziu seu próprio sanduíche. Depois, todos puderam provar os lanches dos demais colegas. A equipe de nutrição pode mostrar que as saladas e legumes como a cenoura e a beterraba faziam parte dos sanduíches eleitos.
As estagiárias exibiram uma apresentação de slides contendo os 10 passos para uma alimentação saudável e dicas para evitar transtornos alimentares que são bastantes comuns na sociedade de hoje.

Uma boa alimentação é sinônimo de uma vida saudável!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Unindo forças pela Escola Municipal Santa Catarina

A Trilha Educativa na Escola Municipal Santa Catarina é realizada com o grêmio estudantil à pedido da coordenadora pedagógica Ana Maria. Há alguns anos não possuía grêmio na escola, perdendo-se a cultura de movimento estudantil, desde o início desse ano (2011) o grêmio foi eleito pela comunidade escolar. Dessa forma o Bairro Educador tem buscado fazer a formação política dos alunos e ainda incentivar e ajudar na maior atuação do grêmio, fazendo com que esses compreendam o importante papel que assumiram.

O grêmio estudantil “Loquitran” da Escola Municipal Santa Catarina organizou no dia 27 de outubro uma reunião ampliada com representantes de todas as turmas da escola. O objetivo era que os novos membros da gestão Yasmim Távora e Fernanda Galdino se apresentassem e os representantes de turma trouxessem as reivindicações e propostas dos alunos para discussões e encaminhamentos.

Cerca de 20 alunos participaram da reunião representando suas respectivas turmas, do segundo ao nono ano. Os alunos falaram sobre os problemas que encontram na escola e sobre possíveis encaminhamentos para resolução. Todos expuseram suas opiniões e buscaram chegar a acordos num clima amigável, compreendendo a importância da unidade do movimento estudantil, mesmo diante das diversidades encontradas na escola, tendo sempre em vista a intenção de melhorar a qualidade de ensino e estrutura escolar.


A conversa foi muito produtiva e o grêmio através dos seus quatro integrantes: Bruno, Miguel, Fernanda e Yasmim passam a partir dessa reunião a manter uma maior aproximação com os alunos da escola. O diálogo é fundamental para que os interesses de todos os estudantes sejam garantidos pelo grêmio e assim foi dado o primeiro passo. O segundo passo será a reunião entre grêmio, representantes de turma e direção da escola para apontar os encaminhamentos tirados nessa reunião e saber o posicionamento e direcionamento de tais questões pelos gestores da escola.



Bairro Educador e gestão Loquitran, juntos por uma escola pública, gratuita e de qualidade!


Uma “matéria muito maluquinha” é uma decisão na vida

Baseado na história do livro de Ziraldo, o filme Uma professora muito maluquinha mostra que pode-se aprender os conceitos passados na escola de diversas formas, como: brincando, cantando e se divertindo. Para aprender e ensinar devemos experimentar usar outros espaços além da tradicional sala de aula.


Com o intuito de incentivar uma nova visão e estimular a educação a Professora Simone Doria teve a ideia de fazer deste filme, matéria para a prova final do bimestre. Ela levou esta ideia para o Centro de Estudos e o conceito foi apoiado pela direção e pela gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal, Fabiana Cândido Giannini. No dia 27 de outubro, alunos da professora Simone, junto aos alunos da professora Jane e a GP Fabiana assistiram o filme no cinema do shopping Downtown. Alguns alunos revelaram que nunca tinham ido ao cinema.

Os alunos prestaram bastante atenção no filme e ao sair da sessão discutiram sobre o mistério não desvendado no final do filme .  “O que aconteceu com a professora? Com quem ela fugiu?”

O filme mostrou aos alunos do 3º e 5º ano do turno da manhã que a vida é feita de escolhas e que temos que lutar pela nossa felicidade.

Educação é prevenção

Foi realizado no mês de outubro o Dia da Mulher saudável, na Creche Municipal Sonho Feliz, as mães presentes puderam participar de palestras  e atividade de beleza.
Com o apoio do posto de saúde local Pedro Nava foi realizada a palestra sobre saúde da mulher ministrada pela Tec. Enfermagem Sandra, os temas abordados foram HPV, HIV, câncer de mama, higiene pessoal, métodos contraceptivos e a importância do exame preventivo.
Participaram da atividade cerca de quarenta responsáveis, muitas mães ficaram surpresas com as informações adquiridas, elas receberam cartilhas informativas sobre o câncer de mama, métodos contraceptivos e camisinhas.
Neste dia tivemos 2 momentos: a palestra e cortes de cabelo e escovas com o apoio do Curso e Salão Di Trevi, que levou uma grande equipe para realização da atividade, algumas crianças acompanhadas dos responsáveis puderam fazer corte de cabelo também.
Algumas alunas do curso participaram da palestra e entenderam a importância da participação no dia. A direção da creche ficou muito feliz com a disponibilidade dos parceiros para atividade.
O dia foi programado junto à direção, com o objetivo de aproximar os pais do espaço escolar e direcioná-los a um espaço de orientação, aproximando assim o posto de saúde local.

Alunos das Escolas do Bairro Educador Madureira em Defesa do Meio Ambiente!

Temos tido uma parceria bem proveitosa com a Grande Rio Reciclagem Ambiental, pois o Bairro Educador, representado pela gestora de projeto Fabiana Soares, implantou em parceria com a representante da empresa, Maria Amélia Soares, que foi acompanhada pelo coordenador do projeto Sérgio Correa, a campanha de recolhimento de óleo de fritura usado com os alunos de 8º e 9º ano na Escola Municipal Figueiredo Pimentel e na Escola Municipal República Dominicana.
A empresa proporcionou um dia de reflexão e conscientização do Meio Ambiente com a participação do Dr. Meio Ambiente, que realizou com as crianças algumas atividades sobre como cuidar da natureza, que puderam servir de conscientização e de incentivo à preservação da mesma. Ele falou também sobre a Campanha de recolhimento de óleo de fritura usado, pois quando este é jogado no Meio Ambiente causa danos. Dessa forma, a Campanha trabalha em prol do armazenamento do óleo usado em garrafas PET de 2 litros na temperatura ambiente.
A Grande Rio Reciclagem Ambiental coleta e industrializa aproximadamente 72 mil toneladas de resíduos gerados pela produção de proteínas animais, oriundos de açougues e abatedouros (ossos, carnes, sangue, sebo, etc.) por ano. Também processa por ano 3 (três) mil toneladas de óleo de fritura usado e 1,5 mil toneladas de garrafa Pet. Além da atuação ecológica, a Grande Rio tem um importante papel econômico, pois, a partir dos resíduos coletados, fabrica e comercializa matérias-primas para a indústria de limpeza, higiene, beleza e para a produção de rações e energia.
Para aumentar o volume de resíduo vegetal recolhido, a empresa intensificou os trabalhos de conscientização nas escolas. Os professores e as representantes do Programa de Saúde na Escola também estiveram presentes na oficina.
Comentamos, através de vídeos, que cada um deve fazer a sua parte e o que precisamos fazer dentro de nossa casa para não consumir muita energia elétrica, não desperdiçar água e separar o lixo corretamente, preservando assim, de uma forma simples e segura, o nosso Meio Ambiente.

Por Fabiana Dias, Gestora de Projetos do BE Madureira

Bairro Educador estimula a participação dos Grêmios nas conferências de juventude


Os 11 (onze) alunos do Grêmio Estudantil do CIEP Presidente João Goulart participaram da 1ª Conferência Carioca de Juventude que aconteceu nos dias 17 e 18 de setembro no ISERJ – Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. A atividade foi organizada pela Coordenadoria Municipal de Juventude e trata-se da primeira experiência de participação juvenil na formulação de políticas públicas de juventude para o município do Rio de Janeiro.

Membros do Grêmio Estudantil do CIEP Presidente João Goulart

A Conferência Carioca é a primeira etapa de um processo que culminará na
2ª Conferência Nacional de Juventude, a ser realizada em Brasília-DF em dezembro de 2011. Com a realização desta Conferência, a cidade do Rio de Janeiro assumiu o seu papel federativo e republicano na construção de uma política nacional de juventude em nosso país. 


As etapas municipais deste processo nacional de conferências são um momento
privilegiado para se debater a transversalidade das políticas públicas de juventude,
refletindo o olhar e as demandas da juventude na sua relação com o território.
Temas como educação, saúde, mobilidade, cultura, esporte, lazer e infra-estrutura
urbana foram analisados e debatidos sob a perspectiva dos jovens, fortalecendo os
valores de cidadania, pertencimento e engajamento político e social. 

Para os alunos moradores das comunidades Cantagalo, Pavão-Pavãozinho, a ida à Conferência foi uma oportunidade de conhecer outra instituição de ensino e, principalmente, um espaço para intercâmbio e troca de experiências com os mais diversos atores que participam da formulação, elaboração e implementação de iniciativas, ações e políticas direcionadas à juventude na cidade. Participaram do processo da conferência as mais diversas redes e movimentos juvenis, organizações da sociedade civil, universidades e instituições de pesquisa. Todos debatendo a transversalidade das políticas públicas.

Os grupos de trabalho (GTs) da conferência foram divididos com os temas LGBTT; Gênero e Combate ao racismo, além de cinco grupos de discussão (GDs) sobre os eixos da 2ª Conferência Nacional de Juventude: Direito ao desenvolvimento integral – educação e trabalho, comunicação e cultura; Direito ao território – cidade, meio ambiente, mobilidade, campo e povos tradicionais; Direito à experimentação e qualidade de vida – saúde, esporte, lazer e tempo livre; Direito à diversidade e à vida segura – segurança, respeito à diversidade e direitos humanos; e Direito à participação.

Proposta apresentada pelos alunos do Grêmio e aprovada pela Conferência

Todos os GTs e GDs elegeram propostas, totalizando 50 propostas finais. No segundo dia de conferência os participantes indicaram, dentre as 50 propostas da Conferência, 10 prioridades que falam do acesso à internet com banda larga gratuita, do direito ao passe livre sem cotas diárias e mais investimentos para a educação.
O grêmio do CIEP João Goulart, que faz parte do Programa Escolas do Amanhã, garantiu a representação dos estudantes da rede fundamental de ensino. Os alunos também puderam avaliar que muitos anseios da juventude, com relação à educação, vêm sendo trabalhados dentro do Programa Escolas do Amanhã, como:

- Política de intercâmbio entre escolas de diferentes bairros, concebendo as escolas como centros culturais e incentivando a mobilidade da cidade (Veja iniciativas do Bairro Educador ligadas a esse tema em: http://bairroeducador.blogspot.com/2011/06/trilha-educativa-esporte-cultura-e.html)
- Estimular que jovens sejam “turistas” na própria cidade através de políticas de redução dos valores de entrada em espaços culturais e turísticos realmente democráticos e todos os dias. (inclusive finais de semana).

No entanto, reconheceram a necessidade de ampliar essas iniciativas para todos os jovens.

Com mais de 1200 credenciados, a 1ª Conferência Carioca de Juventude foi a maior realizada no Brasil conseguindo cumprir um importante desafio: unidade na diversidade. Os participantes elencaram 10 prioridades e a eleição de 90 representantes, os chamados delegados, que serão a voz da juventude carioca na etapa estadual.

Dentre esses 90 delegados está o aluno Wesley dos Santos, presidente do CIEP Presidente João Goulart que foi eleito com o apoio do Programa Escolas do Amanhã, Projeto Bairro Educador e do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro.

Wesley dos Santos - Presidente do Grêmio do CIEP Presidente João Goular

Agora, essa juventude eleita se prepara para a 2ª Conferência Estadual de Juventude, que será realizada no Circo Voador de 28 a 30 de outubro.

As seguintes atividades culturais foram destaque:

O espetáculo Hell, com a atriz Barbara Paz e direção de Hector Babenco, apresentado no sábado e no domingo, foi o destaque da programação cultural da Conferência. O histórico teatro do ISERJ, com 130 anos de fundação e seus quase 600 lugares, ficou pequeno para receber uma das peças mais comentadas do último período. O público aplaudiu de pé e Barbara chorou ao dizer que era comovente se apresentar para jovens em uma escola como o ISERJ.
Os participantes puderam ainda fazer oficinas de reciclagem, fanzine e técnicas circenses. Foram vistas ainda muitas manifestações livres, e espontâneas características da juventude, como a roda de break. Hector Babenco, que já concorreu ao Oscar com o filme “O beijo da Mulher Aranha” (levou melhor ator), participou do grupo de discussão sobre cultura e comunicação.
(fonte: Coordenadoria de Juventude do Município do Rio de Janeiro)













quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Professores do BE Campo Grande conhecem território em que atuam

Através de uma conversa entre a equipe do Bairro Educador e a direção da Escola de Desenvolvimento Infantil Enyr Portilho, percebeu-se a necessidade da equipe educativa conhecer melhor o bairro onde atua.
Para facilitar esta ação, ambas as equipes saíram pela comunidade para mapear o local. Ao todo, 12 professores participaram da atividade. Para muitos, foi a primeira oportunidade, em anos de trabalho, de conhecer melhor a região.
“... nossa trabalho a quase dez anos aqui e nunca conheci o bairro que atuo, sempre tive medo, ao me deparar com a realidade, tive vontade de passar mais tempo aqui até mesmo ter uma casa no local...”
Os professores receberam uma máquina fotográfica, para  capturar o que identificavam como carências e riquezas da comunidade. O posto de saúde local, Pedro Nava, foi um dos locais que chamou bastante atenção. Alguns questionaram se o posto realmente funcionava ou não.
Conversamos com a Diretora do Posto Glines que nos recebeu muito bem, apontou os serviços oferecidos pelo espaço e ainda deixou em aberto a possibilidade da escola estreitar os laços com o posto. Os professores puderam ver o outro lado do que era passado para eles como negativo.
A igreja católica local também foi visitada. Conhecemos um pouco da história do local, o que foi importante para a trajetória do dia. Alguns professores debateram a atuação da igreja na comunidade.

No final da atividade foi feita uma roda de conversa para sabermos o que os professores identificaram e o que poderia ser feito para melhorar o espaço escolar com essas novas informações além de criar um grande plano de ação.
O Bairro Educador agradece a equipe escolar pela disponibilidade!

Construindo valores com “lixo”

No mês de outubro, a Escola Municipal Tenente Góes Monteiro recebeu a presença da ONG Associação Beneficente Sempre Cristo, que desenvolve um belíssimo trabalho com jovens da comunidade 29 de março, em Santa Margarida, inserindo-os no mercado de trabalho e aplicando atividades com materiais recicláveis.
 Ao final da trilha: Higiene pessoal, desenvolvida com o 5º ano  do turno da manhã, foi realizada a oficina de jogos com material reciclável com a oficineira e presidente da ONG,  Rosangela Moreno.
A atividade teve por intuito construir junto aos alunos a prática da preservação do meio ambiente de forma criativa, tendo como ponto principal o reaproveitamento de materiais que são descartados na comunidade local como garrafas plásticas e outros materiais.
Os alunos no final da construção puderam brincar com os jogos criados por eles, os brinquedos serão expostos na escola como fruto da produção dos alunos na atividade. A professora Isis achou importante a relação criada com o material construído, os alunos tiveram um novo olhar, tendo cuidado com o que foi construído.

No final da atividade vários professores de outras turmas queriam participar da atividade para realizar a oficina com seus alunos.
Agradecemos a ONG por sua contribuição no processo de aprendizagem dos alunos da E.M. Tenente Góes Monteiro!

Dia mágico na E. M. Hildegardo de Noronha

Texto e Fotos: Fernanda Aguiar - Gestora de Projetos do BE Anchieta

A manhã do dia 18 de outubro na Escola Municipal Hildegardo de Noronha foi mágica! A escola parou para assistir ao show do Mágico Marvin e sua raposinha (ventríloquo). Foram cerca de 400 pessoas entre estudantes, professores, funcionários, além da equipe do Bairro Educador Anchieta.
                          As crianças ansiosas para participar.
Na quadra lotada, as crianças participaram atentas ao espetáculo. Crianças e professores entraram na brincadeira e puderam ser mágicos por um dia: teve aparecimento de pombos, sumiço de água, aros e cordas mágicas, multiplicação de moedas, as divertidas histórias da raposinha, e muito mais. Para finalizar teve até chuva mágica!
A aluna Carol ganhou um beijinho da raposinha. De forma lúdica, alunos de várias séries puderam conhecer as habilidades do mágico e ventríloquo.
Durante a apresentação, o mágico interagiu com os alunos usando muitas perguntas e respostas relacionadas à geografia e matemática, por exemplo. Com muita criatividade e descontração, o artista Marwin perguntava: “quem mora no Rio é... peixe?”, e a criançada respondia prontamente: “Não! É Ca-ri-o-ca!”
Aprendendo a fazer mágica com direito à caracterização
O Bairro Educador agradece ao Mágico Marvin que proporcionou uma manhã com muitas gargalhadas para a Escola. Esperamos que, em breve, ocorra um novo show para que as crianças do turno da tarde também tenham a oportunidade de vivenciar momentos como esse, que tornam o ambiente escolar agradável e, que de forma lúdica estimula as artes e o aprendizado.

Chuva mágica no encerramento do show

Um dia na Cidade das Crianças

Considerado um dos maiores parques públicos de lazer da América Latina, a Cidade das Crianças Leonel Brizola, em Santa Cruz, possui área de esportes, recreação, teatro (com capacidade para 300 pessoas) e biblioteca, numa área de 186 mil m². O local oferece gratuitamente diversas atividades esportivas, culturais e de lazer.


Foi nesta cidade que os alunos dos 4º e 5º ano do turno da tarde da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão passaram o dia 26 de outubro.

O passeio foi planejado pela coordenação pedagógica e a gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal que contou também com o apoio de estagiários. A finalidade foi fazer com que os alunos comemorassem o mês das crianças em um lugar diferente, onde o seu direto à diversão fosse lei e para que percebessem que a escola não é só um lugar de caderno e giz, mas um lugar onde aprender é divertido.

Neste dia as crianças vivenciaram que a educação vai muito além da sala de aula.

Escolas de Anchieta recebem visita do “Saúde Carioca”

Texto e Fotos: Fernanda Aguiar - Gestora de Projetos do BE Anchieta

No dia 25 de outubro, as Escolas Municipais Lúcio de Mendonça e Hildegardo de Noronha, do Bairro Educador Anchieta, receberam a visita da equipe do “Saúde Carioca”, para apresentação de esquete teatral sobre a Dengue.
Na Escola Municipal Lúcio de Mendonça, a esquete foi apresentada no turno da manhã com um público de aproximadamente 250 pessoas. E, na Escola Municipal Hildegardo de Noronha, a esquete foi apresentada no turno da tarde para cerca de 200 pessoas.
Alunos da E.M. Lúcio de Mendonça
A apresentação foi destinada aos alunos do 1º segmento (1º ao 5º ano), e também contou com a presença de professores, funcionários e da representação do BE Anchieta.
A estória adaptada da “Chapeuzinho Vermelho” foi acompanhada de paródias de músicas famosas, num clima descontraído e com uma linguagem simples que envolveu os alunos. A peça apresentou de forma lúdica um tema muito sério que é a dengue, problemática que se agrava no verão devido ao elevado índice de chuvas e o acúmulo de água parada.
Encenação na E.M. Hildegardo de Noronha
Espera-se que as crianças possam ser multiplicadoras na prevenção da dengue, por isso, foi colocada a importância da participação de todos para o combate ao mosquito Aedes aegypti.
No final das apresentações os alunos subiram no palco para cantar e dançar “o passinho” contra a dengue.
O BE Anchieta agradece a parceria da equipe do Saúde Carioca e, visto a ótima aceitação das escolas, desde já, aponta seu interesse para novas apresentações.

Bullying – Uma Prática Longe da Mangueira

No dia 25 de outubro as Escolas Municipais Humberto de Campos e José Moreira da Silva receberam o parceiro do Bairro Educador, Instituto Noos, para conscientizar seus alunos e espantar para bem longe qualquer vestígio da prática do Bullying.



Na Escola Municipal Humberto de Campos as turmas envolvidas foram a 1301 e a 1402 e na Escola Municipal José Moreira da Silva, o público foram as 1202 e 1401. A palestra/ roda de conversa foi ministrada pela Cristina, psicóloga do Noss e a dinâmica foi a partir da resposta de cada turma em relação às colocações feitas.

Com cada grupo foram colocadas as informações principais no quadro, a fim de, gerar uma melhor aproximação com o conteúdo abordado. Ao final da atividade era oferecido o serviço do 1,2,3 Alô aos alunos – serviço telefônico que conta com uma central de profissionais preparados para receber ligações sobre a temática. 

Alunos assistem fábula contra o preconceito

Na quinta-feira, 26 de outubro, responsáveis, professores, funcionários e alunos da Escola Municipal Hildergardo de Noronha assistiram a uma fábula que conta as histórias de “Stellaluna”, inspirada no livro de mesmo nome e autoria de Janell Cannon . A apresentação ocorreu no Sesc de Madureira. A apresentação foi feita com Teatro de Bonecos.



“Stellaluna” é uma morceguinha que, diferentemente das histórias estereotipadas de morcegos malvados, é muito simpática.  A morceguinha se perde da mãe ainda filhote e é criada amorosamente por uma família de pássaros.


A fábula aborda a pluralidade e a igualdade, mostra que pode-se conviver harmoniosamente com o outro apesar das diferenças e que às vezes é preciso ceder.A idéia passada pela história consiste em ensinar os alunos a romper as barreiras do preconceito, seja entre os humanos, ou com os animais, independente da sua origem, espécie ou costume.
O BE Anchieta parabeniza o Sesc de Madureira pela programação  especial do mês da criança, que teve como tema “Brinquedos e brincadeiras de todos os tempos: do quintal ao virtual” e agradece a parceria.

Por Fernanda Aguiar - BE Anchieta

É Festa!!!

EMOCIONANTE!!!!  Esta é a palavra que resume a comemoração da Festa do dia das Crianças que aconteceu na Escola Municipal República Dominicana, no último dia 21.
Todos os alunos puderam aproveitar o seu dia e curtir com grande estilo: muitas brincadeiras, brindes, jogos, dança, bolo, picolé, refrigerante, salgadinho... e com direito a parabéns e tudo para todas as crianças!!!! Tudo providenciado pela direção, coordenação e corpo docente que estiveram presentes durante as duas festas.

E o Bairro Educador não podia estar de fora desta festa! As Gestoras de Projeto Fabiana Soares e Giselle Guimarães do Bairro Educador Rio das Pedras estiveram presentes para contribuir  na comemoração fortalecendo assim a parceira com a escola.  Articularam brincadeiras para a animação das crianças, propuseram oficina de pintura, a qual foi um sucesso , como também pintura corporal  com os alunos.

A escola também preparou um sorteio de duas cestas básicas: uma para a turma da manhã e uma para a tarde.
Ao final, os alunos apresentaram uma coreografia de dança, ensaiada pelo Aluno Fabrício da turma 1502.


Gestora de Projetos Fabiana Soares

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Alunos do BE Borel conhecem A Estação de Tratamento de Água do Guandu

A Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu) é responsável pelo abastecimento de cerca de oitenta por cento de água potável da região metropolitana do Rio de Janeiro, é também a maior estação de tratamento do mundo, reconhecida pelo livro dos recordes. Trata cerca de 43 000 litros por segundo para abastecer os municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Itaguaí e fornece água para 151 dos 178 bairros da cidade do Rio.


Esta atividade educativa vivenciada pelos alunos da turma 1303 do CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, integrante do Programa Escolas do Amanhã/SME, faz parte Trilha Educativa “Sociedade, Cências Naturais e Sociais” que vem sendo realizado nas escolas com a parceria da CEDAE no Programa Água para Todos, onde primeiro, em uma sensibilização feita pela equipe social do programa é aplicado um vídeo falando do caminho das águas e um jogo de perguntas e respostas, que trata do desperdício e da poluição da água.
A Professora Alessandra e a Norma do Apoio e mais 40 alunos acompanharam estas descobertas bem de perto, desde a sensibilização feita pela equipe social do Programa Água para Todos até a visitação, onde eles puderam ver literalmente o caminho das águas.

Logo quando chegamos à Estação de Tratamento o guia nos deu instruções de segurança, para termos uma visitação tranquila e prazerosa, em seguida assistimos a uma palestra, antecedendo o que veríamos na ETA. No momento do lanche, a agente ambiental falou sobre reciclagem, tema trabalho em sala de aula.
Do momento da palestra, passando pelo viveiro até o mirante, os alunos conseguiram reconhecer e identificar, o percurso da água saindo dos rios, passando pela ETA, até chegar as nossas casas para consumo.
Com o guia da visitação relembrando a todos os momentos as instruções de segurança, fomos conhecer os tanques para ver os processos químicos que a água sofre para ficar própria para uso, que são: a Coagulação Química, a Floculação, a Decantação, a Filtração, a Desinfecção, a Correção de PH e a parte de Fluoretação, (que é efetuada para auxiliar na prevenção da cárie dentária) sendo determinada pelo Ministério da Saúde.

Circuito de Conselho no BE Campo Grande

Nos meses de setembro e outubro o Conselho Tutelar passou por algumas escolas do Bairro Educador Campo Grande com o objetivo de esclarecer a função do conselho para a sociedade e os direitos das crianças e deveres dos responsáveis enquanto tutores.
A Creche Municipal Sonho Feliz foi uma das primeiras a ter a presença do conselheiro José Maria, participaram da atividade cerca de 70 responsáveis, tiraram dúvidas sobre situações do cotidiano onde não sabiam como resolver e quem acionar para ajudar.
Já na Escola Municipal Casemiro de Abreu estiveram presentes cerca de 400 responsáveis. O conselheiro abordou a possibilidade do apoio à famílias no próprio espaço escolar, ouvimos alguns depoimentos de responsáveis dizendo o que era serem pai e mãe na sociedade de hoje.
O conselheiro também esteve presente na Escola Municipal Tenente Góes Monteiro. Tiveram presentes cerca de 150 responsáveis, antes da palestra ser iniciada com o conselheiro José Maria, foi feita a abertura da atividade com um alerta as doenças comuns em crianças e que precisam de atenção para os cuidados necessários em parceria com o PSE.

“...Eu realmente não sabia que o conselho tutelar podia me ajudar com meus filhos, sempre achei que,só servi para tirar as crianças de seus pais se fizessem algo errado. Confesso eu  tinha medo...” em desabafo disse uma responsável .
O Bairro Educador agradece ao Conselho Tutelar por sua grande contribuição a comunidade escolar.