A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 30 de junho de 2012

BE Coelho Neto recebe “Escola de Funk”

Os estudantes do 4º ano da Escola Municipal Virgílio Francisco Monteiro, BE Coelho Neto, no final do mês de junho participaram do projeto Escola de Funk (atividade que visa ampliar o conhecimento do estudante, respeitando sua cultura local como ponto inicial), idealizado pelo gestor de projetos do Bairro Educador, Carlos Carvalho.

GP Carlos anotando as ideias sugeridas pelos estudantes

O projeto aconteceu em três encontros, e trabalhou com a temática de sustentabilidade. No primeiro, foi realizada uma roda de conversa mediada pelo GP Carlos Carvalho, que trouxe reflexões sobre os “três eres da sustentabilidade”, a história do funk e como a música poderia contribuir passando uma boa mensagem. Os estudantes participaram ainda de uma oficina de rima, entendendo como a rima é formada e produziram textos rimados sobre o tema da sustentabilidade.

Materiais recicláveis utilizados como instrumentos de percussão

No segundo encontro, foi trabalhada a questão do ritmo e as bases das batidas do funk e do hip-hop. Em seguida houve a confecção de instrumentos musicais, produzidos a partir de materiais recicláveis. Logo, as crianças perceberam a importância da reutilização de materiais como latas de leite, caixas de sabão em pó e garrafas pet, ao utilizarem no fim do encontro seus próprios instrumentos musicais.

Dança dos alunos no ritmo do MC V do rap

No último encontro, os estudantes pararam para pensar em sustentabilidade diante da música recebendo a visita do parceiro do Bairro Educador MC V do Rap (Vinícius Rodrigues). Além disso, foi realizado um concurso de passinhos ao som da percussão corporal e dos versos do MC V. Um dos estudantes da escola, MC André, compôs um rap que falava da temática da sustentabilidade: “Consciência do Mundão” e fez todos os estudantes refletirem a respeito do tema.

MC André, aluno da escola e compositor do RAP "Consciência do Mundão"

O Bairro Educador agradece e parabeniza a parceria e receptividade da unidade escolar diante com o Bairro Educador e o parceiro MC V do Rap.

Educação ambiental na Fazenda do Viegas





As Escolas Municipais Ariena Vianna da Silva e Ernesto Francisconi, junto ao projeto Bairro Educador Senador Camará, desenvolveram um trabalho sobre educação ambiental na Fazenda do Viegas, fazenda esta que faz parte do entorno da comunidade escolar e que tem grande área verde e que não é aproveitada como parque natural pelos alunos destas escolas.






O objetivo desse trabalho era suscitar nos alunos a vontade de visitar e utilizar o parque e, com isso, levantarmos questões sobre a preservação do meio ambiente já que este ano, no mês de Junho, foi realizada a Conferência sobre o meio ambiente, a Rio+20, com um foco no desenvolvimento sustentável e baseado nos três pilares: o ambiental, o social e o econômico.


Neste intuito, foram levadas algumas questões para os alunos sobre a preservação do meio ambiente focando no local para preservar o global. A partir daí mostramos que devemos cuidar para manter, realizando brincadeiras na Fazenda Viegas, voltadas para a preservação , onde eles tinham que preservar toda a fauna e flora dos predadores e se não preservassem haveria a quebra da cadeia naquele nicho ecológico.

Depois de desenvolvido esse trabalho na Fazenda do Viegas, os alunos foram até a rádio comunitária local, chamada Terra Brasil, para falar do trabalho desenvolvido nas escolas. Os alunos foram entrevistados e puderam falar sobre o que aprenderam, além de apresentar o trabalho. Houve uma entrevista com os alunos envolvidos no projeto.

Com o resgate da identidade local houve uma grande identificação dos responsáveis no trabalho realizado na escola, fazendo aguçar a vontade dos moradores em visitar o espaço e passar a preservá-lo. As escolas envolvidas no projeto continuarão a trabalhar a temática sobre o meio ambiente e procrarão a chamar a atenção dos alunos para o parque natural que eles possuem e não o valorizam.




Por Leonardo Lopes

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Valorização da cultura Indígena

A Escola Municipal Orestes Barbosa , em parceria com Bairro Educador Vila Kennedy e o Projeto Ensina, promoveu no ultimo dia 27 de Junho, o passeio pedagógico para os estudantes do 8 e 9º ano.

Com a finalidade de promover a valorização dos alunos com maior rendimento escolar neste 1º semestre, conforme avaliação dos professores do Projeto Ensina e direção da escola, os estudantes do 8º e 9º ano foram contemplados com visitação a Exposição “Amazônia Ciclos de Modernidade”. Tendo em vista a difusãoe a popularização da cultura, os estudantes foram levados ao conhecimento dos povos da floresta, em âmbito regional.


A valorização cultural e a arte contemporânea associada aos índios também trouxe destaque para os estudantes, algumas artes retratam a destruição geral de nossas matas com as queimadas e as pinturas de troncos retorcidos retirados de região devastadas  pelo fogo, retratando a arte contemporânea e a sustentabilidade.

Uma das alunas relatou que nunca imaginou que pudesse conhecer um pouco da cultura indígena, principalmente poder observar a coleção do acervo do ciclo de modernidade da Amazônia.


Nesta exposição os estudantes puderam conhecer algumas lendas que estão no mundo imaginário das florestas, como por exemplo: O Iluminismo que foi um movimento intelectual que acreditavam que a razão humana era a chave para a sabedoria e a luz era forma simbólica de mostrar que a ciência era a ferramenta possível para o conhecimento.


Os estudantes participaram de uma representação de dança indígena onde os mesmos foram os personagens. Vestiram roupas confeccionadas de material reciclável, plásticos sintéticos, tecidos espelhados, roupas de rafia, cocares entre outros, o que provocou curiosidade e comparação. Ao final da exposição os estudantes puderam entender um pouco mais sobre a diferença cultural entre os povos. 


Um CIEP conectado


No dia 29 de junho a CDI INPAR (Comitê para a Democratização da Informática) capacitou seis professoras do CIEP Luiz Carlos Prestes, BE Cidade de Deus, e a técnica de enfermagem do Programa Saúde nas Escolas (PSE), com aulas de informática que incluia desde como ligar ou desligar um Datashow, até utilizar o lap top nas aulas com materiais diversos sem o uso da internet.


O instrutor Luiz Felipe Hernandes, desde o início de 2012, tem oferecido aulas de informática básica para que as professoras produzam seus trabalhos no formato word ou power point.

O CDI INPAR pretende ensinar ao corpo docente a organizar suas pastas no computador para terem disponíveis materiais como vídeos e aulas, sem precisar utilizar a internet.


Segundo a análise das professoras, a capacitação tem sido de grande utilidade para o grupo e elas estão satisfeitas com as aulas, pois poderão produzir atividades com maior qualidade para os estudantes.

A capacitação se estenderá para outro grupo de professoras, e a proposta final é que a direção e a coordenação possam se capacitar para auxiliar na gestão escolar.

Por Marcelo Machado



Um CIEP conectado


No início de 2012, o Bairro Educador Cidade de Deus levou a coordenadora, Liliane Santos, do CDI INPAR, ao CIEP Luiz Carlos Prestes, para a mesma apresentar à direção da escola uma proposta de capacitação para o corpo docente com aulas de informática, que incluía desde como ligar ou desligar um data show no computador, até utilizar o lap top nas aulas com materiais diversos.

A capacitação que teve início no mês de maio e no dia 29 de junho, contou com a presença de seis professoras do 2º ano do turno da manhã (Janaina Lameira, Junia Paula Magalhães, Alcione da Silva, Waldilene Regina, Flávia Helena, a professora da sala de leitura Ana Macedo) e a técnica de enfermagem do Programa Saúde na Escola (PSE) - Fabiana Rodrigues.


Luiz Felipe Hernandes, instrutor do curso, oferece um curso de informática básica, onde as professoras têm produzido trabalhos e ideias em formato word ou power point.

O CDI INPAR também pretende ensinar ao corpo docente como arrumar suas pastas no computador e ter disponível materiais como vídeos, aulas, etc sem precisar utilizar a internet.


A capacitação tem sido de muita utilidade para o grupo e as professoras estão satisfeitas com as aulas, pois poderão produzir atividades com mais qualidade. Além disso, o curso também será aberto para outras professoras, sendo que a proposta final é que direção e coordenação possam se capacitar para auxiliar a gestão escolar.

Por Marcelo Machado

Campanha de óleo usado na comunidade

No dia 19 de junho, o CIEP Dom Oscar Romero, BE Irajá, iniciou uma nova fase no movimento de consciência ambiental realizado na unidade escolar desde o ano de 2011. Ao realizar uma atividade educativa promovida pela empresa de reciclagem Grande Rio, com patrocínio do MetrôRio e em parceria com o Projeto Bairro Educador, para recolher garrafas de óleo usado, evidenciando o caráter poluidor do líquido, se descartado indevidamente. A iniciativa mobilizou especialmente os estudantes, que assumiram o compromisso de levar as garrafas de óleo usado ao CIEP.

O corpo docente, a direção e os estudantes do CIEP Dom Oscar Romero optaram por conscientizar não só a própria unidade escolar como também a comunidade do entorno em relação aos prejuízos causados ao meio ambiente quando descartamos de forma irregular o óleo usado. Para isso, resolveram elaborar uma cartilha para convidar a comunidade local, através de uma caminhada, a colaborar com esta campanha em benefício do meio ambiente.


O lançamento desta campanha tem o objetivo de fazer com que o CIEP se torne um ponto de coleta de óleo usado na comunidade local. Através da parceria com a empresa de reciclagem Grande Rio, o CIEP vai conseguir trocar o óleo usado por produtos de limpeza, que serão distrubuídos para a própria comunidade.

Durante a campanha cerca de 30 estudantes distribuíram panfletos explicativos para os moradores de condomínios, nas ruas e também na comunidade.



Os estudantes foram os guias dentro da comunidade; através do conhecimento deles conseguimos detectar os principais pontos de lanchonete na comunidade, que utilizam muita fritura”, ressaltou a gestora de Projetos do Bairro Educador Ana Carolina Duarte.

Os estudantes explicaram para a comunidade local a importância de não descartar o óleo usado, na pias e ralos, de forma a contribuir na preservação do meio ambiente.
Vocês não imaginam a alegria que me dá ver vocês (estudantes e professoras) dentro da comunidade fazendo esta campanha. Eu vendo lanches e agora eu vou juntar o óleo e levar no CIEP. Mesmo se eu não ganhasse nada eu faria do mesmo jeito. Pois entendi que isto ajuda o Planeta”, afirmou Maria Souza, moradora há 30 anos da comunidade Para Pedro, após o estudante do 5º ano explicar a ela os prejuízos que o óleo, ao ser jogado fora, pode trazer ao meio ambiente.

Durante a campanha os estudantes demonstraram que aprenderam a lição: “O Marcio, que vende batata frita todo dia na favela, tem que saber desta campanha. Hoje mesmo eu vou falar com ele! Este folheto será entregue para ele por mim. Assim ele vai ajudar a salvar o planeta. Aprendi nas aulas que o óleo polui os rios e os mares e também podemos economizar  dinheiro,  trocando óleo por detergente” disse o estudante Júlio Cezar, do 5º ano.

O Projeto Bairro Educador acredita que ações como esta, promovida pela escola, são fundamentais para conscientização da população local. Além de beneficiar o meio ambiente esta ação contribui para a economia doméstica da população.
O Bairro Educador parabeniza a unidade escolar por esta iniciativa que revela a excelente parceria que pode ser feita entre a comunidade e a escola.

Leia mais sobre esta ação no blog do CIEP: http://ciepromero.blogspot.com.br/2012/06/no-clima-da-rio-20.html

Por Ana Carolina Duarte

Festas Juninas animam BE Mangueira


Nos dias 28 e 29 de junho, o BE Mangueira participou da festa junina da Escola Municipal José Moreira da Silva e Escola Municipal Morro dos Telégrafos.



A festa junina da Escola Municipal José Moreira contou com uma decoração típica da região nordeste, brincadeiras diversas como: dança das cadeiras, rabo no burro, gincanas, baile na roça e roleta. As professoras Danielle Maranhão de Albuquerque e Simone dos Santos Lacerda, com o auxílio de alguns estudantes idealizaram e produziram um estandarte para a festa.


O arraiá da Escola Municipal Morro dos Telégrafos, contou também com brincadeiras típicas, como pescaria, boca do palhaço e bola na lata, além de apresentações de danças das turmas para os familiares. 


A comunidade escolar de ambas as escolas, estava bastante animada e a caracterização dos profissionais, além da dos estudantes, foi um item indispensável na festa.


O Bairro Educador esteve presente auxiliando nas atividades e nos últimos preparativos para a realização da festa. 
Por Priscilla Babo

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Concurso de paródias e feira de ciências agitam o Complexo do Alemão

Em parceria com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Municipal do Complexo do Alemão, o Bairro Educador planejou um projeto ambiental na Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio. A ideia surgiu a partir do Rio + 20, o objetivo dessa iniciativa foi, através de atividades educativas conscientizá-los sobre a importância da limpeza urbana, do cuidado com o lixo e com o meio ambiente. O projeto teve três momentos: a abertura, o tempo para construir as paródias e no encerramento, o concurso.


A abertura do concurso aconteceu no dia 1º de junho. A escola recebeu o grupo de teatro da COMLURB "Porta Aberta", formado por garis que apresentaram a peça “Sujogro no reino da Limpezolândia”.
peça Sujogro no reino da Limpezolândia

 Para o encerramento das atividades, o professor da FIOCRUZ Natan Santos se apresentou acompanhado de seus bonecos Limpezina e Limpezito, elaborados com garrafas e sacolas plásticas, além de tampinhas de refrigerante.  Ele cantou paródias com reflexões de problemas causados pelo lixo mal armazenado.



As paródias foram construídas pelos estudantes do 6º ano, com o apoio de  professora da sala de leitura, Sheila Guedes. Em uma, ou duas aulas, já estava tudo pronto e durante duas semanas eles ensaiaram muito.

Depois de tantos ensaios, no dia 16 de junho o professor Natan Santos voltou à escola com seus companheiros Limpezina e Limpezito para conferir as paródias criadas pelos estudantes e escolher a melhor. Nove paródias foram construídas e os estudantes, professores e funcionários da escola premiaram as três melhores com medalhas. Além do concurso de paródias, os estudantes produziram muitos trabalhos com materiais reciclados e com estudos sobre o meio ambiente.

Trabalho produzido pelos alunos

Todos os grupos foram criativos e as paródias e muito bem elaboradas, o que dificultou na escolha da melhor, mas segundo os estudantes, a mais criativa foi o Rap da Limpeza.




Outra paródia que fez sucesso foi "Movimento da Limpeza", o grupo foi bem criativo e na letra da música envolveu as outras escolas do Complexo do Alemão no "Movimento da Limpeza".


O Bairro Educador agradece a parceria com o PAC do Complexo do Alemão, com a FIOCRUZ e com a Comlurb que providenciou o teatro e o transporte.

Família na escola

No dia 28 de Junho, o CIEP 301 em parceria com o Bairro Educador Rio das Pedras, realizou o 1º Encontro com os responsáveis pelos estudantes da turma 1303, que contou com a participação da professora Aline de Luna e da educadora comunitária da unidade escolar. A principal proposta do encontro foi aproximar a família da escola, como uma estratégia de qualificar o processo de aprendizado do estudante.


O Bairro Educador e a professora Aline recepcionaram os responsáveis com uma dinâmica que os fizeram pensar na importância da atuação destes na educação dos filhos e consequentemente na parceria com a escola.


Após a dinâmica, a diretora Heloisa Maria iniciou o encontro apresentando as propostas de trabalho, ressaltando a importância de ter os responsáveis como protagonistas dentro do espaço escolar, contribuindo para uma melhor qualidade no ensino dos estudantes e abrindo um espaço de integração para a família. O encerramento do encontro foi realizado com uma dinâmica enfatizando a importância da parceria entre as famílias e a escola.

Cartaz produzido pelos responsáveis

O Bairro Educador parabeniza a iniciativa do CIEP 301 e já foi agendando para o mês de agosto um segundo encontro com o mesmo grupo.

Por Gisele Bento

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ações de cidadania e respeito ao meio ambiente

No dia 27/06, a Escola Municipal Raul Francisco Ryff, realizou em articulação com o BE Senador Camará, uma palestra sobre reciclagem com a UNICOM- COMLURB, voltada para estudantes e responsáveis.

Dando prosseguimento ao Projeto Rio+Vida, foram levadas algumas informações sobre o destino do lixo, como separá-lo adequadamente e aonde jogá-los, pois ao descartar o lixo sem nenhum cuidado, pode ocorrer situações não desejadas, tais como: alagamento, focos de dengue e lixos nos rios que deságuam no mar, causando prejuízo à vida dos animais marítimos. Outra consequência desse lixo no mar é que em algumas vezes eles retornam para a própria areia, poluindo o espaço.



A partir dessas informações os estudantes começaram a questionar sobre o que seria lixo e sobre a educação que se deve ter para manter um ambiente limpo e saudável. Durante a palestra os estudantes se conscientizaram que o lixo pode ser transformado em materiais lúdicos, utilizando o conceito dos três R’s: reduzir, reciclar e reutilizar, na perspectiva de um mundo melhor e sustentável.


Os estudantes e responsáveis ficaram entusiasmados com o que foi apresentado pelos palestrantes, pois em alguns momentos da separação do lixo em suas casas eles não sabiam que poderiam ser tão úteis como cidadãos. A escola está bastante envolvida com a questão da sustentabilidade e preocupação com o meio ambiente.

Por Leonardo Lopes


terça-feira, 26 de junho de 2012

Aprendendo a fazer horta através da arte

No dia 26 de junho foi retomada a oficina de Land Art com estudantes do 1º ano do CIEP Hélio Smidt,  Bairro Educador Maré.


Um dos projetos deste CIEP é construir e cuidar de uma horta de temperos. Em função disso, o gestor  de projetos do Bairro Educador Marcio Garcia, promoveu com estes estudantes, oficinas de Land Art, uma expressão artística que existe desde a década de 60 e usa materiais orgânicos  na construção de suas obras.


Estas oficinas visam deixar os estudantes afinados com os cuidados necessários com uma horta. O processo consiste na construção de canteiros de terra em bandejas de papel, formando imagens de corações e bonequinhos, onde são semeadas sementes de trigo. No decorrer dos dias, os estudantes regam  os canteiros e, como resultado, vêem que suas imagens agora ganham novas formas como por exemplo a germinação das sementes de trigo, que se transformam em grama.

Através da estética da Land Art, os estudantes são sensibilizados e qualificados a começar o trabalho da horta e a aprender a cuidar do meio ambiente de uma forma prática.


Por Marcio Garcia



Inclusão digital

Na última segunda-feira, 18 de junho, cerca de 35 alunos do PEJA – Programa Educação para Jovens e Adultos da Escola Municipal Sampaio Corrêa, BE Senador Camará, - homenagearam seus colegas que se formaram no curso de informática básica. Esse curso foi oferecido, através da parceria entre o Bairro educador e o INTEB – Projeto de Aprimoramento Educacional e Inclusão Profissional, que durante 3 meses preparou esses alunos para o mercado de trabalho.

Apresentação do parceiro e do conteúdo do curso de informática básica

Esse projeto foi pensado de acordo com as necessidades levantadas com o corpo escolar. “Planejamos ações para a sala de informática da escola por ser um local de grandes potencialidades para o aprendizado de alunos, tanto nas práticas pedagógicas como na inclusão digital, ampliando o seu mundo de informação e comunicação” , declarou  a Gestora de Núcleo do Bairro Educador, Rejane Bolquett.
Rejane Bolquett, Edvaldo Fernandes e Vanusia Bastos

Os formandos, visando dar continuidade na parceria mobilizaram outros estudantes. O estudante representante do CEC (Conselho Escola Comunidade), Edvaldo Fernandes, esteve à frente das inscrições e disse: “Esse curso é muito importante para nós, para a nossa escola”.

A diretora Vanusia Bastos ressaltou a importância do curso para a formação dos estudantes. “Precisamos formar mais estudantes para podermos trazer novas oportunidades. Em menos de 24 horas já tenho 35 inscritos e uma lista de espera”.

Dupla Campeã

No dia 26 de junho, a Escola Manoel Porto Filho, BE Paciência, foi a terceira escola a ser contemplada com atividade educativa que reúne o esporte e educação. O evento teve a participação do atleta Franco Neto, campeão mundial de vôlei de praia. Com a parceria entre o Bairro Educador Paciência e o Projeto Memória Olímpico Social os estudantes do 9° ano, tiveram um dia de aprendizado de forma descontraída.


O atleta e professor Gibran Cunha, coordenador do Portal Memória Olímpica, deu inicio falando sobre a história Olímpica através do site do Portal, o mesmo realizou perguntas aos estudantes, isto fez com que todos tivessem o interesse em participar da atividade de forma ativa. Ao final os estudantes criaram uma letra de música com valores olímpicos e paraolímpicos.


 O atleta Franco Neto, iniciou falando sobre a importância de colocarmos em prática os valores Olímpicos e Paraolímpicos, continuou seu discurso falando sobre sua carreira de sucesso, porém destacou que em vários momentos precisou ser forte emocionalmente para superar as dificuldades, incentivando assim os estudantes. Para o aluno Matheus Celino, de 15 anos, a experiência foi única. “Uma honra ter participado. É um grande aprendizado que a gente vai levar para sempre. Para mim, a melhor parte foi quando o Franco falou da história dele. É um exemplo para todos nós.” Em seguida todos foram para a quadra para jogar ao lado de um atleta profissional.


A diretora adjunta da escola, Danielle Raphaella, ressaltou a importância do Memória Olímpica Social para os estudantes.
“Acho que quando as crianças veem um profissional de sucesso, seja em qualquer área, elas tomam aquilo como um grande exemplo e passam a acreditar que o sucesso delas é alcançável.”

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Salgueiro e Rocinha unidas

 No dia 18 de junho a banda de percussão do CIEP Samuel Wainer, BE Salgueiro, formada pelos estudantes do 5º e 6º ano recepcionou com uma apresentação musical a delegação americana para avaliação da alimentação escolar na Escola Municipal André Urani situada na Rocinha, atendendo ao pedido da 2º CRE (Coordenadoria Regional de Educação.)


Estavam presentes representantes  da SME (Secretaria Municipal de Educação ) e 2º CRE. Os estudantes, que são ensaiados pelo oficineiro Paulo Negueba  apresentaram um repertório baseado nos ritmos afro brasileiros e mostraram para a delegação americana um pouco de nossa cultura. Os estudantes foram muito elogiados por todos os presentes no evento.


O projeto tem apoio da comunidade escolar e já se desdobrou em um projeto mais amplo: “Maravilha do CIEP, Tudo junto e misturado” que é a união do coral, o grupo de dança e o grupo de percussão. O trabalho eleva autoestima e incentiva os estudos, além de trabalhar  disciplina, respeito e a compreensão da diversidade cultural pelos estudantes.



Por Suelem Assunção

Alunos do Grêmio recebem capacitação através de atividades lúdicas

Os encontros entre os estudantes do grêmio da Escola Municipal Presidente Roosevelt,  e a Gestora de Projeto do BE Realengo ocorreram quinzenalmente, durante os meses de maio e junho, após o horário de término das aulas. O objetivo das oficinas foi motivar o Grêmio Estudantil e os representantes de turma a atuarem na gestão do espaço escolar de forma crítica e reflexiva.


A primeira oficina realizada no dia 30 de março, foi a “Roda de conversa” com a dinâmica “Ser adolescente... Ser aluno...”. Já a segunda oficina teve como tema a representatividade – “Quem sou eu? O que faço? Qual minha função?”


O encontro seguinte contou com a participação dos parceiros: CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) e Mais Educação. A reunião teve como objetivo a contribuição destes para potencializar a atuação do Grêmio juntamente com o Bairro Educador, pois identificaram que as oficinas ressaltaram aspectos de identidade do Grêmio até então não identificados. De acordo com os parceiros trabalhar em conjunto favorece não só a integração das parcerias, mas também instrumento de suporte para o Grêmio e o BE.

Nos dias 18 e 25 de junho, os estudantes participaram do “Jogo da Representatividade”, que contém um kit com palavras e tiras com conceitos correspondentes para cada estudante. Cada um deveria correlacionar as funções desempenhadas pelos representantes de um determinado grupo aos conceitos correspondentes. A intenção foi de que compreendessem que existe um representante de grupo  dentro da sociedade e que este responde pelos seus integrantes, exercendo assim o papel de liderança.


Para saber se o Grêmio assimilou sua posição de atuação dentro do espaço escolar, a Gestora do BE, pediu-lhes a elaboração de um produto de intervenção, onde estes  manifestassem aspectos da sua “representatividade”.

Os estudantes produziram um vídeo, onde analisaram a rotina dos estudantes nos banheiros da escola (além dos funcionários de limpeza) durante uma semana. Como resultado detectaram a falta de higiene e de limpeza dos alunos, provocando a má conservação do espaço de utilização comum a todos e a incidência de conflitos devido grande concentração de alunos num mesmo espaço e horário.  A partir daí propuseram ao BE a realização de um projeto que abordasse os temas apontados durante a criação do vídeo, tais como: orientação para as meninas e meninos sobre limpeza, sexualidade e solução de conflitos. Desta forma surgiram os projetos “Papo de Menina” e “Papo de Menino” que serão iniciados no mês de agosto, com o apoio de profissionais de saúde, direção da escola os parceiros CECIP e Mais Educação.

Por Carmem Rosane