A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Bairro Educador em ação


Durante o período de férias das escolas da rede municipal de ensino, nos meses de janeiro e fevereiro, a equipe do Projeto Bairro Educador se reuniu para pensar em ações pedagógicas e organizar o planejamento a ser trabalhado junto às escolas no decorrer do ano letivo.


Após um processo seletivo que contou com quase 400 candidatos, 12 novos gestores de projeto foram selecionados para atuar nos seguintes Bairros Educadores: Anchieta, Irajá, Jacaré, Maré, Marechal Hermes, Parada de Lucas, Santa Teresa, Santíssimo, Santo Cristo, Senador Camará, Vidigal e Vigário Geral.

Atualizamos e apresentamos para a nova equipe o Quadro de Metas do projeto, mapeamento dos Bairros Educadores, levantamento de informação das unidades escolares, plano de trabalho por unidade escolar, instrumentos de trabalho utilizados no cotidiano da relação com as escolas.


Em relação ao contato com parceiros, a equipe, além de atualizar seus dados, produziu e enviou cartas de agradecimento aos mesmos, responsáveis por auxiliar o projeto durante o planejamento e execução de atividades nas unidades escolares e contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento dos elementos que constituem um Bairro Educador, que são: Projeto Escolar de Educação integral, Interação entre família e escola, Apropriação do bairro e da cidade e Gestão Democrática.

Por Ana Paula Santana, Thaís Ribeiro e Thiago Maia

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Famílias de Irajá por toda cidade


             Durante todo o ano, o Bairro Educador de Irajá promoveu atividades culturais nos finais de semana para os estudantes e as suas famílias. Estas ações só foram possíveis graças às parcerias com as mães voluntárias das unidades escolares: CIEP Dom Oscar Romero,CIEP Dr. Adão Pereira Nunes e a Escola Municipal Cornélio Pena, além das parcerias com as instituições promotoras, ou apoiadoras, das ações culturais, como com os parceiros do Projeto Bairro Educador: MetrôRio, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural Oi Futuro, Secretaria Estadual de Cultura entre outros.


            Estas ações ocorreram periodicamente e envolveram mais de 500 pessoas ao longo do ano de 2012. Por meio destas atividades, essas famílias estão tendo acesso não só a cultura, elas puderam exercer o seu direito à cidadania de forma efetiva. Através do transporte gratuito oferecido pelo MetrôRio, eles tiveram a oportunidade de exercer o seu direito de ir e vir, se apropriando dos espaços físicos, ampliando a visão da cidade em que vivem, tendo contato com lugares, pessoas e realidades outrora desconhecidos; os responsáveis dos estudantes conseguiram, através destas atividades, construir uma nova percepção sobre o papel social da escola; inclusão social e cultural: Além disso, as pessoas desenvolveram também aspectos cognitivos, comportamentais e de sociabilidade durante estas atividades.


            Quando os parceiros ligam oferecendo atividades culturais nos finais de semana a gestora de projetos do BE Irajá entra em contato com as mães voluntárias Nélia Gonçalves e Gilderlândia Souza (CIEP Dom Oscar Romero), Arlete Costa (Escola Municipal Cornélio Pena) e Viviane Souza (CIEP Dr. Adão Pereira Nunes), e a rede de “mães do passeio” ―este foi o apelido escolhido pela comunidade local para designar este grupo―é ativada. Através do boca-a-boca as pessoas vão sabendo da atividade e o processo de inscrição é iniciado.No dia do evento, elas estão preparadas com a lista na mão para confirmar a presença dos participantes.

            Esses passeios contribuíram para a mudança do meu filho de cinco anos. Antes ele era uma criança tímida, não conversava com as pessoas e nem gostava de sair de casa. Por meio dos passeios ele mudou muito! Hoje em dia, ele fala e conversa com outras pessoas, expressa os seus sentimentos. Quando fomos a uma peça de teatro no Jardim Botânico que falava sobre preservação no meio ambiente, eu lembro que o Lucas naquele dia chegou em casa e chorou muito, porque ele tinha aprendido na peça que o mundo estava em perigo por causa da poluição causada pelo homem. A partir daí ele resolveu criar uma campanha para salvar o planeta, e passou a fazer desenhos e espalhar pela comunidade onde vive para alertar as pessoas sobre a importância de salvar o planeta, relatou a mãe Arlene Costa, orgulhosa e surpresa com a atitude do filho, estudante da E.M. Cornélio Pena.


            O Projeto Bairro Educador agradece as unidades escolares que sempre contribuem e incentivam estas ações nos finais de semana, a todas as mães voluntárias que participam e viabilizam essas ações e aos parceiros pelas oportunidades oferecidas ao longo de 2012.
Por Ana Carolina Duarte

Manutenção e preservação na horta pedagógica de temperos


O CIEP Hélio Smidt, integrante do Bairro Educador Maré, realizou a manutenção e preservação da horta pedagógica de temperos no dia 14 de dezembro de 2012. Esta ação, realizada com a parceria do projeto de extensão universitária Muda Maré, faz parte das ações da trilha educativa horta pedagógica e busca dar continuidade as ações relativas a horta.


Durante a atividade os estudantes de duas turmas realizaram o plantio de novas mudas de temperos e a construção de novos vasos, o que proporcionou aos mesmos o contato com os temperos, e trabalhar questões de sustentabilidade e preservação patrimonial. Os vasos utilizados são fruto da reciclagem de materiais, são garrafões PET de 5 litros, obtidos pelo Bairro Educador em parceria com os catadores locais.


O trabalho buscou envolver o máximo de estudantes possíveis na construção do espaço, visando reforçar a apropriação do espaço pelas crianças. Na ocasião da reunião de planejamento da atividade o diretor e a coordenadora pedagógica relataram que dois estudantes tentaram interferir no adequado funcionamento do espaço e foram surpreendidos quando todos os estudantes presentes no refeitório começaram a gritar e denunciar a ação dos colegas inibindo a ação. A preservação do espaço está garantida, pelo menos por parte dos estudantes.


Fica o agradecimento do Bairro Educador ao projeto de extensão universitária Muda Maré e a comunidade escolar pelo apoio ao projeto. Outras ações estão sendo planejadas e a preservação patrimonial, sustentabilidade e alimentação saudável estarão sendo tratados de forma lúdica e eficaz.


                                                                                                            Por Leonardo Oliveira

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Teatro Educativo sobre o meio ambiente


Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos meses de outubro e novembro, o Projeto Bairro Educador promoveu apresentações teatrais sobre o meio ambiente para os CIEPs Dom Oscar Romero, Dr. Adão Pereira Nunes e as Escolas Municipais Sebastião de Lacerda, Olímpia do Couto e Cornélio Pena, BE Irajá. Cerca de 1.200 estudantes, do 1º ao 5º ano, puderam aprender de forma lúdica, e interativa, sobre a importância de preservar a natureza.


Em 2012, em consonância com a Rio + 20, todas as unidades escolares do Bairro Educador de Irajá, de primeiro segmento,desenvolveram projetos e atividades educativas relacionadas às temáticas do meio ambiente: sua preservação e sustentabilidade.  Por esta razão, a gestora de projetos decidiu junto com as unidades escolares, realizar apresentações de teatro para os estudantes nas referidas instituições de ensino. 

“Nós não somos atrizes profissionais, mas sim agentes educadoras do meio ambiente. Resolvemos criar este teatro educativo para que vocês possam aprender se divertindo”, diziam as atrizes ao final da peça teatral, que divertiu os pequenos.

Durante a peça teatral, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentossobre como podemos preservar a natureza no nosso dia a dia, e as conseqüências dos danos causados pelo homem para a natureza.

Ao final da apresentação, as educadoras ambientais fizeram uma roda de bate-papo com os estudantes sobre os assuntos apresentados na peça. A fim de promover reflexão,convidaram alguns estudantes para participar da dinâmica “casos”, um momento onde os próprios estudantes puderam dar exemplos de preservação e/ou destruição do meio ambiente, a partir das suas próprias experiências de vida.


Após o espetáculo, alguns estudantes que participaram das dinâmicas propostas pelas educadoras, foram premiados com broches, representando a participação no grupo dos guardiões do meio ambiente. Esta é uma forma simbólica de incentivá-los a continuarem zelando pelo meio ambiente na escola e na comunidade onde vivem.

“Porque você está catando esses papéis do chão?”Perguntou uma professora ao seu aluno, que ganhou o broche. Ele respondeu: “Agora eu sou um agente do meio ambiente. “Tenho que cuidar para que tudo fique limpinho aqui no CIEP”, relatou a coordenadora pedagógica Ana Lúcia Galrão, do CIEP Dom Oscar Romero.
Ana Carolina Duarte.
Gestora de Projetos do Bairro Educador Irajá