A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 30 de junho de 2013

Final do “Circuito Desafio do Passinho nas Escolas”



Alunos de quatro escolas municipais que integram o Projeto Bairro Educador (BE) participaram no dia 25 de junho, na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, Pavuna, da final do Circuito Desafio do Passinho nas Escolas. A iniciativa reuniu estudantes do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental que “competiram” entre si e puderam mostrar sua arte através da dança.


Os estudantes das quatro Unidades Escolares participaram ao longo do semestre de eliminatórias internas, onde foram escolhidos três representantes de cada instituição para participar da grande final.
A iniciativa de levar a dança do passinho às escolas foi idealizada por Hugo de Oliveira, gestor de projetos do Bairro Educador e dançarino, que viu na dança uma forma de valorização da cultura local, e ao mesmo tempo, a oportunidade de trabalhar conteúdos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental, como por exemplo, a Educação Física.

A ação também contou com a participação da equipe Funk Móvel (projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que visa à criação de projetos artísticos no cenário do Funk carioca visando percorrer dez comunidades, entre elas a comunidade da Pedreira e Pavuna em um automóvel equipado com autofalantes e câmeras) que além de cobrir o evento também integrou a equipe de jurados.

Adeilson, do Bairro Educador Lins, foi o grande vencedor do desafio. Evandro e Patrick do Bairro Educador Pavuna ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Patrick, mesmo não tendo ficado com a primeira colocação disse que sua mãe sentirá muito orgulho dele por ele ter ganhado um prêmio e que ele se sentiu importante no palco do teatro, o que demonstra a importância deste tipo de atividade dentro das escolas.
Ao término da disputa, foi realizada uma roda no Palco da Arena Cultural Jovelina Pérola Negra onde todos os alunos puderam interagir dançando, independente de sua comunidade, bairro, ou colocação, assim como alguns estudantes foram filmados e entrevistados pela TV Brasil que também realizou a cobertura da atividade.

Por Déborah Sobrino e Diogo Dutra,
Gestores de Projetos do Bairro Educador da Pavuna

Aprendendo com o meio ambiente



Os Alunos do 3º ao 5º ano, da Escola Municipal Joana Angélica (BE Vila Kennedy) participaram em 27 de junho da oficina de Educação Ambiental nas Escolas, promovida pelo Bairro Educador em parceria com a Empresa Tetra Pak. 
            Partindo do pressuposto que a reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente, a Tetra Pak trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos. 

Diante disto o BE apresentou aos alunos o processo de reciclagem de embalagens longa vida, sendo este o processo pelo qual são reintegrados à cadeia produtiva. O material componente deste tipo de embalagem funciona como uma das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Os alunos puderam observar que o lixo produzido por eles pode ser matéria-prima reaproveitável para fazer novos produtos reciclando-os, uma vez que o composto de polietileno e alumínio existente nas embalagens de Longa Vida é transformado em vários produtos, assim como: peças plásticas, placas e telhas etc...
Os alunos entenderam que para o reaproveitamento das caixinhas, elas devem ser limpas, amassadas e entregues ao caminhão da Coleta Seletiva ou colocadas nos coletores de papel, uma vez que a maior parte da caixinha é composta de papel.
Ao final da atividade os alunos foram contemplados com a revista educativa, sobre Educação ambiental nas escolas em que apresenta o ciclo da reciclagem  de vários produtos.

Viajando com a NAVE do conhecimento



Mais de 100 alunos da Escola Municipal Sampaio Corrêa do BE Taquaral acompanhado por professores e a coordenadora pedagógica Nires, visitaram nesta última quarta-feira, dia 26 de junho, a Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento em Vila Aliança. 

Depois de serem recebidos pelos administradores do local que contaram um pouco da história da instituição, os estudantes puderam conhecer os equipamentos disponíveis à comunidade: a sala multimídia, a gruta, a lan table, a galeria digital e os painéis digitais que contém fotos, o histórico e informações diversas sobre o bairro, fazendo tudo funcionar por meio de uma tecnologia de ponta.



Após a visita, os alunos se reuniram para um piquenique que se caracterizou num momento de diversão e descontração entre os estudantes ao mesmo tempo em que expressavam quanto o interesse de visitar novamente a Nave do Conhecimento, agora com outros amigos e familiares.



Por Cristiane Araujo

Momento de aprendizagem e divertimento na Quinta da Boa Vista



No dia 27 de junho de 2013 os alunos que participam do Projeto Mais Educação da E.M. Rostham Pedro de Farias, integrante do BE Cavalcante, conheceram o Museu Nacional da UFRJ na Quinta da Boa Vista.

Com o objetivo de conhecerem um pouco mais da história do Museu que foi a residência da Família Imperial brasileira até 1889 e onde nasceu D. Pedro II. Os estudantes ficaram muito interessados no rico acervo que constitui este Museu. Eles puderam conhecer: sedimentos e restos humanos, peças do Egito Antigo, indumentárias indígenas, meteoritos, a evolução humana através dos crânios, entre outros temas.

Durante a visita os estudantes não cessaram em fazer perguntas e sanar todas as dúvidas. Era visível a alegria e satisfação de todos.

Após conhecerem o Museu os alunos fizeram um piquenique na grama da Quinta da Boa Vista e fecharam a visita explorando o espaço com muita brincadeira e diversão. 


Vila do João visita o Corcovado


Estudantes da Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, visitaram o morro do Corcovado no dia 21 de junho de 2013.
A visita ao corcovado faz parte do roteiro de pontos turísticos oferecidos pelo Programa “Passaporte Carioca” e está vinculado ao PCG – Programa de Comprometimento de Gratuidade que viabiliza às famílias de baixa renda e estudantes da rede pública, acesso a estes bens culturais. Estas ações são de grande importância como instrumento de ampliação do potencial de apropriação da cidade pelas escolas.



O corcovado é um dos pontos turísticos mais desejados pelas escolas por ter uma forte identificação com a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, apesar de oferecer gratuidade para os estudantes da rede pública através de um processo seletivo especifico, não consegue atender a todas as unidades da rede pública municipal que solicitam o benefício. Por esta razão o apoio do setor de turismo do SESC Rio Unidade Ramos foi fundamental para que esta escola possibilitasse aos seus estudantes o conhecimento deste espaço.
Todos os estudantes relataram que nunca haviam ido aquele espaço cultural e por tanto esta atividade de apropriação objetiva para além do pedagógico possibilitar a cidadania e viabilizar assim  a ampliação do universo de conhecimentos e valores dos estudantes.
Do alto, os estudantes localizaram diversos pontos da cidade como o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e apesar da falta de visibilidade, conseguiram sinalizar em que direção ficava a comunidade da Maré.

O Bairro Educador agradece a todos pelo apoio a realização da atividade, especialmente ao setor de turismo do SESC Rio Unidade Ramos e mais ações estão sendo programadas.

sábado, 29 de junho de 2013

VINÍCIUS: EM CANTO, VERSO E PROSA



O CIEP Gilberto Freyre do BE Taquaral realizou no dia 21 de junho a culminância da trilha educativa “Vinícius: em canto, verso e prosa” realizada com as 6 turmas de educação infantil a fim de homenagear o centenário de Vinícius de Moraes. 


Em meio a muita descontração, a professora Elza iniciou a atividade fazendo um breve relato sobre a vida do “Poetinha”, destacando suas obras, dentre elas: “Garota de Ipanema”, música criada na década de 60 do século passado pelo referido autor em parceria com Antônio Carlos Jobim (Tom Jobim). 



Em seguida, os alunos recitaram o poema “As borboletas”, coreografaram a música “O Pato” e cantaram a música “A Casa” e para finalizar, cada um, representando um bichinho diferente ao usarem uma máscara, cantaram juntos a música “A Arca de Noé” da cantora Aline Barros que discursa sobre a principal obra de Vinícius de Moraes para os pequeninos e que recebera o mesmo nome da canção citada. Cabe ressaltar ainda que, todas as atividades de arte realizadas pelos estudantes ao longo da trilha educativa foram expostas em painéis para toda a comunidade escolar. 






Sendo assim, o Bairro Educador agradece a todas as professoras da educação infantil, a gestão da unidade escolar e a todos os parceiros que se envolveram nas ações educativas e que, doando um pouco de si, fizeram desse projeto um sucesso. 




Por Cristiane Araujo