Páginas

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Curtindo o som nas férias

Após o convite da CRE para que os estudantes da Escola Municipal Cora Coralina participassem de um desfile da escola de samba das escolas públicas, os estudantes durante o recesso escolar solicitaram ao Bairro Educador e à direção da escola a continuidade da oficina de percussão realizada pelo Mestre Paulo Negueba, neste período.

O grupo ficou bastante animado com o convite e vem participando assiduamente dos ensaios realizados na própria escola.



A atividade vem gerando entre os estudantes o respeito entre os grupos, tendo como resultado bons frutos musicais, pessoais e principalmente um melhor desempenho por parte dos estudantes no espaço escolar.
Ritmos como hip hop, funk e samba estão permeando a Escola Municipal Cora Coralina neste começo de ano.

Segundo o professor da escola, os estudantes estão em um bom nível de aprendizagem. Ele destacou os avanços alcançados no decorrer da oficina e a expectativa de que em 2012 alguns deles sejam preparados para assumirem o papel de multiplicadores.
A atividade tem por objetivo ampliar o conhecimento musical por todo espaço escolar, colocando os discentes também na função de disseminadores das técnicas adquiridas.



A direção da escola aprovou a ideia, principalmente por entender que a continuidade do processo se dá a partir do momento em que o estudante se vê como agente do processo educativo.
A atividade feita com material alternativo, tem como finalidade afirmar a imagem do grupo como cidadãos conscientes, mostrando a eles a importância da preservação. Nesse ano outros materiais serão reutilizados para o laboratório de produção de sons.




segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Recesso escolar reúne equipe do Bairro Educador em atividades internas

A equipe do Bairro Educador, aproveitando o período de férias nas escolas se reuniu para formar um grupo de estudos e discutir questões ligadas à educação, com o objetivo de discutir questões que possam melhorar, ainda mais, o trabalho diário feito nas escolas. Assunto como educação integral, leis educacionais, atividades de contra turno, entre outros, estão sendo debatidos pelas equipes.







Durante o mês também foram feitas cartas de agradecimento para todos os parceiros que trabalharam com o Bairro Educador. A intenção é que cada pessoa, ou instituição que já nos apoiaram de alguma forma (independente do número de vezes), receba a carta que agradece por ter nos auxiliado a levar um pouco de alegria e conhecimento a muitos estudantes cariocas.


Escola sedia fórum para planejamento de ações coletivas sobre saúde


No dia 12 de janeiro, aconteceu na Escola Municipal Monsenhor Rocha, do BE Vila Cruzeiro, o I Fórum de Saúde proposto pelo NESEC - Núcleo de Educação e Saúde nas Escolas e Creches da 4ª CRE, que tem como objetivo elaborar um plano de ação sobre saúde, para ser executado nas escolas no ano de 2012. O evento reuniu representantes da CAP 3.1, equipe do Bairro Educador Vila Cruzeiro, dentistas da Clínica da Família Felippe Cardoso e representantes das escolas da região.
 

Um dos aspectos mais discutidos foi a possibilidade de realizar nas unidades, ações que possam  atingir os pais dos alunos, pois através deste ato, será possível uma maior conscientização da comunidade escolar. Vale ressaltar que as ações realizadas com os alunos deverão estar integradas ao conteúdo pedagógico. 

Participantes do evento, debatendo sobre as possibilidades para implantação das ações de saúde, em suas escolas.


Os temas sugeridos para serem abordados, foram: higiene, sexualidade, dengue, saúde bucal, doenças de pele, alimentação saudável, obesidade e consequências da má alimentação.

Em relação a alimentação saudável, foi enfatizado o curso que foi realizado no ano de 2011, pelo  Bairro Educador da Vila Cruzeiro, em parceria com o SESI/Cozinha Brasil, que abordou as possibilidades de aproveitamento integral dos alimentos. Esta atividade foi realizada na Escola Municipal Joracy Camargo e no Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social, localizado na Vila Cruzeiro.

Este fórum foi interessante, em virtude da oportunidade de se construir as propostas no coletivo, uma vez que participaram da reunião diretoras adjuntas, coordenadoras pedagógicas, educadores comunitários, professoras e profissionais da saúde. 

A reunião teve como objetivo fortalecer as parcerias, e desse modo ampliar a visão de mundo,  já que a construção de um ambiente saudável  depende da ação de todos.

Unidos pelo sucesso na educação de nossos alunos.








A próxima reunião foi marcada para o dia 13 de Março .

Por Waleska Siúves


terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Fazendo e Acontecendo com a notícia: uma contribuição para a aprendizagem

O cronograma da trilha educativa: “Fazendo e Acontecendo com a notícia”, construída pela professora Neuza Vinhães e a gestora de projetos do Bairro Educador Francisca Assis, foi desenvolvida com a turma 1301 (em parceria com a professora Adriana Teles). O objetivo era construir um logotipo do jornal comunitário: A notícia por quem vive. Esta foi uma oportunidade de articulação do CIEP com a comunidade. Segundo a professora Neuza:

O Bairro Educador Cidade de Deus entrou em contato comigo para falar sobre a proposta sugerida pelo Jornal (A notícia por quem vive) em criamos uma “logo” com a participação de alunos do CIEP Luiz Carlos Prestes. Aqui neste espaço escolar já era uma prática o uso do jornal como forma de compreensão da realidade e esta ação se iniciou após a vinculação do CIEP ao Projeto: O Dia em Sala de Aula que aconteceu há aproximadamente 10 anos. Entendendo que o PPP deste ano no CIEP, já trabalha as diferentes Formas de Comunicação, seria de interesse comum este empreendimento, contemplando a Trilha Educativa: “Fazendo e Acontecendo com a Notícia” criada em parceria com a Gestora de Projetos do Bairro Educador. Assim, aproveitando, a turma do 3º ano (1301) que já faz oficinas de desenho do Curso Daniel Azulay, criamos uma proposta de mini – curso que aconteceu do dia 22/08 a 29/08 objetivando trazer diferentes “tipos” de jornais, suas abordagens de notícias e público alvo. Principalmente, para que as crianças compreendessem a notícia como algo vivo, que está acontecendo, repleta de fatos e pessoas reais.




O jornal: “A notícia por quem vive”, foi lançado em outubro deste ano e está publicado no Portal Comunitário da Cidade de Deus no site: http://www.cidadededeus.org.br/materias-e-outras-paginas/relancamento-do-jornal-a-noticia-por-quem-vive .

O segundo momento da trilha consistiu na confecção do jornal: O Prestinho, o primeiro jornal impresso do CIEP. Esta parte da trilha foi construída junto com a diretora da escola, Maria Marta Patrício e a professora Ângela Dias, responsável pela turma 1203.
Os alunos, criadores do jornal, definiram (em equipe) quem seriam os fotógrafos, redatores e entrevistadores, além de pensar sobre as melhorias que devem acontecer no CIEP em 2012. Este foi um momento de exposição de ideias, argumentação e tomada de decisões, onde os alunos além de trabalhar a oralidade, experimentaram o processo de construção de um jornal .




No dia 02 de dezembro houve a atividade da escola com apresentação de diversas atividades culturais criadas pelos professores e alunos. Neste dia também fizemos a distribuição do jornal para os pais, professores e parceiros do CIEP.

Foi criado também o Documentário sobre os 25 anos do CIEP pelo Oficineiro de Teatro da escola em parceria com o Bairro Educador Cidade de Deus, que será lançado no 1º semestre de 2012.

Por Francisca Assis, Gestora de Projeto do Bairro Educador Cidade de Deus

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Férias com cinema!!

Estão abertas as inscrições para o curso Férias com Cinema, destinado para crianças de 9 a 13 anos.
As inscrições podem ser feitas através do site Férias com Cinema.

Papai Noel visita escola do Bairro Educador Cidade Alta

Atendendo ao pedido da diretora Valéria Guedes, que desejava incrementar a formatura dos 12 alunos da Educação Infantil, o Bairro Educador contribuiu para a festa de encerramento da Escola Municipal Montese levando  seu “Papai Noel” para alegrar os pequenos estudantes.

A solenidade teve início com as crianças cantando o Hino Nacional. Os formandos estavam vestidos a rigor e se apresentaram para seus pais, avós, tios e irmãos cantando com muito entusiasmo.

Passado este momento, foi à vez das crianças serem surpreendidas com a presença do Papai Noel.  Após uma palavra aos familiares no sentido de deixar as crianças sonharem e investirem em seus sonhos, o bom velhinho, trouxe uma mensagem de alegria, carinho, sonho e fé para os estudantes.  Logo após, Papai Noel chamou aluno por aluno e presenteou-os.


A equipe do BE Cidade Alta ficou feliz participado dessa atividade de encerramento do ano letivo na  Escola Municipal Montese, pois foi um dia que proporcionou alegria e o primeiro momento da mudança no ambiente escolar para estas crianças.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Oficina “Conhecendo minha rua” na Escola Municipal Jorge Jabour

Um novo olhar para minha rua, foi o que os alunos da Escola Municipal Jorge Jabour perceberam ao longo da oficina com o gestor de projetos Luiz Fernando. Utilizando o método do teatrólogo Augusto Boal, e ao som do grupo “Barbatuques”, o GP incentivou cerca de 15 alunos, a terem uma nova percepção do lugar de onde moram.
Cada aluno criou um desenho dizendo o que mais os chamava atenção assim que abriam o portão de casa.
No término da atividade cada um comentou sua percepção e em roda os alunos articularam em voz alta a oração do Teatro. “Eu seguro minha mão na sua, para que juntos possamos fazer, aquilo que eu não posso e não consigo fazer sozinho.”