Páginas

terça-feira, 31 de maio de 2011

Primeira reunião de pais e responsáveis no CIEP Posseiro Mário Vaz

No dia 21 de maio, em toda a rede escolar municipal do Rio de Janeiro, realizou-se a primeira reunião de responsáveis no ano de 2011. O objetivo de tal atividade é integrar os pais sobre o cotidiano escolar de seus filhos. O Bairro Educador Guaratiba acompanhou de perto a reunião do Ciep Posseiro Mário Vaz (BE Guaratiba) e desenvolveu atividades com os pais, levando as parcerias do Pacs (Programa de Agentes Comunitários de Saúde) e do Instituto Embeleze.


O Pacs realizou uma palestra de controle e planejamento familiar, pois as famílias, nesta região, possuem muitos filhos e há um grande número de gravidez na adolescência. Assim acreditamos que foi válido para a comunidade. Aproveitamos o sábado para conseguirmos atingir o maior número possível de pais.

Outra ação oferecida aos pais, foram os cortes de cabelo gratuitos oferecidos pela Embelleze. Muitos responsáveis utilizaram o serviço e puderam escolher como queriam que seus cabelos fossem cortados.
Tivemos uma ampla participação dos pais neste momento tão importante de estreitamento dos laços entre a escola e a comunidade.


No BE Bangu, é prevenindo que se educa contra a Dengue!

Com o objetivo de analisar o quanto os alunos e também futuros agentes multiplicadores estão sabendo sobre a dengue, foi aplicado um questionário com o tema principal da Trilha Educativa: “Quem é Aedes Aegpypti?”, na Escola Municipal Edson Carneiro, nesta terça feira dia 31 de maio.


Posterior à realização da trilha, o questionário será novamente aplicado para que se possa avaliar o crescimento do trabalho e o quanto os estudantes aprenderam com o processo.

Após uma rápida conversa com a turma e a aplicação do Marco Zero, diversas dúvidas e perguntas foram surgindo durante o bate papo, podendo ser percebido o quanto eles querem aprender e estão ansiosos para mobilizarem o próprio bairro através da trilha que será realizada no dia 01 de junho de 2011. “Eu achei a maioria das perguntas fáceis de responder, mas algumas eu não sabia mesmo a resposta”, avalia a estudante Ruth Cristina, da turma 1502.


A semana do "Parabéns pra Você" na Escola Municipal João Gualberto

Durante a semana do dia 23 ao dia 27 de maio, a EM João Gualberto do Amaral foi só comemoração. A escola completou 25 anos de existência e todos participaram da festa. Na quarta-feira, dia 26, a turma da Cidade das Crianças chegou levando alegria para os alunos com diversas brincadeiras e um campeonato de basquete entre meninas e meninos. O dia seguinte foi um dia de recordações, onde estiveram presentes ex-alunos e ex-professores que fizeram parte da história da escola.



 A Gestora de Projetos do BE Paciência, Tatiana Branca, participou da comemoração e recolheu depoimentos para esta publicação.

“Este é um momento marcante na vida de nossa escola. Parabéns, comunidade escolar pela grande parceria, amor, zelo e envolvimento com nossa escola durante estes 25 anos. É com orgulho que deixo aqui o meu enorme agradecimento a todos. Estamos num clima de festa, confraternizações e de muita alegria. Um beijo enorme para todos. Que o senhor nos abençoe ricamente”. (Diretor Vitor)




 “A minha escola.
Uma coisa muito interessante na escola e que todos sabem nosso nome: as professoras, as orientadoras, as atendentes , o pessoal da administração , não esquecendo do diretor Vitor, é claro. Nunca se ouviu contar que algumas dessas pessoas falassem assim:
- Você ai de cabelo ruivo.
- Fica quieto, gordo.
- Olhe para frente, nariz comprido.
- Desdentado, preste atenção!
 Eles sabem tudo de nossa vida: onde a gente mora, filho de quem é e quantos anos tem.
Deve ser por isso que alguns dizem que a escola é nossa segunda casa.
        EU AMO A ESCOLA!!!
Conhecemos amigos novos e estudamos para o bem do nosso futuro!
Eu estudo para o meu bem e a escola é um lugar de se aprender. Como íamos ler e escrever?
Parabéns escola, que seja assim, sempre cheia de coisas novas para aprender!” (Amélia, turma 1503)




“Escola João Gualberto
Está sempre de portão aberto
Quem entra na João Gualberto
Entra analfabeto e sai esperto
Sabe tudo e bem certo”. (Dario, turma 1503)



 Percebemos nas falas, que os alunos têm consciência dessa ação e revelam essa consciência através de seus depoimentos. O Bairro Educador agradece a participação na festa e deseja parabéns pelos 25 anos de trabalho da EM João Gualberto do Amaral.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CIEP JK visita Centro Cultural Branco do Brasil

Uma turminha esperta, animada e bem divertida do CIEP Juscelino Kubitschek (BE Manguinhos) visitou o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro da cidade, nesta quarta-feira 25 de maio. Para a maioria das crianças foi a primeira vez em que estiveram no espaço e elas curtiram bastante a visita.

As crianças, alunos do 4º ano estavam acompanhadas de sua professora, Camila, duas estagiárias, Camila e Natália, além da Gestora de Projetos do BE Manguinhos Paula Regina.
Os estudantes já ficaram impactados na entrada quando se depararam com uma escultura da artista japonesa Mariko Mori chamada Wave UFO, que parece uma nave espacial. A visita foi mediada pelos educadores Carlos e Mariana.
A primeira parada foi no cinema onde os estudantes assistiram uma animação “Não há tempo para o amor Charlie Brown” que falava de crianças, escola, tarefas escolares e até de uma visita a um museu, após a exibição as crianças puderam falar e pensar sobre o que assistiram. O grupo foi dividido em dois, um grupo seguiu com o Carlos, outro com a Mariana: os trajetos foram diferentes, mas os lugares visitados foram os mesmos como a galeria de valores, que conta com um acervo de mais de 2 mil moedas,  partes das exposições: a primeira que conta a história do Banco do Brasil, a segunda foi Oneness, da Mariko Mori e a última foi parte da Eu em Tu, de Laurie Anderson.
Uma das crianças disse que imaginava que a saída fosse muito chata, mas que tinha gostado muito!

Alunos da Escola Municipal Mario da Veiga Cabral praticam o Letramento Matemático

Na ultima quinta-feira, a voluntária Vanessa se dispôs a ir à escola trabalhar o conteúdo matemático no 3° ano da EM Mario da Veiga Cabral (BE Bispo). O intuito dessa atividade é trabalhar o letramento matemático com alguns alunos que estão demandando um tempo maior para assimilação do conteúdo escolar matemático.



Sabemos que cada aluno tem seu tempo de aprendizado, sendo assim para contribuir para a assimilação dos conteúdos matemáticos, sem atrasarmos o cronograma escola, vimos necessidade em atuar de forma diferenciada, contando com a solidariedade da professora Vanessa, que se dispôs a estar junto conosco nesse desafio.

As crianças participaram ativamente da atividade, demonstrando grande interesse em aprender e ampliar seus conhecimentos. Essa atividade se realizada de forma continua reforçando o caráter pedagógico do Bairro Educador em buscar parcerias e atividades que estejam linkadas com as demandas reais das escolas.

O sabor do BE Paciência

No inicio do mês de maio o CIEP Roberto Morena e CIEP Nelson Hungria receberam o curso SESI/Cozinha Brasil, com a nutricionista Aline Monteiro e a cozinheira Vanuzia. O curso teve grande aproveitamento para as 150 mães atendidas das comunidades de Paciência. Durante o curso, as mães receberam orientações sobre higiene e segurança alimentar, como elaborar um prato saudável, a importância de melhorar os hábitos alimentares para a redução dos riscos de diabetes, hipertensão e obesidade. Foi abordado também como utilizar os alimentos em sua totalidade, com mais qualidade nutricional no preparo dos mesmos. Em decorrência do mês de maio curso foi oferecido para as mães como um presente!

Oficina de Blog no BE Vila Kennedy leva conhecimento virtual aos alunos e direção


Na última quinta-feira, 26 de maio, a Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen, do Bairro Educador Vila Kennedy, recebeu a visita do gestor de comunicação do Bairro Educador, Thiago Maia, que construiu, junto com os alunos, o blog da escola.A atividade contou com aproximadamente 18 alunos do 6º ao 9º ano, além da diretora adjunta, Elizamar e da estagiária Selma.
Durante a oficina pode-se perceber a animação dos estudantes. Os alunos foram divididos em três grupos para que a atividade pudesse ocorrer de forma mais tranquila e organizada. De acordo com eles a ferramenta servirá para divulgar os trabalhos feitos pelos alunos, resumos dos passeios realizados, entre outras matérias que serão feitas de acordo com o interesse das turmas.
Após a criação do blog os alunos começaram a preparar novas matérias para colocar no dia seguinte.  Está foi mais uma ação do Projeto Bairro Educador, que levou o conhecimento de uma nova ferramenta de aprendizagem.

Intituto NOOS na Escola Municipal Sergipe

Nesta terça-feira 24 de maio, as turmas 1502 e 1503 da Professora Flávia Stutz na Escola Municipal Sergipe (BE Vicente de Carvalho) receberam a visita do Instituto NOOS, representado pela Psicóloga Cristina Fernandes, para um bate papo muito interessante: Bullying.
Os estudantes discutiram este tema que está na moda, mas que ainda causa muita confusão. Eles aprenderam que Bullying é uma agressão persistente, uma perseguição que é dirigida a alguém do seu próprio grupo, ou seja, não é feita de adulto para criança, nem de criança para adulto, mas que acontece entre iguais. Aprenderam também que quem é vítima de bullying se sente triste, desanimado e excluído de um grupo que deveria acolhê-lo e aceitá-lo.
A maior lição desta conversa foi a necessidade de aceitar as diferenças naturais que existem entre as pessoas, porque ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas para fazer parte de um grupo.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Equipe Unisuam de Enfermagem ministra palestra na E.M Atenas

Na quarta-feira, dia 25/05/2011, a Escola Municipal Atenas, participante do BE Inhoaíba, recebeu a palestra sobre Pediculose, ministrada pela Equipe Unisuam de Enfermagem. Esta ação é fruto da articulação/parceria entre a Universidade e a equipe do Bairro Educador local.

A atividade aconteceu apenas no turno matutino, de acordo com a disponibilidade da equipe da Universidade. Foram atendidas cerca de 295 crianças, da Educação Infantil ao 5º ano, que ficaram encantadas com a forma de abordagem da palestra.

Nas turmas de Educação Infantil ao 3º ano, foi apresentada uma peça de teatro relativa ao assunto, com a participação da Enfermeira Chefe, Helena Sava, e também, seus alunos: Angélica Alves, Camila Veiga , Cinthia Rocha, Maycon Fernandes, Paula Rita Dias e Wendel Lima. As crianças destas turmas tiveram muito interesse em acompanhar a peça teatral e gostaram muito da mesma, querendo conhecer os personagens e quem os estava interpretando. Foi um momento encantador para as crianças. Além de educativo,  levando em consideração que a Pediculose é um assunto de grande relevância na instituição, assim relatada pela equipe pedagógica da Escola.
Já nas turmas de 4º e 5º anos, o assunto foi o mesmo, porém a abordagem diferente. Levando em consideração a maior faixa etária destas crianças, a ação foi conduzida em forma de palestra/bate-papo, onde a mediadora foi a outra Enfermeira Chefe presente na atividade, Ana Paula Cândido. Foi uma conversa em que a Enfermeira pode expor novas informações e casos de Pediculose, alguns mitos e verdades, que já vêm passando de geração em geração. Mas principalmente ouvir das crianças quais são as principais dúvidas relativas ao assunto, evidentemente, sanando-as. Foi notória a participação ativa dos alunos, e como a atividade importante para as turmas.
Outro ponto positivo a ser ressaltado foi a receptividade das crianças com o grupo palestrante, foram muito carinhosos e atenciosos. A equipe ficou impressionada e muito satisfeita com as crianças, principalmente com o trabalho que pôde ser desenvolvido. Brevemente, esperamos agendar a mesma atividade para o turno da tarde.
Por fim, a equipe do Bairro Educador Inhoaíba agradece imensamente a Equipe Unisuam de Enfermagem, pelo trabalho desenvolvido, e também à Equipe Pedagógica da Escola, pelo espaço cedido e pela organização notável no momento da atividade. Mais uma demonstração de integração de comunidade escolar e potencialidades locais, um dos objetivos do Projeto Bairro Educador.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

CIEP Olof Palme (BE Bangu) na Trilha Educativa da Metamorfose

“Eles são um desafio”, essas são as palavras do professor de teatro Luiz Fernandes sobre a turma de 3º ano do CIEP Olof Palme que em parceria com BE Bangu está ajudando a desenvolver a trilha educativa “O que é metamorfose?”. A solicitação foi feita pela Coordenadora Pedagógica Marília Mello, e começamos a trabalhar com os alunos que possuem mais dificuldade na aprendizagem. O objetivo principal: TRANSFORMAR A REALIDADE, TRANSFORMAR O ALUNO.


Bastou uma conversa com a professora Luciana para percebemos uma estratégia de trabalho. Apesar da dificuldade em ler e escrever, os alunos possuem muita facilidade para trabalhar com musica, então, a trilha se desenhou através de um musical, que compõe algo que eles estão aprendendo nas aulas de ciência (Cientistas do Amanhã): “Os ciclos da vida”. O que se conectou perfeitamente com a proposta de metamorfose.


O musical surtiu muito efeito, pois as crianças juntam a diversão transformando (metamorfoseando) a escola e o aprendizado em um simples: “prazer de estudar”. Percebemos o avanço desta turminha na educação e na cultura. Demonstrando cada vez mais uma mudança de comportamento e respeito ao próximo. Ao chegar à sala de aula foi perceptível que a motivação é o ponto principal para que essas crianças desenvolvam o prazer de aprender.


Através dessa proposta, o BE Bangu desenha uma verdadeira metamorfose. E seguindo os caminhos de Kafka, onde a escola: “... eras para mim uma janela através da qual podia ver as ruas. (Que) Sozinho não o podia fazer.”

A apresentação será realizada no dia 03 de junho para toda a escola como uma forma de motivação dos demais.

Bairro Educador Bangu e Agentes de Endemias contra a Dengue

O Bairro educador Bangu está chegando mais uma vez para somar forças com as escolas e agentes de endemias contra o mosquito da Dengue. O bairro é um dos recordistas em casos de suspeitas de Dengue e é através desta informação que o Bairro Educador se sente responsável em trabalhar a prevenção na comunidade do Taquaral, por meios educativos. Para que esta ação se torne possível, contamos com dois agentes multiplicadores importantíssimos: os estudantes e os agentes de endemia.

O Gestor de Projetos Leonardo Antunes e a Agente de Endemias  Ana Paula Della Corte
Em parceria com o Posto de Saúde local Eithel Pinheiro Lima, o BE Bangu está desenvolvendo a trilha educativa “Quem é aedes aegypti?”. Esta extensão da sala de aula será realizada em forma de palestra, vídeo e peça de teatro, e a primeira escola a realizar esse trabalho será a E.M. Edson Carneiro. Os alunos se tornarão agentes multiplicadores, realizando no dia 1º de junho uma caminhada informativa, como os agentes de endemias, distribuindo panfletos, e visitando casas ao redor da escola.


O Bairro Educador apóia essa iniciativa entendendo que desta forma teremos os melhores agentes multiplicadores e a melhor forma de prevenção. 


Reunião sobre Grêmio Estudantil agita 10ª CRE e escolas do Bairro Educador Paciência


As Escolas Municipais Marechal Pedro Cavalcanti e República Árabe da Síria participaram da reunião convocada pela 10ª CRE, com o objetivo de repassar as normas de responsabilidades da Comissão Eleitoral no processo de eleição das formações dos grêmios estudantis. Os estudantes foram acompanhados pelas Gestoras de Projeto Rejane Silva (BE Paciência) e Renata Bhering (BE Cantagalo), e se mostraram motivados em participar das eleições. Além da reunião, os alunos participaram de uma oficina de formação de grêmio ministrada por Renata, explicando de forma lúdica todo o caminho desse funcionamento.

Equipe Unisuam de Enfermagem visita a C.M. Profª Eugênia Maria Veloso Marchese


Na quarta-feira, dia 18/03/2011, a Creche Municipal Professora Eugênia Maria Veloso Marchese,(BE Inhoaíba), recebeu a visita da Equipe de Enfermagem Unisuam, representada pelas Enfermeiras Helena Sava, Ana Paula Candido e Adriana dos Santos Vieira que ministraram uma palestra sobre Pediculose, direcionada aos Pais presentes na reunião da instituição. Esta visita foi proporcionada pela parceria entre a equipe do Bairro Educador local e as representantes do curso de enfermagem da universidade.

Em um primeiro momento as enfermeiras foram recepcionadas pela Diretora da Instituição, Sônia Norberto, que demonstrou cada espaço da creche e o excelente trabalho que é desenvolvido.

Já a palestra teve grande participação de Pais e Responsáveis, não somente pela freqüência (44 pessoas), mas também pela participação ativa do público. Afinal, a Pediculose é um assunto de extrema relevância nas instituições de ensino, principalmente nas menores faixas etárias, quando as crianças não têm autonomia de cuidado e higiene pessoal.

A equipe Unisuam teve uma abordagem muito interessante ao relatar o que é verdade e o que é mito quando se trata de Pediculose, pois a partir deste gancho foram desmistificados alguns hábitos tradicionais, muitos deles caseiros, que não são indicados no tratamento. Foram parte do debate também, os métodos de evitar ou livrar-se de piolhos, os medicamentos que devem ser usados, os que devem ser evitados, etc. Foram todas informações primordiais não somente ao tema exposto, mas também foi uma espécie de provocação à atenção e cuidados básicos com a saúde de uma forma mais ampla, geral.  

 A ação proporcionou também, um dos objetivos principais do Projeto Bairro Educador, que é a integração entre Instituições de Ensino, Potencialidades Locais, neste caso a Universidade Unisuam e Comunidade Escolar. São momentos de diálogo, sempre respeitando à cultura local e contemplando as problemáticas levantadas pelos grupos de referência do Bairro (Escola, Creche, CEC, Grêmio, etc.). 

 Ao final da atividade foi visível perceber a satisfação dos Responsáveis, da equipe pedagógica da Creche, e também da própria Equipe Unisuam. Nós, do Bairro Educador, esperamos sempre promover ações agradáveis e de tamanha importância, como esta realizada na Creche. 

Agradecemos imensamente à Equipe Pedagógica, pelo espaço e organização do evento. E agradecemos também a Equipe Unisuam de Enfermagem pelo grande trabalho realizado na instituição, e principalmente com a parceria com o BE Inhoaíba.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alunos e professoras da E.M. José Linhares sobem a Comunidade do Cantagalo na Trilha Educativa "Repensando, recriando e reescrevendo a história do planeta: Preservar não é um bicho de 7 cabeças!"

As trilhas educativas são extensões da sala de aula e nada mais prazeroso e eficaz que ter aula nas ruas da sua comunidade. Por isso, na última segunda-feira o Bairro Educador do Cantagalo Pavão-Pavãozinho promoveu junto à Escola Municipal Presidente José Linhares a Trilha Repensando, Recriando e Reescrevendo a História do Planeta: Preservar não é um bicho de 7 cabeças!


O objetivo da trilha, que terminará em dezembro de 2011, é contribuir para o desenvolvimento integral das crianças. Desde o início do ano a trilha tem trabalhado os conteúdos de português, matemática e ciências de acordo com as orientações curriculares, através da temática meio ambiente e tem como referência principal, o território onde os alunos moram: a comunidade do Cantagalo, Pavão, Pavãozinho.


Além disso, a trilha também está contribuindo para a formação de uma rede local de apoio à comunidade escolar. As trilhas educativas podem ser entendidas como caminhos pedagógicos, isto é, percursos de aprendizagem, em que campos diversos do conhecimento organizam-se como contextos temáticos. Os espaços da comunidade são tomados como espaços educativos na rede sócio-pedagógica do bairro-escola, e são aprimorados a partir das propostas pedagógicas elaboradas na perspectiva da educação integral.     


Para garantir a execução destas trilhas, a E.M Presidente José Linhares e o Bairro Educador promoveram uma aula itinerante nas ruas e espaços da Comunidade do Cantagalo. Os alunos partiram da escola José Linhares, que fica na Rua Barão da Torre em Ipanema, e caminharam em direção ao prédio onde funciona o CIEP João Goulart e projetos sociais localizados dentro da comunidade.


Ao longo da trilha, os alunos encontraram parceiros que discutiram as questões ambientais de acordo com as iniciativas dos seus projetos. Em companhia de professoras, e com o apoio da UPP e das Mulheres da Paz, 60 (sessenta) alunos subiram no elevador do Metrô de Ipanema até o Mirante da Paz onde encontraram os parceiros da CEDAE que fizeram uma discussão sobre água potável versus água do mar. Posteriormente, entraram na comunidade e, na Quadra de Esportes do Quebra, fizeram uma discussão sobre o lixo.


A caminhada continuou até chegarem ao Espaço Verde do Projeto Criança Esperança, onde foi explicada a importância da horta comunitária e da vegetação. Após, o grupo brincou o jogo Água para todos da CEDAE, tomou sucos preparados pelas nutricionistas da Clínica da Saúde da Família, discutiu junto às nutricionistas alimentação saudável e qualidade de vida e, em seguida foi até o AfroReggae onde os alunos receberam orientações sobre reciclagem a partir da experiência da equipe do grupo cultural que confecciona fantasias com materiais reciclados. Por fim, a turma retornou a escola.


Vale destacar que a iniciativa além de trabalhar as questões ambientais, a partir do meio socioeconômico cultural dos alunos, permitiu às professoras da escola ter contato direto com esse meio, ou seja, as professoras conheceram, pela primeira vez, a comunidade em que seus alunos moram.


A trilha mostrou que é parte integrante de um projeto educativo o fomento ao diálogo entre as escolas e outras organizações educadoras e culturais do bairro para a promoção e o fortalecimento de ações que levem ao desenvolvimento integral dos alunos.