Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Oficina de Sexualidade para os alunos do 5º ano no CIEP Posseiro Mário Vaz

Na última terça-feira dia 07/06, no CIEP Posseiro Mário Vaz, em Guaratiba, realizou-se a Oficina de Sexualidade com os alunos do 5º ano. O projeto Criança é Vida: Educação Sexual – Sexo, Amor e Responsabilidade para crianças de 10 a 12 anos foi uma iniciativa do Bairro Educador com o Instituto Criança é Vida, atendendo as Escolas Municipais.


O projeto consiste em seis encontros, cada um com uma temática diferente a ser desenvolvida com as crianças, uma veze por mês. Os temas a serem abordados são:
          1º encontro: Sexualidade e Amor – O que é, O que não é.
          2º encontro: Homem e Mulher: Corpo e Comportamento
          3º encontro: Eu sou Assim: Corpo e Autoestima.
          4º encontro: Comportamento Sexual, Decisões.
          5º encontro: Concepção, Gravidez e Nascimentos.
          6º encontro: Direito e Cidadania


Todos os oficineiros que realizam os encontros com os alunos são capacitados pelo Instituto Criança é Vida, e aprendem a replicar os diferentes temas nas escolas por meio de uma linguagem voltada para a faixa etária dos discentes.


Conseguimos abranger 50 alunos do 5º ano e a oficina foi bem recebida pela coordenação da escola, professores e alunos. A própria coordenação e os professores demonstraram a importância da discussão deste tema com os alunos, pois a região apresenta grande índice de gravidez na adolescência, sendo diagnosticada a falta de informação e preparo, além das dúvidas existentes por parte dos alunos.


Em relação à receptividade dos alunos, se deu de forma satisfatória. Começamos a oficina expondo para os mesmos que este era o momento e o espaço em que eles poderiam colocar suas dúvidas e estavam livres para falar o que sentiam. A oficina consistia em debate com os alunos sobre sexualidade e os diferentes tipos de amor, produção de cartazes, interpretação de música e discussão sobre os sentimentos (como, raiva, medo, tristeza, alegria e felicidade).


Os alunos tiraram suas diversas dúvidas e se posicionaram de modo satisfatório quanto ao conteúdo e a perspectiva da oficina. Surpreendeu-nos também o entusiasmo dos alunos, quando dissemos que teríamos um encontro por mês. Creio que esta manifestação reflete a necessidade dos alunos em conversarem sobre este tema de relacionamento e sexo, ainda mais por ser um espaço aberto onde podem se posicionar de modo livre e sem medo.


O grande valor destas oficinas é justamente a sua continuidade, possibilitando maior reflexão e impacto sobre os alunos. A abertura e transparência do programa também se caracterizam como um grande diferencial das palestras que normalmente são ministradas para este mesmo público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário