Em parceria com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Municipal do Complexo do Alemão, o Bairro Educador planejou um projeto ambiental na Escola Municipal Professora Vera Saback Sampaio. A ideia surgiu a partir do Rio + 20, o objetivo dessa iniciativa foi, através de atividades educativas conscientizá-los sobre a importância da limpeza urbana, do cuidado com o lixo e com o meio ambiente. O projeto teve três momentos: a abertura, o tempo para construir as paródias e no encerramento, o concurso.
A abertura do concurso aconteceu no dia 1º de junho. A escola recebeu o grupo de teatro da COMLURB "Porta Aberta", formado por garis que apresentaram a peça “Sujogro no reino da Limpezolândia”.
peça Sujogro no reino da Limpezolândia |
As paródias foram construídas pelos estudantes do 6º ano, com o apoio de professora da sala de leitura, Sheila Guedes. Em uma, ou duas aulas, já estava tudo pronto e durante duas semanas eles ensaiaram muito.
Depois de tantos ensaios, no dia 16 de junho o professor Natan Santos voltou à escola com seus companheiros Limpezina e Limpezito para conferir as paródias criadas pelos estudantes e escolher a melhor. Nove paródias foram construídas e os estudantes, professores e funcionários da escola premiaram as três melhores com medalhas. Além do concurso de paródias, os estudantes produziram muitos trabalhos com materiais reciclados e com estudos sobre o meio ambiente.
Trabalho produzido pelos alunos |
Todos os grupos foram criativos e as paródias e muito bem elaboradas, o que dificultou na escolha da melhor, mas segundo os estudantes, a mais criativa foi o Rap da Limpeza.
Outra paródia que fez sucesso foi "Movimento da Limpeza", o grupo foi bem criativo e na letra da música envolveu as outras escolas do Complexo do Alemão no "Movimento da Limpeza".
O Bairro Educador agradece a parceria com o PAC do Complexo do Alemão, com a FIOCRUZ e com a Comlurb que providenciou o teatro e o transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário