Estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, percorreram a comunidade Chico Mendes (Chapadão), na Pavuna, na última terça-feira, 19 de junho, em uma caminhada contra a proliferação do mosquito da dengue, articulada pela unidade escolar, em parceria com o Projeto Bairro Educador (BE) e o Programa Saúde na Escola (PSE). A ação teve como finalidade mobilizar os estudantes e a comunidade diante dos desafios que a saúde pública tem enfrentado para combater o surto da dengue e conscientizá-los a manterem limpo o local onde residem, evitando o acúmulo de água parada e lixo no entorno da comunidade.
A “Caminhada contra a Dengue” é resultado de uma ação educativa que dialoga com o currículo da escola. Os estudantes, junto com o BE, PSE e professores trabalharam ao longo do 1º semestre em sala de aula, questões como: educação ambiental e apropriação do território onde vivem, criando desta forma vínculos com a comunidade.
Início da passeata |
Os estudantes, acompanhados pela diretora da escola e representantes do BE e PSE distribuíram para os moradores adesivos e panfletos que explicavam como evitar a proliferação do mosquito da dengue na comunidade. Além disso, eles entraram em algumas casas para verificar se haviam focos do mosquito, deram recomendações aos moradores de como prevenir e combater a dengue e recolheram garrafas PET de refrigerantes jogadas nas ruas próximas à escola para reciclagem.
Alunos recolhem garrafas plásticas no entorno da escola |
Estudante e gestora de projetos colam adesivo nas casas explicando como evitar a proliferação do mosquito da dengue |
Segundo Scheila Lisboa, diretora da Escola Municipal Zilda Nunes da Costa, a escola apresentou um número consideravelmente alto de casos de dengue entre os estudantes, principalmente no mês de janeiro. Este foi um dos motivos que levou a diretora a trabalhar o tema da dengue no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que tem como proposta desenvolver atividades educativas ligadas a área da saúde.
A diretora elogiou a atuação do BE na unidade escolar e ressaltou que a parceria com o projeto além de auxiliar no aprendizado dos estudantes, também serviu para criar uma aproximação entre os responsáveis e a escola.
“O Bairro Educador é o principal responsável por integrar a escola, os estudantes, a comunidade e os responsáveis. A caminhada contra a Dengue é uma iniciativa que gera uma maior visibilidade da escola, tanto na comunidade, como na área da educação, em geral.”
De acordo com a estudante Daniele Torres, todos devem se preocupar com a própria saúde e com a preservação do meio ambiente, não deixando água parada e lixo nas ruas.
“Espero que essa caminhada sirva de exemplo para todo mundo. Vou ensinar para a minha família tudo que aprendi hoje, pois todos juntos podemos salvar o planeta”.
Já o estudante Ryan Maurício dos Santos contou o que aprendeu durante a ação educativa.
“Aprendi que ao invés de jogarmos as garrafas plásticas no lixo, podemos reciclá-las para produzir brinquedos, sofá, vassoura, etc. Com essa caminhada aprendi que a dengue pode ser evitada, mas isso depende de cada um de nós.”
A moradora da comunidade Chico Mendes, Maria Aparecida da Fonseca, afirmou que próximo à sua casa há um terreno abandonado que apresenta focos do mosquito da dengue e elogiou a mobilização por parte da escola, levando os estudantes para auxiliar os moradores nos cuidados contra a dengue.
“Isso que vocês estão fazendo hoje aqui na comunidade é muito importante, pois esses alunos são o exemplo de que é preciso haver união para combatermos a dengue.”
Por Ana Paula Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário