Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aprendendo com o grafite!

No dia 23 de agosto, em parceria com o MetrôRio, o Projeto Bairro Educador Pavuna levou o Projeto Copa Grafite para a Escola Municipal Escultor Leão Velloso.

O Projeto Copa Grafite é uma iniciativa do MetrôRio que propõe a realização de oficinas de grafite nas escolas públicas tendo como culminância um concurso no mês de outubro para grafitagem de partes do muro da linha 1 do MetrôRio que vai da Pavuna até São Cristóvão, envolvendo as comunidades em torno das unidades escolares do bairro. As oficinas de grafite são conduzidas pelo artista Airá (O crespo) e as escolas participantes foram indicadas pelo Projeto Bairro Educador levando-se em consideração a proximidade das unidades em relação às estações do Metrô.


A proposta contempla também a participação não somente dos estudantes, mas também de pessoas da comunidade e participantes de oficinas em outras unidades escolares integrantes do projeto, ampliando a possibilidade de articulação dos artistas do bairro, demais lideranças comunitárias e os próprios estudantes da rede municipal de ensino.


A oficina de grafite contou com a participação de 31 estudantes do 7º ao 9º ano, de acordo com o interesse por eles demonstrado, e foi organizada em dois momentos: o primeiro, onde o intuito foi apresentar aos participantes o que é e de onde vem o grafite e trabalhar com eles o princípio desse estilo artístico, que é o desenho de letras estilizadas. A partir daí, foram exercitadas composições na superfície, combinação de cores e precisão dos traços.


No segundo momento, o exercício passou para a grafitagem propriamente dita, ampliando os desenhos feitos no momento anterior e colorindo-os. No final, foi produzido coletivamente um painel e dada uma demonstração técnica de uso do spray. Ao término da atividade, com a participação dos estudantes, o nome da escola foi grafitado no muro externo da Unidade Escolar, reforçando o processo de mudança positiva que vem ocorrendo na Escola Municipal Escultor Leão Velloso.



Para o Bairro Educador, atividades como essas são importantes, porque incentivam a percepção de uma escola aberta, dialógica e estimulam a participação efetiva dos estudantes, algo fundamental para incentivar a permanência interessada na escola e um incentivo a participação democrática e responsável deles no cuidado com a unidade escolar e com a própria comunidade. Ao mesmo tempo, eles são incentivados a perceber o grafite como arte urbana, meio de expressão de cultura e de valores sociais, que se constitui como um recurso de aprendizagem e descobertas importantes na vida de qualquer jovem.

Por Déborah Sobrino e Adriano de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário