Páginas

terça-feira, 9 de abril de 2013

A escola como espaço de convivência e de aprendizagem


Os estudantes do 4º, 5º e 6º ano da Escola Municipal Olímpia do Couto, Bairro Educador Irajá, reuniram-se no dia 09 de abril, na sala de leitura para confeccionar cartazes com desenhos representando a unidade escolar onde estudam. Atendendo a proposta do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, que tem na fundação da cidade do Rio de Janeiro seu tema central, esta foi mais uma atividade que tem por objetivo a valorização e o reconhecimento do bairro e da escola.


Os estudantes formaram quatro grupos diferentes, e cada qual confeccionou seu próprio cartaz representando a escola. Durante a atividade, eles foram estimulados a pensar a escola como espaço de convivência e de aprendizagem. A confecção dos cartazes também incentivou a cooperação e o trabalho em grupo.


Ao final da atividade alguns alunos tiraram fotos exibindo sua “arte” e foram informados de que as mesmas ficarão expostas em um mural, o qual irá comportar diversas atividades desenvolvidas pelo Bairro Educador na escola.


Os resultados esperados da atividade foram que os estudantes percebessem a relação entre a dimensão de um determinado espaço ou território do mundo real e a sua representação no papel e que se sentissem estimulados e incentivados à pesquisa e a escrita, utilizando recursos tecnológicos, bem como reconhecessem a história do bairro onde vivem. A avaliação final é que esses resultados foram alcançados de forma satisfatória.


A ação, mais uma vez contou com a colaboração de Márcia Paiva, educadora comunitária do Programa Mais Educação, e que já está planejando, junto ao gestor de projeto do BE, as demais atividades, como a visita à Nave do Conhecimento e uma oficina de blog, onde os alunos poderão relatar e divulgar as atividades realizadas na unidade escolar.

Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário