Os
estudantes da Escola Municipal Olímpia do Couto, Bairro Educador Irajá, participaram
no dia 04 de abril, de mais uma atividade de mapeamento e reconhecimento do território
envolvendo os alunos dos 5º e 6º ano. O objetivo da ação, que contou com a
participação de alunos do contra turno da tarde, foi levar os estudantes a (re)
conhecer um pouco da história do bairro onde vivem.
Participaram
da ação, o gestor de projeto Diogo Dutra e a educadora comunitária do Programa
Mais Educação, Márcia Paiva, que organizou e mobilizou os estudantes para a
atividade.
Como
motivação para a ação foram pensadas as seguintes questões:
- Refletir junto aos alunos sobre o local onde está localizada a escola em que eles estudam;
- Estabelecer as relações de pertencimento da escola em relação ao bairro de Irajá e à cidade do Rio de Janeiro;
- Apresentar a origem do nome do bairro “Irajá” como "Lugar que dá (faz) mel" em função dos índios que ali foram empregados no trabalho dos engenhos de açúcar que, desconhecendo o produto, atribuíam ao açúcar a semelhança na doçura do mel;
- Explicar que Irajá é um dos bairros mais antigos do Brasil, possuindo mais de 400 anos.
Essas
orientações possibilitaram trabalhar a história de formação do bairro, sua
importância e alguns elementos presentes em sua paisagem.
Posteriormente,
no desenvolvimento do trabalho, os educadores motivaram os estudantes a
produzirem em uma folha de papel o trajeto que eles fazem de casa até a escola.
Em seguida, eles localizaram o bairro e a escola no Google Earth e, a partir da localização da escola, eles identificaram
o trajeto da Olímpia do Couto até suas casas. Outro ponto importante da
atividade foi quando os estudantes foram solicitados a observarem e descreverem,
em uma folha de papel, os pontos do bairro reconhecidos por eles. Alguns desses
pontos foram o cemitério de Irajá, o Ceasa, o Conjunto Habitacional do
Amarelinho e a Avenida Brasil, além da própria unidade escolar onde estudam e
da Escola Municipal Sebastião de Lacerda, que fica ao lado.
Por
fim, os estudantes produziram desenhos com suas representações sobre o bairro. O
desenvolvimento do mapeamento do território junto aos estudantes é parte
fundamental de uma série de outras atividades que estão sendo planejadas para o
semestre com o intuito de levar os estudantes a reflexão sobre o bairro onde
vivem e estudam, procurando mostrar a importância de conhecer os seus espaços
de convivência.
Por Diogo Dutra
Nenhum comentário:
Postar um comentário