Páginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Projeto Hera trabalha ícones do Bairro Santo Cristo com os alunos da Trilha Sankofa


 A quarta atividade da Trilha Educativa Sankofa contou com a parceria do Projeto Hera.  O Projeto foi desenvolvido pelas alunas do curso de Design da Puc-Rio: Bettina Birmarcker, Maria Claudia Fialho, Marina Lazzarotto e Patricia Boechat teve como objetivo principal  promover um encontro entre o passado e os dias de hoje a fim de reinventar a relação do individuo com o seu meio.


“Nosso projeto procura, por meio de uma intervenção urbana, melhorar e transformar a relação do indivíduo com seu meio. O projeto, realizado no bairro do Santo Cristo, consiste em um jogo de azulejos que juntos, mapeiam ícones ou lugares, construções, que já foram icônicas naquele local, fazendo com que as pessoas conheçam, pensem e protejam a história do bairro.” Texto extraído do relatório do Projeto, 2012.

 Os azulejos foram a forma de revitalização do espaço adotada pelo projeto, neste pôde-se  explicar a importância de alguns  locais que são ícones daquela região. Dessa forma, esperava-se que as pessoas entendessem, os porquês deveriam prestar mais atenção e ter mais cuidado com os mesmos. Os ícones escolhidos foram: a Igreja Santo Cristo dos Milagres, a Fábrica da Berhing, os Sobrados e o Conjunto Habitacional dos Marítimos.


Por ter objetivos muito parecidos com os da Trilha Educativa Sankofa a inserção do Projeto Hera foi muito importante às atividades da Trilha no BE Santo Cristo. A primeira atividade em parceria ocorreu nos dias 08 e 10 de maio, respectivamente nas Escolas Municipais General Mitre e Francisco Benjamim Galloti com a finalidade de apresentação do trabalho desenvolvido pelas as crianças das escolas participantes, neste dia além de trabalhar o significado da palavra iconografia os alunos também foram convidados a continuar o projeto escolhendo os ícones importantes para eles no bairro.

Foi possível perceber que muitos lugares e pessoas do Bairro do Santo Cristo são  significativos para os estudantes,  os principais ícones levantados por eles foram:  a Casa Amarela, a Rodoviária Novo Rio, a Vila Olímpica da Gamboa, Pedra do Sal, a Capela do Cruzeiro, o Relógio da Central, o Morro da Providência, o Morro do Pinto e o Cemitério dos Ingleses.
Por Jessica Tamara

Nenhum comentário:

Postar um comentário