A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

CIEP Antoine Magarinos Torres Filho recebe visita do Prefeito Eduardo Paes

O prefeito Eduardo Paes visitou, na última sexta-feira, o CIEP Antoine Magarinos Torres Filho (BE Borel), para o lançamento do Programa Saúde Escola, que irá atender aproximadamente 100 mil alunos, das 161 Escolas do Amanhã.
Serão 160 equipes fixas e oito móveis, trabalhando com ações preventivas, integrando a rede de educação ao Programa Saúde da Família. Cada unidade móvel conta com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal.

Além do prefeito, compareceram ao evento de lançamento do programa no Rio o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, o secretário Estadual de Saúde e Defesa Civil, Sergio Cortes, o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, o gestor do Programa Escolas do Amanhã, André Ramos e a coordenadora da 2ª CRE Maria Inês Brazuna.

Para o prefeito, este programa irá formar uma geração saudável de carioquinhas melhorando a educação, a saúde e a vida familiar dos estudantes. Ainda segundo ele, levar saúde as escolas permitirá que estas crianças melhorem o desempenho escolar e frequentem mais a escola.
Apresentação dos alunos do CIEP
A equipe do Bairro Educador fez articulações no local e alguns de seus parceiros para o local. Estiveram presentes parceiros como a Rádio Grande Tijuca, Fundação São Joaquim, Jovens Com Uma Missão (JOCUM), Obra Social Santa Cabrine, Paróquia São Camilo, Companhia de Dança Petite Dance, entre outros.       
Sec Educação Claudia Costin com Gestores de Núcleo José Roberto e Bruno Lopes

E.M. Manoel Porto Filho vai ao Teatro e cai na folia

 
Muitos foram pela 1ª vez no Teatro


Na última quinta-feira, 24/02, os alunos da EM Manoel Porto Filho (BE Paciência)foram ao Teatro João Caetano assistir à peça “É com essa que eu vou”.  Parceria do Bairro Educador com a Companhia Teatral XYZ.

A atividade não foi só um passeio, a visita faz parte da Trilha Educativa “Respeitando as Diferenças” construída em conjunto com o Professor Anderson (Português) e o Professor Nelton (História). Tópicos como a valorização da mulher, trabalho, família e classes sociais foram expostos aos alunos e serão debatidos em sala de aula pelos professores ao longo do ano. Com isso, os alunos tiveram no teatro uma apresentação divertida do conteúdo trabalhado em sala de aula.
Com esse evento, os alunos sugeriram um Baile de Máscaras, o Baile do Manoel, que ocorrerá na próxima quarta-feira (02/02) e os Professores envolvidos fizeram uma pergunta aos alunos: Por que usamos máscaras no Baile? E a nova atividade dos alunos da Trilha é descobrir os mitos por trás do carnaval e as máscaras em diversas culturas. Com essa proposta, os alunos do 9º ano serão divididos em grupos para pesquisar e tentarem reproduzir as Máscaras que enfeitarão o Baile da Manoel Porto Filho.

No caminho para o Teatro, os alunos observaram com muita curiosidade as frases escritas nas pilastras do Viaduto do Caju. O Professor Anderson, junto com as Gestoras Tatiana Branca e Suely Firmino explicaram sobre as frases e falaram um pouco sobre o Profeta Gentileza. A Frase Gentileza gera Gentileza virou um mote entre os alunos. E agora compõe a trilha educativa Respeitando as Diferenças. Após o Carnaval, os alunos em conjunto com a Oficina de Artes do “Mais Educação” irão propor trabalhos sobre  José Datrino, o Profeta Gentileza. Essa atividade será trabalhada com o Professor Anderson de Língua Portuguesa para que estejam ligadas ao conteúdo da sala de aula.
No caminho, o profeta Gentileza vira tema de sala de aula
“O evento proporcionou aos alunos da periferia da Cidade a possibilidade de apreciar espetáculos culturais que é fundamental para a formação de suas identidades. Sobretudo se o espetáculo em questão é de samba, nossa musica genuína, que é parte substancial da identidade Nacional. Além disso, o repertorio do espetáculo, “É com esse que eu vou”, é riquíssimo, o que possibilita uma ferramenta de trabalho excelente, que pode ser explorada em sala de aula por varias disciplinas”. – Professor Anderson, Língua Portuguesa.

Em conjunto com a Direção da escola a intenção é ocupar os espaços de pichação na escola e na comunidade com frases dos alunos e do próprio Profeta. 

Noel dá samba também na Internet!

A E.M. Noel Rosa, integrante do Bairro Educador Morro dos Macacos recebeu a equipe do projeto para uma Oficina de Jornalismo Virtual nesta quinta feira, 24 de fevereiro.
Para a primeira turma da oficina, foram explicados os mecanismos de comunicação, listadas as ferramentas de uso freqüente pelos estudantes e uma conversa sobre segurança na Internet, parte fundamental para alunos na idade dos meninos, entre 10 e 13 anos. Os 28 estudantes se dividiram em grupos e construíram suas páginas, participando de todas as etapas, todos animadíssimos

A segunda turma, com 30 alunos e mais alguns curiosos, participaram ativamente da oficina, com direito à um passeio pela escola para apresentação dos espaços preferidos e uma divisão de tarefa que promete muitas novidades pelo ano nesta escola: pesquisadores, fotógrafos, redatores, todos compartilhando o espaço virtual e físico, construindo juntos cada pedacinho desta nova ferramenta que chega à E.M. Noel Rosa.
O Bairro Educador vai acompanhar os pequenos comunicadores. Vai dar um ótimo samba!!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Apresentação do Bairro Educador Irajá e Vicente de Carvalho

Na tarde de segunda-feira dia 21 de fevereiro de 2011, foi realizada uma reunião com a 5ª Coordenadoria Regional de Educação, com a finalidade de apresentar o projeto Bairro Educador.

A coordenadora Célia Regina Napole, a assessora de integração Vera Delgado, a gerente Evanilda F. Negreiros Costa, a secretária Maria Margarida da S. Carvalho e o elemento de assessoria de interação Sidnéia da Costa, mostraram-se receptivas com a equipe do projeto: os Gestores de Núcleo Adriano de Araujo e Mary Lança e pelas Gestoras de Projeto Ana Carolina Duarte e Déborah Sobrino.
No transcorrer da conversa, a coordenadora da CRE relatou que participou da inauguração do Bairro Educador do Borel, e que parte do corpo docente já conhece o projeto. Célia Regina explicou que mesmo sem ter ainda o Bairro Educador oficializado nas escolas, há algumas ações desenvolvidas nas unidades de ensino inspiradas nas idéias de uma educação em diálogo com os potenciais educativos e culturais do Bairro e da cidade. Ao término da reunião ficou acordado que a CRE entrará em contato com a direção, os professores e os educadores comunitários das escolas envolvidas no projeto, e com as demais escolas envolvidas no programa “Escola do Amanhã” para apresentação de um encontro sobre o Bairro Educador.

A equipe do Bairro Educador agradece a receptividade e acolhida da 5ª CRE, representada por sua coordenadora Célia Regina Napole e reforça o compromisso do Bairro Educador com uma educação integral de qualidade.

Uma semana de novidades no Borel

Nossa equipe esteve acompanhando e executando, em parceria, várias ações com as escolas que compõem essa jornada do nosso projeto. 

No começo da semana tivemos a sensibilização dos professores na E.M Dr. Marcelo Cândia com a participação da nova equipe do gerente de núcleo José Roberto Lobo, responsável também pelo BE Macacos e Be Salgueiro|Turano. Ainda na escola, retomou-se a atividade de musica, parceria com a ONG Jovens com uma Missão – JOCUM.
As equipes estão em processo de apropriação do projeto e “circulando” pelos BEs já consolidados, para conhecer os trabalhos realizados e desenvolver os seus também. 

E já estão desempenhando essa função muito bem! Segundo o gestor de projetos do BE Salgueiro/Turano, Luiz Renato Padilha, “A oportunidade de participar de algumas atividades no BE Borel, contribuiu para um maior entendimento de como se dá a prática e a inserção do projeto Bairro Educador nas comunidades, é interessante ver o carinho com que as escolas nos recebem e nos tomam como parceiros na construção do processo educativo de suas crianças”, afirmou.

No CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, aconteceu a apresentação da Trilha Educativa para a coordenação da escola, além da chegada da atividade de capoeira com nosso parceiro Alexandre “Mestre Rato”, da Associação Rio Capoeira, que já atende a E.M. Borel e a Creche Municipal Raio de Sol. E a novidade esperada, a parceria com a Escola de Dança Petite Danse, como oficina do Projeto Mais Educação.

Quanta coisa boa! E para finalizar, mais um parceiro descoberto, a Associação Madre Cabrini, com um espaço amplo e arborizado, contando com um bondinho que faz o trajeto da associação até a floresta da Tijuca, servindo de apoio às ações como trilhas educativas, contação de histórias e outros projetos.

Apresentação do Projeto Bairro Educador para 6ª CRE

Na tarde de quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011, foi realizada uma reunião entre a equipe do Bairro Educador Pavuna e a 6ª CRE com a finalidade de apresentar o projeto.


A coordenadora Rejane Pereira Faria da Costa juntamente com a assessora adjunta Rita de Cássia de Aguiar e a diretora do GED Kátia Barbosa da S. Peras mostraram-se receptivas para com a equipe do Bairro Educador, composta pelo Gestor de Projetos Especiais Bruno Lopes, o Gestor de Núcleo Adriano de Araújo e pelas Gestoras de Projeto Ana Carolina Duarte e Déborah Sobrino.

Equipe da 6ª CRE
No transcorrer da conversa, a equipe da CRE relatou suas expectativas com o trabalho do Bairro Educador nas escolas, assim como explicitaram de forma clara a realidade de cada escola abrangida pelo projeto. A equipe da CRE mostrou disponibilidade em auxiliar sempre que necessário.
Ao término da reunião ficou acordado que a CRE entrará em contato com a direção, os professores e os educadores comunitários das escolas envolvidas no projeto, para um encontro no auditório da CRE com data a marcar.

Inscrições abertas para o Prouni

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana de oficinas e construção do Projeto Político Pedagógico na E. M. Pedro Aleixo: “A Matrícula de Corpo Inteiro”.

 
Na última semana a equipe do Bairro Educador participou da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, cujo tema será “A Matrícula de Corpo Inteiro”.
Inspirado em seu PPP, a Pedro Aleixo viveu uma primeira semana de aula diferente. No primeiro dia professores de Matemática e Educação Física fizeram uma avaliação física dos estudantes, medindo seu peso, verificando a pressão e massa corporal, que serão futuramente acompanhados, e, inclusive, serão utilizados para a realização de trabalhos de matemática.
Os responsáveis também participaram desta atividade e preencheram um questionário sobre o que entendem e sabem da escola e da comunidade, e como esta pode participar mais do cotidiano escolar.
Reunião com responsáveis
Nos dias seguintes, professores e parceiros realizaram diversas oficinas com os estudantes e para fechar a semana, na sexta-feira (18/02), a escola convocou os responsáveis novamente para uma reunião, com direito a opção de horários: 8h, 15h e 19:30h. Neste momento a direção falou sobre o planejamento para 2011 e apresentou aos responsáveis os projetos que atuam na escola como o Mais Educação, Bairro Educador e Ensina!, entre outros.

Gestora de Projetos Maria do Socorro

A equipe do Bairro Educador Cidade de Deus (Maria do Socorro e Francisca Assis) foi convidada a contribuir com a realização das oficinas para os alunos do 3° e 6° ano no dia 16/02 e para alunos do 4° e 7° ano no dia 17/02. Além de integrantes de nossa equipe, convidamos parceiros locais que também participaram e contribuíram bastante.
Na oficina de prevenção a DST/AIDS, realizada em parceria com o Grupo de Articulação Local ACOPROVI, participaram 108 alunos do 6º ano divididos em 2 grupos e 45 alunos do 7º ano. Foram trabalhados os temas: Higiene Corporal, Autoconhecimento, Doenças Sexualmente Transmissíveis, comportamento dos jovens em baile funk e Aborto (assunto que foi solicitado por uma aluna).


Oficina de DST/AIDS
Na oficina de contação de histórias do "Menino Maluquinho contra a dengue” para 40 estudantes do 3° ano, quatro alunas atuaram junto com a equipe do Bairro Educador e do Grupo de Articulação Local ACOPROVI. Foram trabalhados temas como prevenção e riscos provocados pela dengue, com destaque especial para focos que existem na comunidade (próximo da escola tem o Sítio da Amizade que é um dos grandes focos, o que gera um preconceito das crianças pelo lugar). Após a oficina foi realizado um trabalho individual sobre o que cada um entendeu sobre a atividade.

 
Oficina de Contação de Histórias (desenho de um aluno do 4° ano)
A oficina de Reciclagem (reaproveitamento da garrafa PET) foi oferecida por seis mulheres moradoras da comunidade (Espaço Criativo Florescer da ASVI CDD) para 40 alunos do 3° ano. Entre os temas abordados, a origem e destino do lixo, como determinados materiais jogados no lixo contribuem para o desequilíbrio do meio ambiente e como podem ser reaproveitados. Os estudantes aprenderam como fazer uma tartaruga a partir de garrafas pet e cartolina.

Mulheres do Espaço Criativo Florescer da ASVI CDD

Oficina de Reciclagem
Rosalina Brito, moradora e parceira do Bairro Educador, foi responsável pela oficina de desenhos e charges para 40 alunos do 6° ano, trabalhando traços, coordenação motora e autoconfiança.
Oficina de Hip Hop
Nas duas oficinas de Hip Hop oferecidas por Simone Santos, gestora de projetos do Bairro Educador, participaram 35 alunos do 4° ano e 35 do 7° ano, trabalhando leitura e interpretação a partir de letras de música.
Renata Bhering durante oficina de Conhecimento e Comportamento
Na oficina de “Conhecimento e Comportamento” com 19 alunos do 4° ano, a gestora de projetos, Renata Bhering, trabalhou a construção de regras de boa conduta em sala de aula, dinâmica de autoconhecimento e quais tipos de músicas são apreciados por eles.
Na oficina de Jornal-Mural, o Gestor de Comunicação do Bairro Educador, Thiago Maia, trabalhou a organização das informações no texto, o texto verbal e o não verbal, elaboração de manchetes, ilustrações e formatos de texto, além do que é um Jornal-Mural, qual a sua função e como prepará-lo.
Nesta oficina participaram 27 alunos do 7° ano na quinta pela manhã e à tarde, 25 alunos do 4° ano. Divididos em cinco grupos, eles produziram jornais com temas livres para que os alunos desenvolvessem a criatividade. Destaque na parte esportiva para assuntos atuais como a aposentadoria de jogadores e futebol.
Oficina de Jornal-Mural
Na oficina de Informática a moradora e parceiro local, Jane Gomes, trabalhou com 24 alunos, sendo 12 do 4° ano e 12 do 7º ano sobre quais lugares eles gostariam de conhecer e abordou outros temas como "O que eu vejo", "O que eu quero" e "O que eu vou ser", preparando desenhos no computador e pedindo aos alunos que escrevessem sobre o tema.
Oficina de Informática
Gostaríamos de agradecer à direção e aos professores da E. M. Pedro Aleixo pelo acolhimento ao Projeto Bairro Educador e pela ótima semana de trabalho. Com certeza será mais um ano de muito aprendizado para os alunos da escola.

Bairro Educador e SESI/Cozinha Brasil: Uma parceria de sucesso

O Bairro Educador em parceria com o SESI/Cozinha Brasil realizou na Vila Cruzeiro dois cursos sobre aproveitamento integral dos alimentos.
O curso tem como objetivo levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos, geralmente descartados, o curso também estimula as famílias a mudar seus hábitos alimentares.
Nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro o curso foi realizado na Escola Municipal Joracy Camargo, uma das escolas que compõe o Bairro Educador Vila Cruzeiro (BEVIC). Toda a equipe da escola se empenhou na divulgação do curso na comunidade, através de cartazes, folders e na reunião com responsáveis.
Participaram do curso, responsáveis de alunos, merendeiras (os), equipe da Comlurb e moradores da comunidade. Esta integração proporcionou uma ótima troca de experiências que enriqueceu muito as aulas.
No encerramento a nutricionista Natália Coelho, a estagiária Isabel Siciliano e o cozinheiro Reginaldo estavam bastante satisfeitos com o desenvolvimento da turma.
Consideramos que esta parceira articulada pelo Bairro Educador local foi importante para estimular a integração da comunidade com a escola, muito ressaltada pela gestora de projetos Claudia Garcia durante as oficinas.
Já nos dias 14, 15 e 16 foi a vez do Espaço de Desenvolvimento Humano Atitude Social, também na Vila Cruzeiro, receber o curso, que foi realizado pelas nutricionistas Aline Monteiro e Natalia Coelho e os cozinheiros Eduardo Henrique e Vanuzia Filha e a estagiária Isabel Siciliano.
Maria das Graças, adorou participar do curso.“Valeu muito a pena ter participado do curso. Aprendi bastante sobre os alimentos, como usá-los da melhor forma e principalmente a me alimentar de uma forma mais saudável”, afirmou.
Na parte da tarde, 27 participantes compareceram a aula final. Um fato marcante foi a presença de Senhorinha da Conceição, de 83, que era uma das mais animadas na aula. Para ela, nunca é tarde para aprender. “Eu acho que temos sempre o que aprender, que temos que evoluir para acompanhar a sociedade. Cozinho para filhos, netos, então ainda dá tempo de fazer com o que eles se alimentem melhor”, finalizou.
Já Vanessa Santino Rosa, 23 anos, resolveu fazer o curso por outro motivo. “Eu tenho duas filhas em casa, uma de cinco e outra de um ano, acredito que o exemplo delas deve partir de dentro de casa e, se eu me alimentar bem acredito que elas seguirão meus hábitos”.
Os participantes puderam conversar com as nutricionistas responsáveis pelas palestras, sobre o uso consciente dos alimentos, o melhor aproveitamento dos mesmos e como evitar doenças como Diabetes, Hipertensão e alguns sintomas como Prisão de Ventre, Hipoglicemia etc.
Todos os 120 participantes receberam ao final do curso o Certificado de Participação do SESI e um Kit com receitas, avental e touca de cozinha.
O Bairro Educador agradece aos parceiros SESI, E.M. Joracy Camargo, e o Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social e a todos os participantes pela colaboração para o sucesso desta iniciativa.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Equipe do BE Inhoaíba faz apresentação do projeto para a E.M. Gastão Penalva


Gestora de Núclo Karina Trotta durante a apresentação.

Na última quarta-feira, dia 09/02/2011, a equipe do Bairro Educador Inhoaíba fez mais uma apresentação do Projeto, desta vez à equipe pedagógica e corpo docente da Escola Municipal Gastão Penalva, instituição que atende crianças da Educação Infantil até o segundo seguimento, localizada na comunidade Nova Cidade, Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Em um primeiro momento, foi realizada uma dinâmica, na qual os professores teriam de transpor em uma cartolina a idéia central de um “Bairro Educador”, posteriormente tendo que verbalizar esta idéia para o restante do grupo. Foi gratificante observar que as idéias assemelham-se com a proposta principal do projeto e, que a Escola já faz um movimento similar, no qual esperamos potencializar com nossas atividades.
Professoras "discutindo" a idéia de Bairro Educador
Após este momento, fizemos a apresentação do projeto com vídeos e fotos de experiências anteriores, em outros Bairros Educadores, para que o público pudesse ter idéia da dimensão e do objetivo do projeto.
Após a apresentação ficou evidente o interesse da equipe pedagógica e de professores em colaborar com as atividades do projeto, tanto na “tempestade de idéias” quanto na execução destas mesmas atividades.
Esta é mais uma Escola da 9º CRE que tivemos excelente recepção, e temos a certeza de participar de um excelente ano letivo para estas crianças, contribuindo cada vez mais com a Educação.
Aprentação do resultado final pelos professores

Dia de Escola!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cozinha Brasil no BE Cidade de Deus


Nos dias 08, 09 e 10 de feveiro a E. M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho recebeu o Projeto Cozinha Brasil do SESI. Esta ação foi uma parceria do Bairro Educador com a ASVI CDD e Roche, tendo como foco a educação alimentar.
O curso tem como objetivo  levar à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais. Aproveitando ao máximo o sabor e os nutrientes dos alimentos, geralmente descartados, também estimula as famílias a mudar seus hábitos alimentares.


Participaram 67 pessoas, entre professoras, merendeiras, mães de alunos e moradores da comunidade. Os participantes com 100% de freqüência receberam o certificado de participação e um livro de receitas.



Com esta parceria pretendemos ampliar a integração entre a escola e a comunidade e aprimorar a educação alimentar que poderá gerar impactos na melhoria do aprendizado.

A parceria entre Bairro Educador e Cozinha Brasil/SESI se estende aos Bairros Educadores da Vila Cruzeiro (09 a 11 e 14 a 16 de fevereiro) e Complexo do Alemão (16 a 18 e 21 e 22 de março).

Agradecemos e parabenizamos os parceiros envolvidos e a direção da E. M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho pelo sucesso do curso. Que venham os próximos!

Borel tem educação e gargalhada geral!

O gestor de projetos Thiago Sobral, articulando parcerias pela Tijuca, teve uma grata surpresa com o novo parceiro que estava prestes a ganhar. O ator Rodrigo Sant´anna, intérprete de personagens cômicos em programas como A turma do Didi e Zorra Total, além de possuir uma longa carreira nos palcos, é o novo apoio voluntário do Bairro Educador. Ao conversar com Thiago e tomar conhecimento do projeto, Rodrigo se interessou em formar uma parceria em benefício de uma educação com mais divertimento.

Ao chegarem ao CIEP Antoine Magarinos Torres Filho, foram recebidos pela diretora Lenita Vilela e pelas professoras, animadíssimas pela presença do ator. As oficinas de teatro acontecerão às segundas feiras e serão acompanhadas pela professora da sala de leitura, se iniciando no dia 14 de março.

Acompanhe essa estréia junto com o Bairro Educador!


O gestor Thiago, a convite de Rodrigo, compareceu ao novo espetáculo do ator. Abaixo, seguem as fotos.


Rodrigo Sant´anna e Thiago Sobral

Participação do Bairro Educador nos Centros de Estudo das escolas de Manguinhos.

Mural da E.M. Maria de Cerqueira e Silva
Nos dias 02 e 03 de fevereiro a equipe do Bairro Educador de Manguinhos participou dos Centros de Estudos (CEs) do CIEP Juscelino Kubsticheck e E.M. Professora Maria de Cerqueira e Silva, respectivamente.
No CIEP havia 17 participantes entre direção, coordenação pedagógica e corpo docente. Foi destacada a importância de se desenvolver um trabalho a partir da oficina de blog e trabalhar com os alunos o autocuidado e  a autoestima como ponto de partida para a discussão do cuidado para com a escola e com a comunidade. A equipe do colégio foi bem receptiva e trouxe diversas contribuições que servirão para o planejamento de ações futuras.

Gestora de Projetos Mary Lança apresentando o projeto BE

Da mesma forma, houve uma boa participação entre os 20 profissionais da E.M. Professora Maria de Cerqueira e Silva. Neste CE foram convidados a equipe do Bairro Educador Manguinhos e representantes da Fiocruz. Estes trouxeram a proposta de prevenção à dengue na comunidade a partir das escolas do bairro. O BE apresentou o projeto e as possibilidades de intervenções na escola de maneira articulada com os descritores. A coordenadora pedagógica Solange, junto com a diretora Tânia mostraram aos participantes o Tema Gerador das atividades para este ano: Nelson Mandela. O objetivo é trabalhar com os estudantes a referência histórica da comunidade,  a memória do entorno da escola e a importância de Nelson Mandela para sociedade. Os temas transversais serão: memória, etnia, cultura e saúde.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Atualização do curso de desenho do Daniel Azulay na Cidade de Deus

No dia 04 de fevereiro, na Escola Municipal Pedro Aleixo (BE CDD), aconteceu a atualização do curso do desenhista Daniel Azulay, para as professoras que participaram desta ação no começo do mês de janeiro. Estiveram presentes também duas professoras da escola e uma professora do CIEP Luiz Carlos Prestes, indicada para fazer o curso.


O curso, que tem por objetivo trabalhar os descritores das disciplinas de português, matemática e ciências por meio dos desenho, foi apresentado pela coordenadora Vânia, ao diretor da escola, Edmilson e à coordenadora pedagógica, Michele.


Após a atualização, a coordenadora Vânia foi até o CIEP Luiz Carlos Prestes com as professoras e a gestora de projetos do Bairro Educador, Maria do Socorro, e fez uma breve apresentação do curso para as diretoras Maria Marta e Rita Caruso.

Nesta ação, promovida pelo Bairro Educador em parceria com o curso de desenho do Daniel Azulay, as professoras utilizarão a metodologia do curso e cada uma será responsável por uma turma com 30 alunos, em um total de 120 alunos atendidos pelo curso. As aulas divididas em 20 módulos serão dadas no contra-turno e o curso inclui o material dos alunos (apostilas de exercícios e cadernos com os conteúdos os módulos), todos os vídeos (aulas com Daniel Azulay) e material de apoio para as professoras. Ao final será realizada uma grande exposição com os trabalhos dos alunos.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vila Cruzeiro que lê e sonha...

Desde 2008, através da professora Simone Soares, a Escola Municipal Joracy Camargo (BE Vila Cruzeiro) desenvolve um projeto de incentivo à leitura, chamado VILA CRUZEIRO QUE LÊ E  SONHA".

O Projeto começou quando a professora teve a idéia de, toda sexta-feira, incentivar seus alunos a levar  um livro para casa e fazer uma leitura em família. A partir de 2009, o projeto foi aderido por todas as turmas da escola.

Para a Escola Joracy Camargo, a importância do estímulo e participação da família para desenvolver o gosto dos alunos pela leitura é ótima para entrosar a família com o livro.
A participação da família no projeto se deu da seguinte forma:
  • Cuidando do livro para que ele seja entregue sem estar molhado, rasgado ou sujo.
  • Estimulando o manuseio e leitura do livro.
  • Lendo para seu filho ou ouvindo-o ler.
  • Estimulando a criatividade, permitindo que seu filho crie sua história.

Pensando em fazer uma memória do projeto, foi criado em 2010 um caderno para que as famílias escrevessem como foi a experiência da leitura no lar.

"Espero que vocês continuem construindo projetos como este, pois considero muito importante a participação da família na vida escolar do aluno. Foi ótimo perceber que a leitura da minha filha está melhor que no começo do ano e, acredito que até o fim do ano ela estará lendo em perfeitas condições",  Depoimento da mãe de uma aluna que levou um livro para casa.
Além de estimular a letitura o projeto fortalece o vínculo escolar, proporciona o espaço da leitura, além de desenvolver hábitos de leitura nos jovens alunos.

Se o Rio de Janeiro será uma cidade de leitores, Vila Cruzeiro será uma comunidade de leitores. 

Aos profissionais da Educação Infantil

Capacitação na E.M. Borel

Com o objetivo de ter um corpo docente mais qualificado na área de informática, a diretora da Escola Municipal Borel, Kétria Gomes, procurou o Gestor de Projetos do BE Borel, Thiago Sobral, para saber a possibilidade de acontecer uma oficina de comunicação na escola.

Após agendar a visita, na última sexta-feira (04), ocorreu a capacitação dos professores da escola, feita pela equipe de comunicação do Bairro Educador. Durante a atividade os professores tiraram suas dúvidas sobre formatação de textos, tabelas, scanner, edição de fotografias e imagens entre outras coisas.

Segundo o Gestor de Projetos Thiago Sobral a oficina foi muito produtiva. " A partir de agora, as professoras poderão preparar novos materias para ser trabalhado com as crianças na sala de aula", afirmou.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A volta às aulas com mais integração

A Creche Municipal Raio de Sol, que compõe o Bairro Educador do Borel, retomou suas atividades com o corpo docente e demais funcionários nesta quarta feira, dia 02 de fevereiro, com propostas de sensibilização, integração e motivação de sua equipe.


As dinâmicas contaram com a participação da equipe do projeto, os gestores José Roberto e Thiago Sobral, com o objetivo de maior integração entre o BE e a equipe da creche, aprofundando o vínculo do grupo.

Ao final do encontro, todos perceberam a importância do trabalho em grupo e como toda a escola, quando munida do espírito coletivo, em proveito da educação, funciona de uma maneira muito mais saudável e dinâmica.