A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CIEP Pablo Neruda ganha um blog


O CIEP Pablo Neruda, pertencente ao Bairro Educador Rio das Pedras e recentemente integrado ao Programa Escolas do Amanhã da SME, recebeu nesta terça-feira, dia 30/08 a equipe do BE.


O motivo da visita foi a capacitação em comunicação, neste caso a ferramenta escolhida foi o blog, para que as ações do CIEP sejam divulgadas e todos conheçam o maravilhoso trabalho que é feito dentro dos muros desta escola. A diretora adjunta, Kátia Regina participou da oficina junto a Gestora de Projeto do BE Rio das Pedras Giselle Bento, mais a Gestora de Projeto de Comunicação, Danielle Ribeiro, que ministrou a capacitação.


Esperamos acompanhar de perto este blog e divulgar esse espaço de educação e estímulo à criatividade tão comprometido e atuante, como é o CIEP Pablo Neruda.

Notícias da Trilha Educativa: Acelera II em ação

No 1º semestre de 2011, os alunos do Acelera II, da E.M. Professoranda Leila Barcellos de Carvalho participaram de atividades com a equipe do Bairro Educador Cidade de Deus (BE CDD).

A partir de reuniões com as diretoras Neide e Mônica, a coordenadora pedagógica Sandra e a professora Sílvia Rocha, a equipe composta por Maria do Socorro (Gestora de Núcleo) e Francisca Assis (Gestora de Projetos) foi convidada a desenvolver ações focadas nas relações com o outro tendo em vista tratar-se de uma turma com atitudes violentas entre os mesmos e, que de certa forma, este comportamento possivelmente contribuía para a defasagem no aprendizado.

A equipe do Bairro Educador iniciou as ações da Trilha Educativa trabalhando os temas Identidade e Relações Familiares, buscando conhecer mais o grupo e identificar os assuntos que os mesmos gostariam de desenvolver em sala.

Desde o início, a equipe identificou a resistência dos alunos em conversar, expor sentimentos, atitudes de rivalidade entre eles, medo do abandono dos professores e da equipe BE CDD. Por outro lado, os alunos mostravam interesse e capacidade em desenhar, cantar, criar algum material ao término de cada atividade, aspectos que motivaram a criação do nome e da condução da Trilha Educativa: Acelera II em Ação.

Relacionando o trabalho com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que trata de Histórias Infantis, tendo no 1º semestre o foco em Monteiro Lobato, articulamos a ação com os alunos para reflexão e confecção de trabalhos voltados para a culminância da escola realizada no mês de maio. Com o auxílio da equipe BE CDD, os alunos criaram um Varal Musical expondo trechos de músicas criadas e copiadas de diversos estilos musicais como: Hip Hop, Pagode e Funk bem como desenharam situações do cotidiano da Cidade de Deus.

Continuando a relação com o PPP, a Gestora de Projetos, Daniele Ribeiro, esteve na escola confeccionando máscaras baseadas nos personagens de Monteiro Lobato para alegria da garotada!
Articulando os parceiros do Bairro Educador, o Instituto NOOS trabalhou com esta turma o tema da violência nas escolas e do Bullying permitindo aos alunos expressarem os problemas que os mesmos vivem em relação ao tema.

E a equipe foi treinada pelo Instituto Criança é Vida, o que permitiu multiplicação dos temas: Sexualidade e Amor: O que é? O que não é? Homem e mulher: Corpo e Comportamento Anatomia, Fisiologia, Reprodutiva e Relações de Gênero em sala de aula através de debates, dinâmicas, atividades e elaboração de cartazes sempre regados de muitas dúvidas dos alunos e intensa participação.

Por fim, a entrevista da professora Sílvia Rocha após a conclusão da Trilha Acelera II em Ação criada pelo BE CDD: Estou com a turma desde fevereiro. São cinco meses de trabalho, priorizando a alfabetização e a socialização desses alunos, que, por motivos mil, desconhecem princípios básicos, como respeito e educação. O maior problema da turma é a agressividade, tanto física quanto verbal, o que, ao meu ver, reflete todo o contexto de violência vivenciado por eles, não só nas ruas da comunidade, como também em sua casas. Na verdade, eles apenas reproduzem aquilo que vivenciam desde pequenos. No início, o trabalho era desesperador, eu tinha vontade de sair correndo! Mas, acabei encarando o problema de frente e consegui estabelecer certos limites para a turma. Depois, veio o Bairro Educador, que tem ajudado bastante, pois trabalha ,semanalmente, temas extremamente importantes para a socialização, promovendo a descoberta de princípios morais básicos e sua interiorização".


Apesar de os resultados serem em longo prazo, o saldo tem sido positivo. Eles ainda não conseguem se respeitar, mas demonstram menos animosidade, o que já nos deixa muito feliz. E é assim... Um passo de cada vez! A luta continua!


 Por Francisca Giderlândia dos Santos Assis (Gestora de Projetos do Bairro Educador Cidade de Deus).

terça-feira, 30 de agosto de 2011

"Festa do Interior" na E.M. Sebastião de Lacerda

No dia 26 de agosto a Escola Municipal Sebastião de Lacerda, integrante do BE Irajá,  realizou a “Festa do Interior” com a participação de todos os estudantes e equipe docente. O evento foi organizado pela direção da escola.

Na preparação para a “Festa do Interior” a coordenadora pedagógica e a equipe docente organizaram diferentes atividades educativas sobre a cultura nordestina com foco na alimentação.

Com muita organização, criatividade, alegria e dedicação, foi possível notar o cuidado da comunidade escolar na realização da festa, seja no que se refere ao trabalho da professora no acabamento das fantasias de uma das turmas, seja na bela história contada através de ilustrações feitas pelos estudantes sobre a história do milho, sejam os belos cartazes que enfeitavam o espaço e as encantadoras apresentações de danças feitas pelos estudantes.

Diante disso tudo, responsáveis e direção escolar não conseguiam esconder os sorrisos e a satisfação com a realização da festa.

O Projeto Bairro Educador teve a honra de participar da preparação da festa com oficinas de cordel realizadas pelo Sr. Honorato. Para contribuir na decoração da festa, também foi desenvolvida uma oficina de artesanato com a utilização de material reciclável. Essa oficina foi realizada pela gestora de comunicação do Bairro Educador, Danielle Ribeiro.

O Projeto Bairro Educador parabeniza a direção da Escola Municipal Sebastião de Lacerda, composta por Neiva Bastos, Ione e Lúcia Sousa, bem como toda a equipe de profissionais envolvidos na elaboração e realização da Festa do Interior como um belo exemplo de estímulo criativo a aprendizagem, culminando em um dia inesquecível na vida de todos os estudantes.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery: 25 anos dedicados a educação!

No dia 20 de agosto, o CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery completou 25 anos de existência. Uma data como esta não poderia passar em branco. Por isso, no dia 26 de agosto, Direção, Coordenação Pedagógica, Funcionários, Corpo Docente e Alunos prepararam uma grande festa! O CIEP é integrante do Programa Escolas do amanhã, da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.




Apresentações de coral e danças, homenagens ao Patrono Engenheiro Wagner Gaspar Emery e exposições de trabalho fizeram parte do evento.  Foram muitas semanas de preparação e o resultado não podia ser outro: a comunidade escolar integrada e uma festa linda!  Que venham mais 25, 50, 75, 100 anos pela frente!




A Equipe de Bairro Educador ficou muito contente pelo convite e principalmente por fazer parte desta história! Parabéns, CIEP Engenheiro Wagner Gaspar Emery pelos 25 anos dedicados a educação da comunidade de Inhoaíba!

Por Karina Trotta, Gestora de Núcleo do Bairro Educador Inhoaíba

Arraial da Cidadania promovendo a leitura em família na Rocinha

Neste sábado na comunidade da Rocinha, foi realizado o Arraial da Cidadania, atividade que envolveu  Educação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Empreendedorismo, além de muita alegria e participação da comunidade.


Idealizado pelo Banco do Nordeste, Programa Cred Amigo Rocinha e o Grupo Articulador Local (GAL) Estrela Dalva, esta ação contou com várias vertentes como a da saúde, sob responsabilidade do Posto Saúde da Família, a de Meio Ambiente, sob responsabilidade do GAL, a de empreendedorismo a cargo do SEBRAE e a da Educação, que contou com o Bairro Educador e seu parceiro, Fábrica de Bibliotecas.

Com intuito de incentivar a leitura e conscientizar sobre a importância da reciclagem, na barraca da Educação alunos e famílias puderam trocar uma lata de alumínio a ser reciclada por um livro de seu maior interesse. Ao todo foram distribuídos 1.500 livros infantis e infanto-juvenis  para as crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade.


Com muito prazer, registramos diversas crianças que a cada momento traziam mais latas para obterem mais livros. Muitos vinham acompanhados dos pais e mães, da mesma forma engajados pela leitura.

A troca de livros se encerrou às 18h, quando todos os 1.500 livros foram distribuídos. Porém, o Arraial da Cidadania prosseguiu com apresentação de danças e comidas típicas nordestinas.

Fabiana e Bruno Lopes do BE e Sr. Demézio da Fábrica de Bibliotecas

Nesta ação que integrou saúde, educação e cultura para moradores da Rocinha, em especial os alunos das escolas, gostaríamos de agradecer ao Sr. Demézio, da Fábrica de Bibliotecas e aos organizadores do evento, que convidaram o Bairro Educador, em especial ao Sr. Cesar, responsável pelo Programa Cred Amigo na Rocinha.

CIEP Luiz Carlos Prestes comemorando seus 25 anos dedicados à educação

O CIEP Luiz Carlos Prestes comemorou na semana de 15 a 19 de Agosto seus 25 anos dedicados à educação na comunidade da Cidade de Deus.


No dia 16 de Agosto a escola recebeu a visita de Daniel Azulay que foi à escola ver os trabalhos realizados no primeiro semestre e dar início às atividades do curso Crescer com Arte no segundo semestre. Esta ação é fruto de uma parceria do Bairro Educador, em que 60 alunos recebem todo o material de desenho e participam do curso ministrado pelas professoras Neuza e Janilda. Nesse dia, o Bairro Educador presenteou a escola com um banner com fotos de atividades realizadas em parceria com o BE na escola.

No dia 18 de Agosto, que é realmente o dia de aniversário da escola, a escola recebeu ex-alunos e funcionários que assistiram às apresentações dos trabalhos dos alunos. Também houve apresentação de um coral com alunos de duas turmas, regidos pela professora de música Renee Turin, que fizeram uma homenagem para diretora Maria Marta.  Outro grupo que se apresentou foi a da dança carimbó com as turmas das professoras Waldilene Sousa e Alcione Correia.
 

Houve ainda a apresentação da Capoeira pelo oficineiro Anderson e atividades de aeróbica desenvolvidas pelo professor de Vôlei do SESI Cidadania.


No dia 19 de Agosto foi a vez da Cidade das Crianças Itinerante, parceria do Bairro Educador, levar brincadeiras para as crianças.


Nesse mesmo dia, um grupo de alunos foi visitar a exposição de Cândido Portinari na Casa de Cultura CDD.  Foi uma semana intensa de muitas atividades educativas e de lazer para uma escola que superou muitas dificuldades e cuja direção tem conduzido suas atividades de uma maneira integrada com a comunidade.  

Aproveitamos para divulgar abaixo, a matéria sobre a escola publicada no Portal Comunitário da Cidade de Deus:


Texto e Fotos: Maria do Socorro, Gestora de Núcleo do BE Cidade de Deus

1ª Feira de Livros no BE Vidigal

No último dia 20/08, foi realizada a 1ª Feira de Livros Ecológica no Vidigal, na principal praça da comunidade. O projeto foi idealizado pela Gasco do Vidigal, a Fábrica de Biblioteca e contou com a participação do Bairro educador.



A Fábrica de Bibliotecas distribuiu aproximadamente 2800 livros que foram adquiridos em troca de latas de alumínio, principalmente, pelos alunos das escolas públicas da região e moradores da comunidade. Com esta ação, além do incentivo à leitura, também há o incentivo à reciclagem.


A ação contou com a presença do autor e contador de historias infantis, Sr. Francisco Gregório Filho, que durante o evento alegrou e despertou mais ainda a atenção das crianças para a leitura e o mundo dos livros.


A Fábrica de Biblioteca é um novo parceiro do Bairro Educador e tem por objetivo ampliar e melhorar a leitura no Rio de Janeiro, principalmente em lugares da cidade, onde não existem bibliotecas ou que criança, jovens e adultos tenham dificuldades de acesso à leitura. O projeto recebe e faz doações de livros, constrói bibliotecas e feiras de livros, rodas de leitura, entre outros ações, todas visando a melhoria e o desenvolvimento da leitura.


Com mais esta parceria,o Projeto Bairro Educador, do Programa Escolas do Amanhã, ajuda a promover a leitura em família nas escolas e comunidades onde atua.

A Trilha Educativa "A História da Minha Comunidade" chega ao Museu Nacional

Os alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Presidente Café Filho, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da Cidade do Rio de janeiro com a aula passeio e visitação ao  Museu Nacional, mais conhecido popularmente como Museu da Quinta da Boa Vista sendo um dos mais importantes museus do Brasil e da América Latina localizado no interior do parque da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Atualmente é mantido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerado a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropologia da América Latina.




Esta aula passeio tem por objetivo fomentar a trilha educativa que está sendo desenvolvida com a turma de 9º ano A historia da minha comunidade, que inclui a visitação em alguns locais diferentes da Comunidade. Nesse caso, essa atividade é o que chamamos de Aula Passeio, e ela estava prevista no cronograma original da Trilha Educativa. O intuito é fazer com que os alunos se percebam como historiadores locais e iniciem um trabalho de investigação acerca da história da própria Vila Kennedy.




Os alunos ficaram vislumbrados com o acervo histórico e científico de história natural, contendo fósseis de várias partes do mundo, esqueletos de enormes dinossauros, indumentárias de índios de várias partes do mundo, múmias e esquifes Egípcios, equipamentos e armas de civilizações primitivas e vários objetos e referências a indígenas Brasileiros, que contempla o Museu.




A o professora da turma do 8º ano, tendo como contrapartida enfatizar ainda mais a matéria que está sendo dada em sala de aula, percebeu que os alunos se depararam exatamente com o que já haviam vista em sala de aula na Revista Ciência Hoje no período de fevereiro a maio, segundo relato da mesma.




Nesta oportunidade nos acompanhou um guia de turismo voluntario, Alex Belchior, que pôde destacar para os alunos que a Quinta da Boa Vista, situada no Bairro de São Cristóvão, é um Palácio em estilo Neoclássico, e foi a antiga morada de Dom João VI, e depois de Dom Pedro I e Dom Pedro II, quando então era chamado Paço Imperial de São Cristóvão.




A exposição pública de animais vivos deixou os alunos da Escola Municipal Presidente Café Filho encantados com a beleza deste espaço florístico e acolhedor que é o Jardim Zoológico da cidade do Rio de Janeiro.


Convivência sem Violência na Vila Cruzeiro


O Grupo de Atividade Lúdica da Guarda Municipal esteve na Escola Municipal Monsenhor Rocha, integrante do BE Vila Cruzeiro, e encantou as crianças do 3º ano com o Teatro de Fantoche com o tema: "Convivência Sem Violência". A atividade é uma das ações do Projeto Escola de Paz, que a Gestora de Projetos Claudia Garcia realiza com as turmas do 3º ano, com o apoio da coordenadora pedagógica e das professoras.

A equipe da Guarda Municipal formada por Ataliba, Roberto, Marise e Corsino iniciou a atividade fazendo algumas atividades para aquecimento das crianças. Em seguida houve a apresentação do fantoche e uma esquete com situações que se remetem a crianças que "matam aula", desobedecem aos responsáveis e falam mentira.


A conversa dos dinamizadores com os alunos aconteceu durante a apresentação dos banners que reforçavam a importância de uma boa convivência, de se ter amigos, de reconhecer os erros cometidos e, principalmente, falar sempre a verdade.


Os 183 alunos tiveram uma integração maravilhosa com a equipe todas se divertiram muito.  Ao final da atividade, a professora Eliane Alves, da turma 1303, veio até nós e fez uma observação positiva da atividade.

"Uma aluna que havia feito algo errado pela manhã e tinha se negado a assumir a culpa, logo que retornamos a sala de aula ela me chamou e confessou o erro e me pediu desculpa. Por isso que valorizo muito estas atividades, espero que aconteça outras vezes aqui na escola".

E.M. Sebastião Lacerda: O Cordel na "Festa do Interior"

Em parceria com o Projeto Bairro Educador de Irajá e o ilustre cordelista Sr. Severino Honorato, cerca de 150 estudantes da Escola Municipal Sebastião Lacerda, participaram da oficina de cordel, nos dias 16 e 18 de agosto.

As oficinas fazem parte do Projeto Pedagógico que está sendo desenvolvido na escola. Como culminância deste projeto, foi á realizada, dia 26 de agosto, uma linda “Festa do Interior” com danças e uma exposição de cordéis realizados pelos estudantes, a partir das oficinas.

Nas oficinas de cordel os estudantes puderam conhecer e ter contato com a literatura de cordel, declamar poemas, ouvir repentes feitos especialmente com os nomes dos estudantes, escrever de acordo com as características de uma obra de cordel, dançar ritmos nordestinos além de produzirem xilogravuras.

Para Ana Paula, aluna do segundo ano, ter contato com o Sr. Honorato representou a oportunidade de conhecer alguém que segue a profissão que ela deseja seguir no futuro dos seus sonhos, que é ser escritora.

Eu quero ser escritora quando crescer. Eu gosto muito de ler e de escrever. Durante a oficina eu vi como é legal poder criar várias coisas! Ganhei um lindo livro do Sr. Honorato. de presente, afirmou.”

A oficina de cordel encantou não só os estudantes, mas também toda a equipe da direção da escola: “Adorei as oficinas e as crianças também! Ficou linda a produção de xilogravuras dos estudantes. No dia da festa faremos uma linda exposição com os cordéis produzidos pelos estudantes…Agora já temos o nosso acervo de cordel!”, comemorava a coordenadora pedagógica Lúcia Sousa.


A equipe do Bairro Educador agradece a presença e carinho do cordelista Severino Honorato, parabeniza a equipe da direção da Escola Sebastião Lacerda pela organização e acolhimento durante as oficinas e felicita a escola por ter estudantes que participaram de forma brilhante durante a oficina.

Texto e Fotos: Ana Carolina Gestora de Projetos do BE Irajá

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Trilha Educativa ‘’ Sociedade e Ciências Sociais e Naturais’’ aprofunda a questão de cidadania

Texto e Fotos: Thiago Sobral
Edição: Thiago Maia

No dia 10 de agosto o Bairro Educador Borel, em parceria com o Conselho Internacional de Desenvolvimento e Segurança (ICOS Cidadania) exibiram para turmas da educação infantil ao 5° ano, da Escola Municipal Jornalista Brito Broca, o filme ’Formiga Limpa, Formiga Linda!’’ que conta a história do movimento que está tomando conta da comunidade da Formiga.

O curta-metragem é um documentário sobre o Programa ‘’Formiga Limpa, Formiga Linda!’’, que se desenvolveu a partir da iniciativa da ICOS-Cidadania de promover uma pesquisa com os moradores da Formiga para identificar qual era o problema na comunidade que incomodava-os.

 

O lixo espalhado pela comunidade foi eleito como problema mais urgente para ser resolvido. Com isso, os moradores se organizaram por núcleos territoriais dentro da comunidade e promoveram, com apoio da COMLURB, mutirões para limpar à comunidade.



Com a exibição do filme para as crianças da Brito Broca pudemos assistir toda essa trajetória e se sentir parte de um grande movimento de mudança. Neste filme esta registrada a participação das crianças na nova história que a comunidade está construindo.  Ao assistir o vídeo que eles fazem parte junto com seus amigos, parentes e vizinhos percebemos que se gerou um orgulho de pertencer a esta comunidade e uma vontade de fazer mais. Após a exibição do filme um dos alunos disse que irá ver a Formiga linda e brilhando


Anteriomente foi proposto que as crianças participassem do ‘’Formiga Limpa, Formiga Limpa!’’, desenhando como eles gostariam de  ver a comunidade e, escrevessem mensagens de como eles queriam que os moradores procedessem com o lixo produzido por eles.





Outra proposta que fizemos a eles foi relacionado ao Rio da Cascata, o principal rio que corta  a comunidade, na qual perguntamos de que forma eles convenceriam as pessoas a não jogar mais lixos no rio. Além de ser uma atividade de desenho e pintura que eles adoraram fazer, percebemos a enorme criatividade que eles expressaram na elaboração das frases.


 Como estávamos no mês do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), o movimento Formiga Limpa, Formiga Linda realizou um grande mutirão de limpeza do rio Cascata.


 E como fruto do trabalho de sensibilização desenvolvido pelo Bairro Educador, ICOS- Cidadania e a professora Marlene, na E. M. Jornalista Brito Broca com os alunos do 3° e 5° ano, em parceria com os que que compõem o CEC e o Grêmio , foi a participação crianças em massa, que deram uma enorme demonstração de energia e vontade de ver uma Formiga Linda.



Nesse mesmo dia, elas participaram de gincana do meio ambiente respondendo na ponta da língua todas as perguntas sobre o tema. E para completar na hora de botar a mão na massa para plantar flores no canteiro do rio e pegar o lixo ajudaram espontaneamente com o mesmo entusiasmo.



Ainda no mesmo dia que passamos o filme, fomos às ruas da comunidade, caminhando e cantando dizeres pedindo a colaboração da comunidade para não jogar lixo fora da lixeira.   Fincamos, com a ajuda do morador que participa dos mutirões, estacas em pontos estratégicos, para pendurar as placas que os alunos produziram na sala de aula no mês de junho.


Nós, do Bairro Educador ficamos contentes em ver sendo materializados os objetivos gerais do projeto,(que são a elevação da autoestima da criança a partir do fortalecimento da identidade local, fortalecimento do espaço de gestão comunitária, a corresponsabilidade da comunidade com a educação das crianças e a aproximação da escola-comunidade), através desta experiência com a parceria de muitas conquistas com a ICOS-Cidadania.

Desejamos vida longa a Formiga Limpa, Formiga Linda!