O Projeto Bairro
Educador está alinhado à política de Educação Integral do Ministério da
Educação (MEC). Assim como o Programa Mais Educação, política indutora de
Educação Integral do MEC, o Bairro Educador tem a perspectiva de ampliar
recursos metodológicos, tempos, espaços, mobilizar atores e oportunidades
educativas em beneficio da educação dos estudantes. O projeto investe na
prática do trabalho planejado de maneira participativa nas unidades escolares e
na formação dos educadores comunitários, de acordo com as diretrizes da SME RJ.
A base metodológica
do projeto é orientada pela Associação Cidade Escola Aprendiz que, desde 1997,
desenvolve projetos de educação comunitária na cidade de São Paulo e apoia
desde 2007 a formulação de politicas de educação integral em outros municípios
brasileiros, inclusive o próprio Mais Educação do governo federal.
O projeto propõe
estratégias e instrumentos para a integração das diferentes ações nas unidades
escolares, responsáveis, instituições e agentes locais para a criação e
articulação de oportunidades formativas, conectando as unidades escolares aos
potenciais educativos do bairro/cidade e vice versa, como oportunidade para
ressignificá-los, enquanto recurso vivo no processo de aprendizagem. O modelo
adotado trabalha fundamentalmente com arranjos personalizados por unidade
escolar, relacionado com os pilares do Programa Escolas do Amanhã em um
movimento dialogado com o seu Projeto Político Pedagógico e incorporando
desafios e possibilidades locais.
No contexto do Bairro
Educador, as redes educativas territoriais são instrumentos para criar as condições adequadas à prática de educação
integral, que não se limita ao espaço escolar e que possui uma visão
integradora do processo de formação e transformação dos sujeitos.
A articulação de
diferentes atores, recursos, espaços e oportunidades educativas de um mesmo
território, permite não só o estabelecimento de alianças e canais de
comunicação entre as diversas esferas de vida do sujeito, mas principalmente,
possibilita um aumento e uma diversificação significativa das experiências
educativas as quais estes sujeitos são expostos, o que cria
condições favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes
participantes do projeto.
Por fim, o Projeto Bairro Educador adota como referência os princípios
das Cidades Educadoras (Barcelona, 1990). São eles: trabalhar a escola como
espaço comunitário; trabalhar a cidade como grande espaço educador; aprender na
cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizar o aprendizado vivencial e
priorizar a formação de valores. A diversidade de atividades realizadas durante
os trinta meses de projeto, associadas à consolidação da rede de parceiros,
representa uma grande contribuição para que o Rio de Janeiro se torne uma
cidade educadora.
Elementos Constituintes de um Bairro Educador
A experiência do Bairro
Educador identificou os aspectos fundamentais
para a constituição de um Bairro Educador. Como resultado, quatro elementos
foram estruturados, os Elementos Constituintes de um Bairro Educador.
Elemento
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Breve definição
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Projeto Comunitário de Educação
Integral
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O Projeto Escolar
de Educação Integral tem como premissas a articulação entre parceiros
do bairro e da cidade visando o planejamento e desenvolvimento de atividades
educativas; estímulo ao fortalecimento da Rede Intersetorial de proteção
integral da Criança e do Adolescente; participação em Fóruns que debatam os
interesses do bairro; ações integradas entre as Unidades Escolares do bairro
permitindo a troca de saberes e experiências; desenvolvimento de Trilhas
Educativas como proposta metodológica, curricular e avaliativa diferenciada.
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Gestão Democrática
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A Gestão Democrática prevê que a escola
construa novos paradigmas e práticas que consolidem percursos e compromissos
entre diferentes atores sociais, interessados no processo de formação cidadã,
promovendo a participação ativa dos estudantes e reorientando a relação entre
a escola e o contexto social ao qual está integrada.
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Interação Família-Escola
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A Interação Família-Escola visa
fortalecer a noção de pertencimento dos responsáveis à comunidade escolar
ampliando vivências e integrando-os ao Projeto Político Pedagógico.
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Apropriação do bairro e da cidade
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A apropriação do
Bairro e da Cidade tem
como objetivo despertar o interesse do estudante pelo espaço educativo para
além da escola, oferecendo elementos vivos ao professor para enriquecimento
da aprendizagem em sala de aula e melhor compreensão dos conteúdos. Desta
forma, se presta a contribuir para a melhoria da aprendizagem, o
desenvolvimento integral dos estudantes e, consequentemente, estimula a permanência interessada na escola.
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Inserido nestes quatro Elementos Constituintes, o projeto se desenvolve a partir da realização de um conjunto de Ações Estratégicas, que são descritas abaixo:
- Realização
de ações envolvendo Escolas do Amanhã e Parceiros;
- Participação
das Escolas do Amanhã em fóruns locais, redes ou similares;
- Realização de ações
coletivas entre Escolas do Amanhã e outras UEs do mesmo Bairro Educador;
- Elaborar planos de
trabalhos incluindo a realização de Trilhas Educativas em Escolas do Amanhã;
-
Realização de encontros mensais com os Grêmios de segundo segmento das Escolas do
Amanhã;
- Núcleos de família
capacitados e instrumentalizados para encontros regulares e sistemáticos;
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Realização de ações nas Escolas do Amanhã envolvendo a participação das
famílias dos alunos;
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Realização de atividades de apropriação da cidade.