A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 31 de maio de 2013

Conjunto Esperança, eleições para o Grêmio Estudantil mobilizam a Escola



A Escola Municipal Teotônio Vilela, integrante do projeto Bairro Educador Maré, realizou no dia 17 de maio de 2013 o debate entre as chapas candidatas ao Grêmio Estudantil. Na ocasião os estudantes puderam, através da projeção de slides, apresentar suas propostas e debater entre si, além de responder perguntas dos demais colegas sobre suas argumentações e intenções. Os professores participaram do evento e contribuíram para orientar os estudantes quanto a importância dessa instância representativa dos estudantes.

Durante o mês de abril e maio as Escolas Municipais do Rio de Janeiro vivenciaram as etapas para o estabelecimento do pleito eleitoral para a constituição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis. A Escola Municipal Teotônio Vilela, por meio de sua diretora Barbara, designou a professora de classes especiais Isabella para apoiar os estudantes interessados em participar deste momento de intensa democracia na rede municipal de educação.

A comissão eleitoral do Grêmio Estudantil construiu um mural na entrada da escola para disponibilizar aos estudantes as informações sobre as ações e etapas do processo eleitoral. Estes receberam capacitação para poderem esclarecer aos demais estudantes o que é o Grêmio e sua função da na escola. Além do mural a comissão também coordenou a campanha cuidando para que todas as chapas tivessem oportunidades de expor suas ideias e assim concorrerem de forma justa. 




O Bairro Educador contribuiu capacitando a comissão eleitoral, bem como as chapas candidatas. As informações foram sistematizadas e os estudantes puderam agrupar suas ideias em áreas de atuação. Na oficina sobre Grêmio as chapas receberam material para construírem seus cartazes e assim divulgarem de forma harmoniosa suas propostas. A capacitação também simulou um debate para que os candidatos se sentissem mais seguros ao se exporem diante dos colegas.

O debate aberto foi realizado pela comissão eleitoral com o apoio da direção, da professora da classe especial, dos professores presentes na casa e do Bairro Educador. Em oficina de preparação para o debate os estudantes foram auxiliados na construção dos slides. Desta forma o debate ocorreu de forma igualitária e democrática, na qual cada chapa pôde expor suas propostas e a escola foi mobilizada para o pleito eleitoral e vivência a democracia de forma plena e pedagógica.


Desde já parabenizamos e agradecemos a comissão eleitoral, bem como as chapas candidatas por seus esforços e compromissos.

BE Manguinhos visita Complexo do Alemão



No dia 23 de maio, 24 estudantes da Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva, integrante do Bairro Educador Manguinhos, embarcaram no trem na estação de Manguinhos e desembarcaram em Bonsucesso para visitar o teleférico do Complexo do Alemão.

Atendendo ao pedido do Bairro Educador, Dercy Costa, representante da comunicação do teleférico, garantiu a gratuidade dos estudantes no trem e no teleférico.

Apesar de as crianças da comunidade de Manguinhos estarem bem próximas do Complexo do Alemão, a maioria não tinha feito o passeio de trem nem de teleférico e não conheciam o território do Alemão. Elas curtiram todos os momentos do passeio iniciado com a caminhada até a estação de trem. No embarque eles tiveram uma nova experiência e ao desembarcaram em Bonsucesso ficaram eufóricos. No trajeto de Bonsucesso até Palmeiras (primeira e última estação do teleférico) os estudantes observaram os pontos turísticos da cidade. Ao chegar na estação Palmeiras a turma fez um piquenique e tiraram muitas fotos. Depois de tantas aventuras e descobertas, eles retornaram à escola.

O Bairro Educador Manguinhos e a Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva agradecem mais uma vez à Dercy Costa pela parceria e por proporcionar aos estudantes a apropriação da cidade do Rio de Janeiro.

Por Rivânia Lima

Vila do João realiza apresentação do Grêmio estudantil para a direção



A Escola Municipal Professor Josué de Castro, integrante do Bairro Educador Maré, realizou no dia 28 de maio de 2013 a apresentação oficial do Grêmio estudantil eleito no pleito do mês de maio. A ação faz parte do processo eleitoral de formação da comissão executiva do Grêmio estudantil e contou com a participação da técnica do PSE Ana Paula e da Professora da Classe Especial Flávia Barbosa, dos representantes do CEC e da comissão eleitoral do Grêmio.


A atividade foi iniciada com a execução do Hino Nacional e assinatura a ata da reunião pelos estudantes. A ata de posse do Grêmio oficializa a posse da chapa vencedora no pleito eleitoral. A chapa composta por estudantes do 9º ano conseguiu mais de 600 votos e traz consigo uma proposta de empenho no desenvolvimento de atividades culturais e de apoio educativo.


Durante a primeira capacitação promovida pelo Bairro Educador, os estudantes foram informados sobre responsabilidades formais do Grêmio. As estudantes da comissão executiva do Grêmio debateram sobre o problema do lixo na escola e da possibilidade de atuarem em apoio à direção para construírem uma gincana para mobilizar e sensibilizar os estudantes sobre a temática. 
 

O Grêmio também tratou sobre a atuação do 9º ano na festa julina que a escola irá realizar e sobre as estratégias de divulgação para os demais estudantes. Outros temas foram abordados e devidamente registrados para compor a primeira ata de reuniões deste grêmio.

  
 
A capacitação com o Bairro Educador continuará nas próximas semanas e objetiva melhor preparação dos integrantes para a atividade de representação democrática dos estudantes e do apoio à direção escolar.


Bairro educador parabeniza e agradece a todos os envolvidos nas ações da campanha eleitoral e do apoio ao Grêmio Eleito.

Questão Ambiental no BE Rio Das Pedras

Aconteceu nos dias 23 e 24 de maio um encontro que perpassa pelos projetos políticos pedagógicos das escolas do Bairro Educador Rio das Pedras. Por isso o Bairro Educador levou a proposta da Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental para as escolas: Escola Municipal Rio das Pedras e Escola Municipal Professora Marisa Vargas de Menezes.


A Empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental tem uma atuação ecológica na sociedade, com a prática de responsabilidade ambiental, coleta resíduos de origem animal de abatedouros processando e transformando em farinhas de carne e ossos que são utilizadas na fabricação de rações animais. Coleta também óleo de fritura usado transformando em sabão biodegradável. Além da proposta de levar educação ambiental para escolas, empresas, instituições religiosas, ONGs e etc. Com slogan “Você aceitaria uma água assim? Nem os peixes.
 

 O trabalho de educação ambiental nas escolas do Bairro Educador Rio das Pedras, através da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental configurou-se em uma palestra realizada pela educadora ambiental Maria Amélia e o Dr. Ambiente (Junior Matos) refletindo sobre vários aspectos da reciclagem, a responsabilidade da preservação do meio ambiente, daí lançando uma campanha de incentivo aos alunos e ressaltando que podem ser multiplicadores das informações e agentes de preservação da natureza.

O BE de Rio das Pedras agradece a parceria da empresa Grande Rio Reciclagem Ambiental que proporcionou mais um momento de aprendizado.

 Por Raphael Baptista

Centenário de Vinícius de Moraes comemorado com Sarau da E.M Presidente José Linhares.


“Com sol ou com chuva vai acontecer?” Este foi o questionamento de todos os organizadores envolvidos com a atividade que de fato aconteceu na tarde do dia 24 de Maio de 2013 na Biblioteca Escolar Carlos Drummond de Andrade, na Rua Sá Ferreira em Copacabana. A chuva realmente caiu, mas as 14hs os 60 estudantes do E.I e do Terceiro e Segundo anos da tarde da E.M Presidente José Linhares estavam a postos, secos e bem dispostos a realizar o sarau comemorando o centenário do Poeta, Diplomata e Escritor Vinicius de Moraes.
 
Ainda na Rua a festa já tinha começado com muita cantoria.
Todos a postos, mãos a obra!!!!
Máscaras nos rostinhos e muita felicidade estampada em cada sorriso.
            O Sarau teve início as 14:30 horas e de dentro do livro de Vinicius de Moraes entitulado “A Arca de Noé” surgiram uma série de poemas recitados pelos pequenos tais como: “A Foca”, “ O Leão”, “O Elefantinho”, “O Relógio”, “As borboletas” entre outros. Os estudantes atuaram utilizando mascaras de bichinhos que foram produzidas por eles mesmos com o auxílio do artista plástico Celso Ferrari, parceiro da Biblioteca e do Bairro Educador.
 
Com direito a performance artística por parte de alguns.

Os pequenos poetas não se acanharam nem por um minuto
             A atividade contou ainda com a atuação de mais uma parceria fundamental, a do projeto ligado a música e cidadania denominado Harmonicanto. O coral composto por meninos e meninas do Morro do Cantagalo e auxiliado pela fundadora e Coordenadora Cássia Oliveira apresentou canções também incluidas na obra do Poeta entre as quais “A Pulga”, “A Casa”, “O Pato” e “A Arca de Noé”, canções que transcendem épocas e gerações que fizerem todos os presentes cantarem em coro e não só relembrarem da obra do legado de Vinícius, mas que o ato de relembrar de fato nos faz viver, e viva aos estudantes da Escola Municipal Presidente José Linhares que “fizeram bonito”, viva a Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, viva ao Harmonicanto e viva a parceria entre o Bairro Educador e todos os que fizeram esta atividade acontecer….viva a Vinícius de Moraes.

E o coral do Harmonicanto não desafina, canta e interpreta

Dispostos nas escadas, os componentes demonstram conhecer as letras
E muitos vivas sejam dados ao Sarau“A Arca de Noé”.
 

Estudantes de Rio das Pedras conhecem a evolução tecnológica


No dia 24 de maio, os estudantes do 5º ano do CIEP Governador Roberto da Silveira, integrante do BE Rio Das Pedras, visitaram o Museu de Telecomunicações da Oi Futuro.

O Museu Oi Futuro possui uma exposição constante sobre todos os meios de telecomunicações que o homem inventou. Os estudantes ao conhecerem os aparelhos puderam fazer comparações e comentários a respeito de tudo o que observavam. Os aparelhos antigos geraram curiosidade e estranheza em alguns, que perguntaram ao educador do museu se “aquilo” existiu e como eles faziam para se comunicar. O educador explicou-lhes que sem essas tecnologias não existiriam as ferramentas tecnológicas dos dias de hoje, pois o que temos, em nossos dias, não veio do nada, faz parte de um processo de pesquisa e do esforço humano.
 
Ao chegar à sala que faz uma linha do tempo com todos os aparelhos existentes e seus criadores, os estudantes conheceram o telégrafo, e também o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, precursor das telecomunicações no Brasil.  Ele implantou o telégrafo nas regiões brasileiras mais isoladas e, ao lançar linhas telegráficas nessas regiões, as aproximou mais dos centros urbanos.  Isso favoreceu também os mapeamentos dos terrenos nacionais e principalmente estabeleceu relações cordiais com os índios.
 Nessa visita, ao conhecer essa evolução tecnológica – dos equipamentos mais antigos até os mais atuais, os alunos puderam ampliar a visão sobre os meios de comunicação. A aula passeio foi importante para o estabelecimento de vários conhecimentos que foram apreendidos com entusiasmo pela turma.
Por Raphael Baptista

Transição para o ensino médio


Durante o mês de maio, o projeto Bairro Educador trabalhou com os alunos do 9º ano da Escola Municipal Cora Coralina, integrante do BE Campo Grande, a Trilha Educativa Jovem CEEI - Conhecer, Entender, Escolher e Investir.

Esse projeto consiste em motivar os alunos na permanência interessada na escola e orientá-los no processo de mudança do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Através de vídeo informativo, eles puderam esclarecer, e alguns, conhecer os tipos de ensino médio existente (profissionalizante e não profissionalizante, concomitante e pós-médio). Aprender sobre as escolas federais e estaduais disponíveis, através de concurso, como se inscrever, processo de gratuidade, documentação necessária e onde ter acesso a essas informações.


Percebemos que muitos estudantes, embora tenham sonhos de frequentar algumas escolas fora do bairro onde residem, não tem informações sobre o processo e a localidade dessas escolas fazendo com que permaneça muitas vezes em locais mais próximos a sua residência.

Outro dado importante nesse trabalho é a orientação que é feita das profissões apontadas por eles num questionário realizado previamente. Percebemos que muitos não conhecem muito bem a profissão que desejam seguir nem as habilidades que precisam ter para exercer tal profissão. Através da construção de um projeto de vida, alunos têm conseguido visualizar os degraus que precisam percorrer e o tempo que levará para chegar ao lugar desejado.

Ao final do Ensino Fundamental II, alunos tem que lidar com novas expectativas, o Ensino Médio e através desta oportunidade os estudantes têm acesso a um leque de opções para se prepararem e investir seu tempo para as provas e futuro.

Por Bárbara Brandão

Danças e Brincadeiras: O folclore do Rio de Janeiro

No dia 24 de maio a Escola Municipal Professor Paulo Freire recebeu a dupla Jujuba e Ana Nogueira, que levaram ao publico da escola o espetáculo Rio de Janeiro a Dezembro.

O espetáculo trata das festas folclóricas do estado do Rio (capital e interior) no ciclo de um ano, começando pela folia de Reis em Janeiro, passando pelas festas juninas e fechando com o pastoril em dezembro.

Para o carnaval, por exemplo, eles contam a história do nascimento do samba e as crianças são convidadas a ir ao palco onde tocam juntas um “sambinha” usando bacias e panelas.
Cada mês traz suas festas e histórias com muita música e dança, mas também muita brincadeira que divertiu crianças e adultos, como as pegadinhas feitas no mês de outubro.
 
A apresentação na escola aconteceu no pátio no turno da tarde, atendendo aproximadamente 600 estudantes, além dos professores e funcionários.
 
A apresentação durou cerca de uma hora, mas durante todo o tempo prendeu, para a surpresa de alguns professores que relataram o fato, a atenção das crianças, que participaram empolgadas do espetáculo.
Foi uma tarde feliz e de muito aprendizado para os estudantes da escola Professor Paulo Freire.