A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


Metodologia

O Projeto Bairro Educador está alinhado à política de Educação Integral do Ministério da Educação (MEC). Assim como o Programa Mais Educação, política indutora de Educação Integral do MEC, o Bairro Educador tem a perspectiva de ampliar recursos metodológicos, tempos, espaços, mobilizar atores e oportunidades educativas em beneficio da educação dos estudantes. O projeto investe na prática do trabalho planejado de maneira participativa nas unidades escolares e na formação dos educadores comunitários, de acordo com as diretrizes da SME RJ.

A base metodológica do projeto é orientada pela Associação Cidade Escola Aprendiz que, desde 1997, desenvolve projetos de educação comunitária na cidade de São Paulo e apoia desde 2007 a formulação de politicas de educação integral em outros municípios brasileiros, inclusive o próprio Mais Educação do governo federal.

O projeto propõe estratégias e instrumentos para a integração das diferentes ações nas unidades escolares, responsáveis, instituições e agentes locais para a criação e articulação de oportunidades formativas, conectando as unidades escolares aos potenciais educativos do bairro/cidade e vice versa, como oportunidade para ressignificá-los, enquanto recurso vivo no processo de aprendizagem. O modelo adotado trabalha fundamentalmente com arranjos personalizados por unidade escolar, relacionado com os pilares do Programa Escolas do Amanhã em um movimento dialogado com o seu Projeto Político Pedagógico e incorporando desafios e possibilidades locais.

No contexto do Bairro Educador, as redes educativas territoriais são instrumentos para criar as condições adequadas à prática de educação integral, que não se limita ao espaço escolar e que possui uma visão integradora do processo de formação e transformação dos sujeitos.

A articulação de diferentes atores, recursos, espaços e oportunidades educativas de um mesmo território, permite não só o estabelecimento de alianças e canais de comunicação entre as diversas esferas de vida do sujeito, mas principalmente, possibilita um aumento e uma diversificação significativa das experiências educativas as quais estes sujeitos são expostos,  o que cria condições favoráveis ao desenvolvimento integral das crianças e adolescentes participantes do projeto.

Por fim, o Projeto Bairro Educador adota como referência os princípios das Cidades Educadoras (Barcelona, 1990). São eles: trabalhar a escola como espaço comunitário; trabalhar a cidade como grande espaço educador; aprender na cidade, com a cidade e com as pessoas; valorizar o aprendizado vivencial e priorizar a formação de valores. A diversidade de atividades realizadas durante os trinta meses de projeto, associadas à consolidação da rede de parceiros, representa uma grande contribuição para que o Rio de Janeiro se torne uma cidade educadora.


Elementos Constituintes de um Bairro Educador

A experiência do Bairro Educador identificou os aspectos fundamentais para a constituição de um Bairro Educador. Como resultado, quatro elementos foram estruturados, os Elementos Constituintes de um Bairro Educador.

Elemento
Breve definição
Projeto Comunitário de Educação Integral
O Projeto Escolar de Educação Integral tem como premissas a articulação entre parceiros do bairro e da cidade visando o planejamento e desenvolvimento de atividades educativas; estímulo ao fortalecimento da Rede Intersetorial de proteção integral da Criança e do Adolescente; participação em Fóruns que debatam os interesses do bairro; ações integradas entre as Unidades Escolares do bairro permitindo a troca de saberes e experiências; desenvolvimento de Trilhas Educativas como proposta metodológica, curricular e avaliativa diferenciada.
Gestão Democrática
A Gestão Democrática prevê que a escola construa novos paradigmas e práticas que consolidem percursos e compromissos entre diferentes atores sociais, interessados no processo de formação cidadã, promovendo a participação ativa dos estudantes e reorientando a relação entre a escola e o contexto social ao qual está integrada.
Interação Família-Escola
A Interação Família-Escola visa fortalecer a noção de pertencimento dos responsáveis à comunidade escolar ampliando vivências e integrando-os ao Projeto Político Pedagógico.
Apropriação do bairro e da cidade

A apropriação do Bairro e da Cidade tem como objetivo despertar o interesse do estudante pelo espaço educativo para além da escola, oferecendo elementos vivos ao professor para enriquecimento da aprendizagem em sala de aula e melhor compreensão dos conteúdos. Desta forma, se presta a contribuir para a melhoria da aprendizagem, o desenvolvimento integral dos estudantes e, consequentemente, estimula a permanência interessada na escola.


Inserido nestes quatro Elementos Constituintes, o projeto se desenvolve a partir da realização de um conjunto de Ações Estratégicas, que são descritas abaixo:

- Realização de ações envolvendo Escolas do Amanhã e Parceiros;
- Participação das Escolas do Amanhã em fóruns locais, redes ou similares;
       - Realização de ações coletivas entre Escolas do Amanhã e outras UEs do mesmo Bairro Educador;
       - Elaborar planos de trabalhos incluindo a realização de Trilhas Educativas em Escolas do Amanhã;
- Realização de encontros mensais com os Grêmios de segundo segmento das Escolas do Amanhã;
       - Núcleos de família capacitados e instrumentalizados para encontros regulares e sistemáticos;
- Realização de ações nas Escolas do Amanhã envolvendo a participação das famílias dos alunos;
- Realização de atividades de apropriação da cidade.