A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de julho de 2011

Arraiás Educativos no Bairro Educador Cantagalo/Pavão-pavãozinho!

O clima de São João chegou até o Bairro Educador (BE) do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho. No dia 14 de julho de 2011, a rede comunitária formada pelo Bairro Educador, AfroReggae (núcleo Cantagalo), Cidade das Crianças, Clínica de Saúde da Família, Unidade de Polícia Pacificadora e Mulheres da Paz ofereceu aos alunos das Escolas Municipais Presidente José Linhares, Marília de Dirceu e CIEP Presidente João Goulart uma grande e divertida festa junina dentro da comunidade do Cantagalo.  Mas o evento não foi exclusivo para os alunos destas escolas. Os responsáveis, professores, e jovens de outros projetos também compareceram ao evento.
 A Festa Junina teve direito à show ao vivo de uma banda de forró, brincadeiras (feitas pela equipe da Cidade das Crianças), a divertida quadrilha do Afro Circo, o glamour da Quadrilha de Salão da Tijuquinha, as deliciosas barraquinhas de comidas e as barraquinhas informativas, onde cada projeto divulgava suas atividades. Vale ressaltar que o Grêmio Estudantil do CIEP Presidente João Goulart, com apoio do Projeto Bairro Educador, organizou a barraca de doces e o correio do amor, que fizeram bastante sucesso durante a festa.
 O objetivo da iniciativa era o de promover, de forma divertida, a integração dos alunos das três escolas do BE Cantagalo, Pavão- Pavãzinho, por meio da rede comunitária, que é composta por organizações que possuem ações em torno da educação.Por ser um evento educativo e de lazer, realizado dentro da comunidade, a iniciativa buscou valorizar a convivência comunitária.
 No dia seguinte...
Foi a vez das escolas promoverem as suas próprias festas juninas. Na Escola Municipal Marília de Dirceu, as barracas de doces e as brincadeiras tomaram conta da festa, oferecida para os integrantes da comunidade escolar. A diretora Jundiara Bemelmann puxou as brincadeiras tradicionais como corrida com colher, corrida do saco, estoura-bolas. Na barraca do grêmio ofereciam doces maravilhosos e o correio do amor.
 Já na Escola Municipal Presidente José Linhares, os chapéus de caubói, de cangaceiros, roupas country, vestido de chita e bochechas pintadas ao estilo “caipira” mostrava como os responsáveis e professores capricharam na produção, fazendo os alunos brilharem na apresentação de festa julina. A diretora Regina Célia, a adjunta Leila Pizarro e a coordenadora Tereza Francisca conduziram a festa junto às professoras, que também capricharam nos modelitos, nas coreografias e nas barraquinhas!
As festas juninas escolares são ótimas oportunidades para as famílias e comunidades participarem da vida escolar dos jovens, além de manter viva a nossa tradição cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário