A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura e Arte promovendo Educação no BECA

Ontem pela manhã, 33 estudantes da turma 1503 da Escola Municipal Professora Affonso Varzea visitaram o Museu de Arte Moderna no Aterro do Flamengo. A atividade é fruto da parceria construída entre o Bairro Educador Complexo do Alemão e o SESC de Ramos e faz parte do Projeto Leitura em Floresta, em que os estudantes participam de atividades ligadas a Literatura brasileira e são estimulados à leitura e ao despertar para buscar novos conhecimentos.

A proposta inicial seria uma visita ao Parque Estadual da Chacrinha em Copacabana, mas como o clima não ajudou a alternativa foi visitar o Museu de Arte Moderna. Os estudantes, acompanhados pela professora Valéria, a estagiária Gabriela, as mães Aurea e Nara e o gestor do BE Complexo do Alemão, Bruno Aguiar, visitaram a área externa do Museu onde puderam conhecer um pouco da História do local sob as orientações dadas pelo guia turístico Antônio, que conduziu o passeio junto à Rosangela (Setor de Crianças e Jovens do SESC).


Durante a visita, as crianças pararam para um momento de contação de história onde Silvia – graduada em Letras – conduziu um momento bem interativo contando a história de Cândido Portinari, falando de algumas de suas obras e obras da literatura brasileira ligadas ao conceito de ecologia. Tudo de forma bem dinâmica, onde as crianças puderam interpretar personagens das histórias.



O passeio foi chegando ao fim quando todos se reuniram ao redor da Baía de Guanabara para admirar a paisagem e conhecer um pouco mais sobre suas histórias. Puderam aprender um pouco mais sobre a História do nosso Estado que antes tinha o nome de (Estado da) Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário