A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de julho de 2011

Cartas entre Marias: uma viagem à Guiné-Bissau” e ao Complexo do Alemão

A última semana foi de muita Literatura para as escolas do Bairro Educador Complexo do Alemão (BECA). As Escolas Municipais Rubens Berardo, Professor Affonso Varzea e Professor Mourão Filho receberam a visita de Maria Isabel Leite, uma das autoras do livro "Cartas entre Marias: uma viagem à Guiné Bissau".

Esta foi a segunda vez que a autora visita o Complexo do Alemão, pois em Outubro de 2010, ela e Virgínia Maria Yunes, outra autora do livro, estiveram na Escola Municipal Professor Affonso Varzea e leram para os alunos das turmas das professoras Flávia, Elaine e Carolina.
O livro conta a história de duas meninas, Naná e Cris, moradoras de Florianópolis, Santa Catarina. De repente, o pai de Naná é convidado para fazer uma pesquisa sobre plantas medicinais em uma aldeia no interior da Guiné Bissau, África. É ali que começa a troca de cartas entre as amigas de colégio, que por meio da escrita, falam de seu cotidiano, suas famílias, seus “segredos”, medos, anseios, e, assim, tecem a impressão de aproximação e distanciamento entre suas vidas e a das crianças das aldeias africanas.

Na E. M. Rubens Berardo a autora fez a leitura para os alunos de duas turmas de 5° ano, que já haviam lido o livro e ficaram encantados com a presença da escritora. Os estudantes fizeram muitas perguntas sobre o livro, seus personagens e sobre as autoras. A Diretora Norma e as professoras de ambas as turmas também acompanharam a leitura.
No mesmo dia, Maria Isabel esteve na E. M. Professor Affonso Varzea, onde participaram duas turmas do 4° ano e uma turma do 5° ano.  Como dito anteriormente, a escola já tinha recebido esta atividade em 2010 para os alunos do turno da manhã, mas o entusiasmo foi o mesmo. No auditório estiveram quase 90 alunos, as professoras, além da Coordenadora pedagógica Lílian.

Já na E. M. Professor Mourão Filho a leitura foi realizada para os alunos do 4° e 5°ano, acompanhados de seus professores e da Diretora Therezinha. Muito entusiasmados com a história, os alunos ficaram curiosos para saber ainda mais sobre a realidade africana. Eram muitas perguntas sobre hábitos, os animais e a comida que se comia na Guiné-Bissau.

Ao final a escritora posou para fotos com os alunos e foi presenteada com uma linda flor para se lembrar de sua passagem pelo Complexo do Alemão. E assim não terminou esta história, pois a escritora Maria Isabel prometeu retornar às escolas do Complexo do Alemão para ouvir as opiniões dos alunos sobre o novo livro que está sendo escrito com uma nova aventura das amigas Naná e Cris na Amazônia. Os alunos terão a oportunidade de ouvir e opinar sobre as histórias fresquinhas, antes mesmo do lançamento do livro.

A equipe do Bairro Educador agradece imensamente à Maria Isabel Leite, tanto pela disponibilidade de realizar as leituras, quanto pelo carinho com os alunos das escolas do Bairro Educador do Complexo do Alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário