A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 19 de julho de 2011

Expo Brandão Monteiro

Com a pacificação do Complexo da Penha no final de 2010, o CIEP Brandão Monteiro viu o resgate da esperança e o recomeço do seu processo de valorização. Com isso, a escola optou por abordar a cidade do Rio de Janeiro como tema gerador de 2011 através do projeto O Rio de Janeiro continua lindo, com seus cantos e encantos cantados em verso e prosa.

Adotamos como subtema para o primeiro semestre do ano a valorização do bairro no qual se encontra a escola: Penha. Trabalhos pedagógicos foram desenvolvidos em diferentes vertentes deste subtema durante todo o semestre. A culminância do trabalho se deu no último dia 13 através da EXPO BRANDÃO 2011, uma exposição realizada na quadra da escola aberta ao público.
Confira os melhores momentos!
A comunidade compareceu em peso para prestigiar o trabalho da escola.

A turma 1.101 trabalhou o Cordel dos Sonhos, produzindo pequenos livros em formato de cordel onde os alunos puderam expor seus sonhos para o bairro da Penha. Além disso a turma fez uma paródia super legal com a música de Cláudia Leite, Beijar na Boca. O refrão ficou assim: Eu quero mais é morar na Penha/ Eu quero mais é morar na Penha/E ser feliz daqui para frente/Pra sempre. A 1.101 inovou ao filmar todo o processo de produção dos livros de cordel e da paródia; o filme foi exibido durante a expo e atraiu a atenção de todos.

A turma 1.102, com o trabalho Eu moro na Penha, eu amo a Penha, enfatizou coisas que as crianças gostam no bairro.

A turma 1.201 desenvolveu seu trabalho em torno do tema Moradia. Além de fotografar diferentes tipos de moradias na Vila Cruzeiro, a turma montou maquetes e uma miniatura de casa feita com material reciclável.
 


A turma 1.301, depois de uma aula passeio na Igreja da Penha para pesquisa de campo, desenvolveu cartazes expositivos contando a lenda que envolveu a história da fundação da igreja.
A turma 1.401 abordou o tema Lixo, que te quero luxo, desenvolvendo pesquisas sobre o assunto e produzindo diversos objetos com materiais reciclados. A turma promoveu na escola e na comunidade uma discussão sobre o que fazer com o lixo, pois o descarte inadequado do lixo na porta da escola é um problema constante. 

Em parceria com o trabalho desenvolvido pela turma 1.401 sobre o lixo, o professor de dança Bruno, do projeto Mais Educação, coreografou as meninas desta turma para a música O canto da cidade utilizando uma roupa de material reciclado.

A turma 1.501 desenvolveu um trabalho de geografia sobre a localização da Penha: produziu vários mapas para situar o bairro desde o continente americano até o município do Rio de Janeiro. O filme Rio, assistido pelos no cinema para desenvolver uma parte do trabalho sobre o Rio de Janeiro, foi exibido durante a Expo. Também estavam expostos cartazes explicativos sobre a estrutura da narrativa do filme.


As turmas de Educação Infantil abordaram o tema O que que a Penha tem? Depois de uma aula passeio pelo bairro como pesquisa de campo, os alunos produziram maquetes e cartazes para mostrar tudo que viram de bonito pela Penha.

A CEDAE também prestigiou nossa feira expositiva trazendo jogos interessantes sobre o uso consciente da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário