A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 5 de julho de 2011

O meu guri?

Vamos começar com uma pergunta: Você já ouviu a musica do Chico Buarque “O Meu Guri”? Essa matéria deve ser lida ouvindo essa musica.

O espetáculo “O Meu Guri” não havia começado. As mães estavam aguardando, ouvindo as palavras da Diretora Adjunta Mônica Borges, no auditório do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga. Na segunda fila, uma das mães convidadas, D. Marinelde estava de cabeça baixa, ouvindo atentamente a tudo. No fundo, bem baixinho tocava a música do Chico. Com a deixa do Gestor de Projetos Leonardo Antunes para abrir as cortinas, a menina negra na cadeira de balanço começava a mexer a massa de bolo. D. Marinelde olhou para frente, os olhos cheios de lágrimas, se reconhecendo na personagem da atriz Mariana. E foi assim durante todo o espetáculo.



Quantos guris conhecemos? Quantos guris nós lemos nos jornais? Quantas histórias já ouvimos?



No CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga, a história contada é diferente. E real. Na chegada do Bairro Educador o Projeto Político Pedagógico (PPP) “Identidade” foi mostrado em detalhes. A equipe levantou no mapeamento o Centro Cultural A Historia Que Eu Conto e eles nos apresentaram esse espetáculo, a história de um guri que disse a mãe que “um dia ele chegava lá”, que ela sentiria orgulho daquele negrinho que queria ser branco e ela mostrou que a cor da pele não deveria ser um obstáculo. Superou os desafios de viver em uma comunidade violenta, superou preconceitos, superou os desafios que a pobreza lhe mostrou. Passa no vestibular, forma o Movimento Juventude Consciente e conclui o curso de Direito pela Universidade Pública. 


No dia da formatura, faz o discurso todo voltado para a mãe. “O Diploma é apenas um símbolo, o anel uma mera peça... Minha mãe, sentada aqui, me apoiou e me ajudou a superar tudo. Isso tudo devo a você mãe! Sempre ao meu lado!”

O Espetáculo se encerra, D. Marinelde vêm até nós e sussurra em meio a lágrimas:
- “Essa história pode ser real?”
- “Sim”, respondemos. “O Guri que escreveu o espetáculo está de pé, no fundo do auditório”



E lá estava ele, vendo a peça ser encenada para todas as mães do bairro em que mora. E vendo como sua história inspira outras mães a ficar ao lado dos filhos, tal como a mãe do Guri fez.



O PPP da escola, com o nome “Identidade”, vem buscando promover nos alunos do CIEP Maestrina Chiquinha Gonzaga a valorização da identidade de Vila Aliança. Desse modo, o Bairro Educador vem conduzindo o trabalho junto a Coordenação Pedagógica e os professores de maneira que o tema consiga relacionar o “lá fora” da Vila Aliança com a matéria do “lado de Dentro” do CIEP. 

Um comentário:

  1. Valeu Bairro Educador!!!
    São pessoas como vocês junto com grupos como 'A História que eu Conto' que fazem nosso país crescer!!

    Mais uma ótima ação!!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir