A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 1 de julho de 2011

Debate sobre sexualidade na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória

Na sexta-feira, dia 17/06, na Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, em Guaratiba, realizou-se a Oficina de Sexualidade com os alunos do 6º ano. A oficina faz parte do mesmo projeto, Criança é Vida: Educação Sexual – Sexo, Amor e Responsabilidade para crianças de 10 a 12 anos, que tinha sido aplicado com os alunos o 5º ano, no CIEP Posseiro Mário Vaz, também em Guaratiba. Oportunidade proporcionada pela iniciativa e parceria entre Bairro Educador e o Instituto Criança é Vida.


Relembrando, o projeto consiste em seis encontros, cada um com uma temática diferente a ser desenvolvida com as crianças, uma vez por mês. Os temas a serem abordados são:
•          1º encontro: Sexualidade e Amor – O que é, O que não é.
•          2º encontro: Homem e Mulher: Corpo e Comportamento
•          3º encontro: Eu sou Assim: Corpo e Auto estima.
•          4º encontro: Comportamento Sexual, Decisões.
•          5º encontro: Concepção, Gravidez e Nascimentos.
•          6º encontro: Direito e Cidadania

Todos os oficineiros que realizam os encontros com os alunos são capacitados pelo Instituto Criança é Vida, e aprendem a replicar os diferentes temas nas escolas por meio de uma linguagem voltada para a faixa etária dos discentes. 


Conseguimos abranger aproximadamente 60 alunos do 6º ano e a oficina foi bem recebida pela coordenação da escola e alunos. A própria coordenação demonstrou a importância da discussão deste tema com os alunos, pois a região apresenta grande índice de gravidez na adolescência, sendo diagnosticada a falta de informação e preparo, além das dúvidas existentes por parte dos alunos.


Em relação à receptividade dos alunos, se deu de forma satisfatória. Começamos a oficina expondo para os mesmos que este era o momento e o espaço em que eles poderiam colocar suas dúvidas e estavam livres para falar o que sentiam. Neste momento vários alunos começaram a expor suas idéias e principalmente suas dúvidas sobre os diversos temas relacionados a sexo, DST, concepção entre outros.


A oficina consistia em debate com os alunos sobre sexualidade e os diferentes tipos de amor, produção de cartazes, interpretação de música e discussão sobre os sentimentos (como, raiva, medo, tristeza, alegria e felicidade). No entanto, como alguns estavam tão ansiosos para poder esclarecer suas dúvidas e colocar seus questionamentos, adaptamos a oficina e abrimos um espaço para a discussão sobre os temas escolhidos.


Surpreendeu-nos também o entusiasmo dos alunos, quando dissemos que teríamos um encontro por mês, e muitos elogios acerca da oficina. Creio que esta manifestação reflete a necessidade dos alunos em conversarem sobre este tema de relacionamento e sexo, ainda mais por ser um espaço aberto onde podem se posicionar de modo livre e sem medo.


O grande valor destas oficinas é justamente a sua continuidade, possibilitando maior reflexão e impacto sobre os alunos. A abertura e transparência do programa também se caracterizam como um grande diferencial das palestras que normalmente são ministradas para este mesmo público.

Um comentário:

  1. Gostei bastante desse projeto,pois contribui para o crescimento do sujeito e a formação da cidadania.

    ResponderExcluir