A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 26 de julho de 2011

Reportagem para Jornal Quarteirão divulga ações do Bairro Educador Santa Cruz

Bairro Educador e Ciep Maestro Heitor Villa Lobos contra o Bullying

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Paulo Freire

Não é fácil parar de usar rótulos e lidar bem com a diversidade em sala de aula. Pensando nisto, o Projeto Bairro Educador e o CIEP Maestro Heitor Villa Lobos, localizado no interior da comunidade de Antares em Santa Cruz, desenvolveram juntos um projeto sobre Bullying. O CIEP é uma das unidades escolares que integram o Programa Escolas do Amanhã, da Secretaria Municipal de Educação.


Os alunos do CIEP têm ouvindo falar muito nesta palavra de origem inglesa e já construíram uma definição própria – Bullying é um comportamento que inclui atitudes agressivas, físicas ou verbais, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro.


O projeto surgiu a partir do Projeto Político Pedagógico do CIEP e da necessidade de preparar os alunos para as avaliações bimestrais de Redação. Seu principal objetivo é levar os alunos a expressarem seus sentimentos e emoções com liberdade e confiança, aprendendo a conviver em sociedade, reconhecendo a importância de valorizar e respeitar o próximo. Além de estimular no aluno o hábito da leitura e aprimorar a escrita por meio de troca de impressões e opiniões.


As atividades contam com a participação dos alunos das turmas de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e acontecem através de dinâmicas, tempestades de ideias, leituras e reflexões, histórias em quadrinhos, produção de acrósticos, construção de frases e desenhos ilustrativos, troca de cartas entre outras atividades que são realizadas pelas Gestoras de Projeto do Bairro Educador Isabel Assis e Nathalia Lemos.

O maior desafio é fazer com que esses alunos respeitem às diferenças e incorporem este valor. Desta forma construiremos de fato uma educação de qualidade formadora de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Por Isabel Assis, Gestora de Projetos do Bairro Educador Santa Cruz.

*Esta matéria foi escrita para o Jornal Quarteirão, de circulação nos Bairros de Santa Cruz e Sepetiba e divulgado internacionalmente por plataformas virtuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário