A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Manutenção e preservação na horta pedagógica de temperos


O CIEP Hélio Smidt, integrante do Bairro Educador Maré, realizou a manutenção e preservação da horta pedagógica de temperos no dia 14 de dezembro de 2012. Esta ação, realizada com a parceria do projeto de extensão universitária Muda Maré, faz parte das ações da trilha educativa horta pedagógica e busca dar continuidade as ações relativas a horta.


Durante a atividade os estudantes de duas turmas realizaram o plantio de novas mudas de temperos e a construção de novos vasos, o que proporcionou aos mesmos o contato com os temperos, e trabalhar questões de sustentabilidade e preservação patrimonial. Os vasos utilizados são fruto da reciclagem de materiais, são garrafões PET de 5 litros, obtidos pelo Bairro Educador em parceria com os catadores locais.


O trabalho buscou envolver o máximo de estudantes possíveis na construção do espaço, visando reforçar a apropriação do espaço pelas crianças. Na ocasião da reunião de planejamento da atividade o diretor e a coordenadora pedagógica relataram que dois estudantes tentaram interferir no adequado funcionamento do espaço e foram surpreendidos quando todos os estudantes presentes no refeitório começaram a gritar e denunciar a ação dos colegas inibindo a ação. A preservação do espaço está garantida, pelo menos por parte dos estudantes.


Fica o agradecimento do Bairro Educador ao projeto de extensão universitária Muda Maré e a comunidade escolar pelo apoio ao projeto. Outras ações estão sendo planejadas e a preservação patrimonial, sustentabilidade e alimentação saudável estarão sendo tratados de forma lúdica e eficaz.


                                                                                                            Por Leonardo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário