A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BE no Conselho Comunitário de Segurança da Pavuna


Na última quinta feira, 28 de fevereiro, a equipe do BE participou da reunião do Conselho Comunitário de Segurança da região administrativa da Pavuna, realizada na Arena Jovelina Pérola Negra. Estiverem representando o BE os gestores de projeto, Carlos Carvalho (BE Acari/Vicente de Carvalho), Amarildo Silva (BE Costa Barros), Cristina Santos (BE Coelho Neto), Roberta Gonçalves (BE Anchieta) e Deborah Sobrino (BE Pavuna), acompanhados pelo gestor de núcleo Anderson Corrêa. O objetivo da equipe ao participar do encontro foi tomar conhecimento dos temas abordados pelo Conselho e apresentar a proposta do projeto aos participantes a fim de atrair novos parceiros.

Fátima Sousa (presidente do Conselho Comunitário)

A reunião foi coordenada por Fátima Sousa (presidente do Conselho), e contou com a presença do delegado da Polícia Civil, do Tenente-Coronel da Polícia Militar, de um representante da Guarda Municipal, além de outros representantes do poder público, da COMLURB e da Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação, representada na ocasião por Rejane Costa (coordenadora da 6ª CRE). As propostas, apresentadas pela equipe do projeto Bairro Educador, foram bem aceitas pelos participantes que se mostraram abertos ao estreitamento de maior diálogo.

Equipe do BE com a coordenadora da 6ª  CRE (Rejane Costa)


A reunião também contou com a participação de moradores, comerciantes e empresários. Sérgio Rêgo, representante do Pólo Empresarial da Pavuna se prontificou em articular uma reunião com os empresários para que conheçam melhor as iniciativas do Projeto Bairro Educador e o inspetor da Guarda Municipal dedicou longo tempo à equipe para falar de sua trajetória profissional se prontificando em contribuir para iniciativas de apoio.

Por Anderson Correa  




BE se reúne com representantes da Mobilização Social pela Educação


A Escola Municipal Teotônio Vilela, integrante do BE Maré, sediou no dia 28 de fevereiro, a reunião entre o projeto Bairro Educador e os representantes do Comitê Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio de Janeiro. O encontro  teve como objetivo estabelecer uma parceria com o Comitê RIO e assim ampliar as ações relativas  a interação “Família-Escola” nesta unidade escolar e em outras integrantes do Bairro Educador.


A Mobilização Social pela Educação é o chamado do Ministério da Educação (MEC) à sociedade para o trabalho voluntário de mobilização das famílias e da comunidade pela melhoria da qualidade da educação brasileira. Os professores Sérgio Maia e David F. Arcenio (representantes do comitê) se reuniram com o Bairro Educador para apresentarem suas plataformas de trabalho e assim estabelecerem parceria com o projeto frente às demanda das escolas, buscando estreitar as relações “Família-Escola”.

A integração “Família-Escola” é um elemento constituinte do projeto Bairro Educador que tem como ação estratégica fomentar o núcleo de responsáveis. O plano de Mobilização Social pela Educação busca consolidar comitês compostos pelos diversos setores da comunidade, e assim, orientar e incentivar as lideranças sociais para a realização de ações pautadas pelo diálogo com os públicos de interesse sobre a importância da educação. A parceria ente o Comitê Rio e o Bairro Educador fortalece o trabalho das escolas em estreitar o seu relacionamento com os responsáveis.

Leonardo de Oliveira Ferreira

BE Irajá reinicia suas atividades com os novos gestores de projeto

Com as mudanças relativas a gestão do projeto do Bairro Educador (BE) Irajá (redução do número de unidades escolares por gestor de projeto e entrada de novos gestores), a reunião com a coordenadora pedagógica Gisele Cardoso, realizada no dia 26 de fevereiro, marcou o reinício das atividades do projeto no CIEP Doutor Adão Pereira Nunes. Participaram do encontro o gestor de núcleo Adriano de Araujo, o gestor de projetos de Irajá e Pavuna, Diogo Dutra e a gestora de projetos de Irajá, Fernanda Souza.


O destaque do encontro foi a participação de dois estudantes, que são monitores da escola e que acompanharão o Projeto Bairro Educador. Caberá a eles apoiar a coordenadora pedagógica, de acordo com a perspectiva da unidade escolar, que é incentivar o protagonismo e a participação dos estudantes na vida e organização do ambiente escolar.


O encontro teve como finalidade a apresentação dos novos gestores de projeto do Bairro Educador de Irajá, Fernanda Souza e Diogo Dutra à diretora Ademilda Maria, à coordenadora pedagógica Gisele Cardoso e aos demais funcionários e alunos da unidade escolar.


Outro tema importante do encontro foi o início do planejamento das atividades que serão realizadas pelo BE em parceria com o CIEP. A coordenadora pedagógica apresentou para a equipe o Projeto Pedagógico Anual (PPA) que servirá de fundamento para o início das atividades. O PPA da escola está centralizado na temática da diversidade das culturas mundiais, tendo como subtemas: cultura greco-romana; cultura oriental, com ênfase na cultura chinesa; cultura pré-colombiana e cultura africana.



A coordenadora pedagógica relatou: Eu considero o Projeto Bairro Educador como um ótimo parceiro, pois promove um trabalho conjunto com base em interesses da comunidade, dando um apoio no planejamento das ações do CIEP Dr. Adão Pereira Nunes.


Gisele sugeriu possíveis atividades, como a visita ao novo Museu de Arte do Rio, à Nave do Conhecimento e à Biblioteca de Irajá, entre outros.


Equipe reunida com a Coordenadora Pedagógica e com dentista do PSE

Por fim, a reunião também contou com a participação de um dentista do Programa de Saúde da Família (PSF), que através de uma articulação com o Programa Saúde na Escola (PSE) apresentou um projeto intitulado “Olimpíadas da Saúde, Esporte e Cultura”. A equipe do projeto Bairro Educador conheceu a proposta das atividades e foi sinalizada sobre uma futura reunião que será realizada para tratar especificamente deste projeto.


O BE aproveita para agradecer à diretora e à coordenadora pedagógica do CIEP, pela receptividade.

Por Fernanda Souza

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

BE participa da comemoração dos 50 anos da Vila Aliança

Na sexta feira, 22 de fevereiro, a equipe do BE Senador Camará foi convidada para participar de uma roda de conversa em comemoração aos 50 anos da Vila Aliança. O encontro foi realizado pela Fundação Leão XIII, e contou com a participação dos moradores e lideranças da comunidade, como o vice-prefeito Adilson Pires (que é morador da V. Aliança), os responsáveis pela Nave do Conhecimento, lideranças religiosas, a arquiteta responsável pela construção do bairro, presidentes de associações e responsáveis por projetos desenvolvidos no local.

Lideranças da comunidade

Durante o encontro foram reafirmados compromissos, e novas propostas foram lançadas para a melhoria da situação de problemas já conhecidos por todos como lazer, cultura, esporte, meio ambiente, educação, etc.


Após a roda de conversa, juntamente com a diretora Silvânia Saraiva, da Escola Municipal Ruben Berta, o Bairro Educador Senador Camará foi convidado pela coordenadora da Nave do Conhecimento da Vila Aliança (Gláucia Simões) a participar de uma apresentação.

Coordenadora da Nave e diretora da E.M Ruben Berta

O espaço possui uma tecnologia de ponta, com capacidade para até 70 pessoas e acesso à internet banda larga, tem também um cinema na área externa com exibições semanais. A Nave do conhecimento oferece diversos cursos para a comunidade, dentre eles o de letramento digital, tecnologia e trabalho e produção de blogs. O BE fez um cadastro para poder levar os estudantes ao espaço educativo. 

Ana Carolina Gomes e Cristiane Araujo (gestoras de projeto) e Rejane Bolquett (gestora de núcleo)

Por Ana Carolina Gomes e Cristiane Araujo 




terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ilustres Mortais


A trilha educativa “Ilustres Mortais” foi desenvolvida a partir de um trabalho de mapeamento feito pela gestora de projeto do BE Caju que identificou que há uma grande quantidade de cemitérios no entorno do bairro. Com o objetivo de quebrar preconceitos e  trabalhar com os estudantes atividades que valorizam a identidade do bairro foram descobertas personalidades brasileiras enterradas nos cemitérios do bairro, como por exemplo:  Noel Rosa, Emilinha Borba, Jamelão, Dr. Adolpho Bezerra de Menezes e Paulo Sérgio (cantor da época da Jovem Guarda). Este foi o marco inicial da ação pedagógica que envolverá os estudantes a pesquisar e produzir um material bibliográfico, com ênfase no potencial pedagógico e cultural do cemitério.



A pedagogia cemiterial, proposta por RIGO[1], realça a relevância da escola em inserir a temática no cotidiano escolar. Ao ampliar o horizonte e desenvolver um traçado pedagógico, com ênfase no equipamento urbano característico do bairro, foram   desenvolvidas ferramentas que trabalham o resgate histórico, consolidação da identidade comunitária e valorização da identidade.



O principal objetivo da trilha é ampliar as ações realizadas no Caju que refletem sobre a perspectiva da educação integral. Além disso, a trilha educativa visa compreender o estudante em suas diferentes dimensões: cognitivas, afetivas, valorativas, corporais, social, estética e simbólica e “traz o sujeito para o centro das indagações e preocupações da educação” (GUARÁ, 2006, p.16).




 (...) quando o aluno aprende a conhecer a comunidade com suas variedades de aspectos e de tipos, passa a preocupar-se com seus problemas e, se bem orientado, passa a querer participar na resolução dos mesmos, e não raro, o aluno evolui quanto ao respeito às manifestações culturais, à compreensão do lugar público e suas regras, à luta contra o preconceito, ao respeito alheio e a seu direito de ser respeitado enquanto cidadão.”

 Udemo (apud GUARÁ, 2006):



[1] RIGO, Kate. Cemitérios um espaço religioso e educativo. 2011. Disponível em: <anais.est.edu.br/index.php/congresso/article/download/103/10>, acesso em fevereiro de 2013.

Retorno às escolas do BE Caju


As aulas das escolas da rede municipal de ensino tiveram início na última semana de fevereiro, e o BE Caju fez um planejamento com o objetivo de aplicar atividades lúdicas que serão desenvolvidas com os estudantes no decorrer deste ano letivo. Para a realização das atividades, é fazer um traçado pedagógico realizado a partir do Projeto Político Pedagógico - PPP e o plano de trabalho dos professores. 

Os planos de trabalho estão em processo de amadurecimento, todos foram construídos a partir da demanda e do perfil da comunidade escolar. Apesar das especificidades, é necessário alinhar algumas ações entre as unidades de ensino, promovendo uma integração entre as escolas do bairro. Este ano duas atividades irão integrar as escolas, a trilha do "Eu" e "Ilustres Mortais". As escolas do Bairro Educador Caju são: CIEP Henfil, Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel, Escola Municipal Marechal Mascarenhas de Moraes, Escola Municipal Professora Laura-Sylvia Mendes Pereira e Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas.


A trilha do “Eu” surgiu no ano passado, pois foi identificado de acordo com a opinião de estudantes de unidades escolares do entorno, que haviam diversos fatores que tornavam o CIEP Henfil um espaço negativo, devido também a sua localização. A trilha educativa do “Eu”, edição 2013, apresenta algumas características, tais como: a utilização do google maps para identificar a casa dos estudantes da educação infantil, mostrando os diversos núcleos que integram o Caju. 

Segundo a professora Rosangela Patriota (Escola Municipal Professora Laura-Sylvia Mendes Pereira) “as mães e as crianças entendem o Caju apenas como o centro do bairro, porém quando falamos de Parque São Sebastião, Chatuba, Parque Conquista e Manilha, fazemos referência também ao Caju”. Ao encontro da trilha que propõe uma ação de apropriação da cidade, a professora Tatiane Gregório sinalizou uma atividade muito interessante aos estudantes, que foi conhecer o Pão de Açúcar, já que o bondinho abriu inscrição para fazer uma visita ao local.


Os “Ilustres Mortais” é a trilha educativa que dialoga com algumas das ações estratégicas do Bairro Educador, no que tange a apropriação da cidade; realização de ações coletivas entre as Escolas do Amanhã e outras unidades escolares do mesmo Bairro Educador; realização de ações envolvendo Escolas do Amanhã e parceiros; fomento de parcerias com PSE (Programa Saúde na Escola) e PSF (Programa Saúde da Família). O objetivo da atividade é motivar a utilização do equipamento urbano enquanto um recurso pedagógico, que permite melhorar o aprendizado nas disciplinas de português, história, artes e geografia. As escolas que estão participando dessa atividade são: CIEP Henfil, Escola Municipal Professor Walter Carlos de Magalhães Fraenkel e Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas.


O BE pretende realizar este ano a feira literária do Caju; formação do núcleo de comunicação do amanhã; PROCEI - Projeto CEI - Conhecer, Escolher E Investir: oficinas pedagógicas sobre projetos de vida com transição para o ensino médio e feira de profissões; participar das reuniões do Cartão Família Carioca; criar o núcleo de mães; e a revitalização e fortalecimento dos grêmios. O planejamento agrega as propostas da direção, coordenação pedagógica, professores e estudantes. 

Por Marcelly Pereira


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

BE Rocinha apresenta propostas de ações à direção do GENTE


No dia 25 de fevereiro, a gestora de núcleo Maria do Socorro e a gestora de projeto do BE Rocinha, Amanda Santos, participaram com a parceria Beatriz Novaes de uma reunião com a direção do GENTE – Ginásio Experimental de Novas Tecnologias Educacionais. A escola possui 180 alunos do 7°, 8° e 9° ano que ficam em espaços de aprendizagem e têm um professor tutor. A unidade escolar possui uma piscina, um laboratório de ciências e uma sala de multimídia.


Durante apresentação do projeto Bairro Educador para a diretora Márcia Roberto e a adjunta Ana Maria Belloti, foram discutidas as ações estratégicas que deverão ser realizadas até o mês de Junho/2013.


A diretora gostou das propostas, pois muitas delas já estavam dentro do planejamento escolar, como por exemplo, criar espaços para os responsáveis interagirem mais no dia a dia da escola, atividades de fortalecimento do grêmio, etc. Uns dos principais pedidos feitos pela direção e professores foi de conhecerem a comunidade da Rocinha. Por este motivo, será pensado junto com um grupo de estudantes um trajeto, onde a equipe possa conhecer os principais pontos da comunidade.


No dia 1º de Março aconteceu a inauguração oficial da escola com a presença da secretária municipal de educação, Claudia Costin, Rafael Parente (subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais) e demais parceiros que estão apoiando o projeto como Instituto Natura, Telefonica, Vivo, Instituto Ayrton Senna, entre outros.


Após a inauguração, os parceiros conheceram o espaço escolar, enquanto os estudantes assistiam a apresentação de uma banda.

Por Maria do Socorro Brandão

BE participa de capacitação promovida pelo PSE


No dia 25 de fevereiro, o BE Pavuna foi convidado a participar da capacitação promovida pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal Grandjean de Montigny. O encontro reuniu representantes do 2º eixo de trabalho, dos bairros Anchieta e Pavuna e teve como objetivo apresentar para os representantes das unidades escolares a equipe formada pelos agentes comunitários de saúde que atuarão nas escolas.

Durante a reunião foi possível reunir cerca de 50 pessoas, desde funcionários da Clínica da Família Epitácio Soares Reis (agente comunitário, coordenador administrativo, nutricionista), representantes das escolas (coordenadora pedagógica, professora regente, direção) até representante do PSE, tendo como mediadores Anderson Correa e Déborah Sobrino, ambos representando o Bairro Educador.


Das escolas que fazem parte do Bairro Educador Pavuna, participaram o diretor geral (Alberto Bruno) da Escola Municipal Alberto José Sampaio e a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Motorista Paschoal André, Andrea Chaves.

Os agentes comunitários, após a apresentação das perspectivas de atuação nas escolas, tendo como suporte a Clínica da Família Epitácio Soares Reis, propuseram um debate  a fim de definirem coletivamente as possíveis ações que poderão ser desenvolvidas com os profissionais de saúde.

Durante o debate, os representantes das unidades escolares expressaram suas necessidades de suporte referentes a algumas temáticas; dentre essas se destacam: saúde preventiva, dengue e violência, esta última, considerando tanto no que se refere aos estudantes, quanto no que diz respeito às próprias equipes que atuam nas escolas.

A partir da experiência de atuação nas unidades escolares, a equipe do Bairro Educador saiu do encontro com algumas perspectivas de ação. No entanto, para a concretização das ideias, será necessária a elaboração de planos de trabalhos discutidos com os envolvidos.

Por Déborah Sobrino

Um abraço pela Paz


Na sexta-feira, 22 de fevereiro, o CIEP Operário Vicente Mariano, a Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queirós e o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Cremilda da Silva dos Santos (unidades escolares integrantes do BE Maré) realizaram um evento para abrir o ano letivo, marcando o retorno dos estudantes às aulas com um desejo coletivo de paz.

CIEP Operário Vicente Mariano
Durante o evento os professores confeccionaram, juntamente com os estudantes, cartazes e faixas com mensagens de paz que, presas a balões brancos, foram lançadas ao céu no momento em que toda a comunidade escolar presente no evento se juntou para um grande abraço.


Além dos gestores, professores, estudantes e demais funcionários, o evento contou com muitos convidados, como pais, representantes da comunidade e os parceiros das escolas, entre os quais a equipe do Bairro Educador, que a convite dos gestores, foram prestigiar o evento e assim como todos, desejou um ano de muita paz a toda a comunidade da Maré.

Por Marcio Garcia 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MetrôRio promove encontro da Rede Comunitária de Colaboradores


No dia 20 de fevereiro, foi realizado no centro do Rio o primeiro encontro do ano envolvendo representantes de instituições, ONGs e parceiros que fazem parte da rede comunitária de colaboradores apoiada pelo MetrôRio. Os gestores de projeto do Bairro Educador (que conta com a parceria da empresa desde 2011) Marcia Fernandes, Fernanda Souza e Diogo Dutra do Bairro Educador, também estiveram presentes na reunião. O encontro teve como objetivo discutir novas metodologias para o planejamento das reuniões da rede comunitária.

Para Viviane Barros, analista de Responsabilidade Social do MetrôRio, é importante que os envolvidos possam propor outros temas que considerarem relevantes para serem discutidos durante as reuniões. Assim, a organização das atividades deverá trilhar o caminho da autogestão, de modo que, através da colaboração ativa e descobertas compartilhadas, os integrantes da rede possam assumir maior protagonismo.

A reunião contou com dois importantes momentos. Inicialmente, os participantes foram divididos em grupos de quatro pessoas e estimulados a pensar temas que consideram importantes para a pauta dos próximos encontros. Em seguida, os grupos foram convidados a compartilhar suas ideias com os demais, a fim de promover uma discussão sobre o papel de cada um na organização de atividades futuras. 

As atividades foram finalizadas com a formação de cinco equipes, dividas por temas, as quais terão a responsabilidade de no próximo encontro, organizar, propor ideias, trazer informações, sugestões e reflexões sobre o tema escolhido para as discussões.

O próximo encontro está marcado para o dia 20 de março às 14 horas na sede da empresa, no Centro. O Bairro Educador, em nome de toda a equipe, agradece a parceira do MetrôRio e espera ampliar ainda mais a rede de parceiros, estreitando os laços e contribuindo para o processo educativo nas escolas.



Por Diogo Dutra.
Gestor de Projeto do Bairro Educador Irajá e Pavuna.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Bairro Educador promove capacitação para novos gestores de projetos

Durante os dias 14 e 15 de fevereiro aconteceu no escritório do CIEDS, localizado na Praça Mauá, a capacitação dos 12 novos gestores de projeto do Bairro Educador. O encontro teve como objetivo ambientar e instrumentalizar a equipe para aperfeiçoar o trabalho a ser desenvolvido.


Foi trabalhado no primeiro dia, após o reconhecimento da estrutura física do CIEDS, os projetos e ações estratégicas do Bairro Educador, além disso, o conceito de Educação Integral que é a base fundamental para a prática do gestor de projetos. Também foram apresentados os instrumentos de campo e passadas instruções acerca do uso do uniforme e crachá. No dia seguinte, os gestores foram orientados quanto a elaboração do plano de trabalho e conheceram sobre trilhas educativas. Houve também a apresentação da equipe de comunicação, que trouxe orientações sobre o blog e o twitter do Bairro Educador.



Em síntese, o período de capacitação norteou e subsidiou os novos gestores de projetos para futuras ações efetivas em prol de uma educação pública de qualidade.

Nova equipe gestora




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bairro Educador realiza SEMANA de CAPACITAÇÃO no Museu Histórico Nacional

A parceria entre o Centro Integrado de Estudos e Programa de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e o Museu Histórico Nacional/Projetos Sociais (MHN) proporcionou que a equipe do Bairro Educador se reunisse entre os dias 4 e 8 de Fevereiro, no auditório do MHN, para a SEMANA de CAPACITAÇÃO, que contou com a participação de ambas as diretorias institucionais. Neste período em que a rede municipal também esteve em capacitação de seus professores.
Equipe do Projeto Bairro Educador
Esta ação serviu para acolhimento dos novos gestores, troca de experiência entre a equipe, estreitamento de ações com parceiros convidados, apresentação das metas do projeto e alinhamento geral das ações pela coordenação para o ano de 2013.

Participaram da Semana de Capacitação convidados como os gestores do Programa Escolas do Amanhã, a Cidade Escola Aprendiz (SP), o Projeto Papo Responsa, o Projeto Catraca Livre 
 André Ramos e Samantha Barthelemy Gestores do Programa Escolas do Amanhã.

O amadurecimento da parceria entre o CIEDS e o MHN atualmente confere às entidades um alinhamento de suas missões Institucionais - Promoção de uma sociedade sustentável tendo como base o conhecimento, a cooperação e o empoderamento das pessoas. Este estreitamento da parceria se configurou na fala, da Diretora do MHN, Vera Tostes, quando diferenciou a instituição para além de um equipamento de cultura mas também sensível a cooperação mutua para uma sociedade sustentável.
Diretora do MHN, Vera Tostes

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“O líder em mim” uma formação para toda a escola


O CIEP Doutor Antoine Magarinos Torres Filho, BE Borel, foi uma das duas escolas do Brasil escolhidas para receber a formação de “O líder em mim”, que ocorreu na unidade escolar entre os dias 4 e 8 de fevereiro e abrangeu alunos, coordenação pedagógica e direção. A metodologia realizada por FranklinCovery Education é um modelo de transformação que age sobre toda a escola.


Material para capacitação

Baseado no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes® (The 7 Habits of Highly Effective People®), “O Líder em Mim” produz transformações importantes na escola, como melhor desempenho acadêmico, menor incidência de problemas disciplinares, e um engajamento maior, tanto de professores como de pais, na vida escolar. O método também estimula os professores a desenvolverem nos estudantes a autoconfiança através do desenvolvimento de suas habilidades.

A professora Marcia Cardoso, parceira do Bairro Educador nas trilhas educativas, contou que a formação foi importante para relembrar aspectos que às vezes ficam ofuscados pela rotina como a elaboração de um planejamento para as metas de curto e longo prazo e também propõe exercícios de autoconhecimento que são relevantes na motivação pessoal.

Professora Marcia Cardoso
A intenção da unidade escolar é aplicar o método como ferramenta para atingir resultados mais amplos. E para tal, está investindo na construção de um novo Projeto Politico Pedagógico (PPP) capaz de orientar as ações educativas alinhadas com a proposta apresentada durante a capacitação. Neste sentido o Bairro Educador também entra como colaborador e agente do processo que será iniciado a partir deste ano letivo.


Por Eliza Moreno

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Novas propostas para a Escola Municipal Humberto de Campos


No mês de fevereiro, a Escola Municipal Humberto de Campos, integrante do BE Mangueira, recebeu uma nova gestão, que trouxe modificações estruturais e pedagógicas para a unidade escolar.


O Bairro Educador como projeto pilar das Escolas do Amanhã, faz parte do novo grupo gestor que permanecerá em atividade na escola. E a partir desta quinta-feira, dia 07/02, começará a executar com as turmas de 1º, 2° e 3° ano e Realfa, os jogos cooperativos.


Com relação ao trabalho desenvolvido no ano de 2012 com os responsáveis, o núcleo denominado “Famílias Presentes”, será contínuo e terá como foco a questão da aproximação família-escola, tendo como percepção que este é um espaço de direito de todos, e também de deveres dos mesmos.

O trabalho tem como objetivo envolver os profissionais que atuam na escola. Com os professores, por exemplo, haverá um trabalho específico voltado para a elevação da autoestima e para a construção de um grupo mais coeso. Para tal, os espaços de centro de estudos serão utilizados.


O grêmio estudantil, em breve, será formado. Voluntários já estão sendo contratados  para o reforço da alfabetização. O BE junto com a escola durante o mês de fevereiro fez contatos com possíveis parceiros que possam ceder um espaço para a realização de atividades da unidade escolar. Também irão ocorrer as apropriações dos espaços da própria escola, de acordo com o número de pessoas que a atividade poderá envolver.


Estas são apenas novas ações planejadas em conjunto com o corpo docente da Escola Municipal Humberto de Campos. A equipe do BE está entusiasmada com o trabalho a ser desenvolvido com os estudantes e acredita no potencial dessa comunidade escolar. 


Por Priscilla Babo