Na escola pública, a promoção de hábitos alimentares saudáveis e um currículo saboroso...
Durante todas as quartas-feiras do ano de 2010, de 12h30 às 16h30, o Projeto Mais Educação promovia oficina de horta no CIEP Antoine Mararinos Torres Filho (BE Borel). Segundo o professor Márcio Perisse, responsável pela atividade na escola a oficina ajuda a criar hábitos alimentares saudáveis.
"Muitos dos alunos quando iniciaram no projeto não gostavam de hortaliças e verduras. Mas desde que começaram a perceber a importância destes alimentos para o seu crescimento, mudaram seus hábitos alimentares."
Ao ingressarem na atividade, os estudantes participam de todo o processo relacionado à oficina: da escolha do local para a instalação da horta, até o processo de sua feitura: adubo do solo, semeadura e plantio. No resultado final, e em uma das partes mais alegres, a colheita das saborosas plantinhas que os próprios ajudaram a nascer. Neste processo, os estudantes começam a se sentir parte do espaço escolar e, principalmente, entender o processo natural de vida dos vegetais e os efeitos que podem causar à saúde humana. Eles reconhecem espontaneamente a necessidade de ingerir uma quantidade diária do alimento, suficiente para um crescimento sadio.
O desdobramento pedagógico (descritores) desta atividade, contribui para deixar o currículo saboroso e com um gosto especial de quero mais. Segue, para serviço e uso geral, como é integrada esta atividade com o ambiente da sala de aula:
Em Ciências, foi trabalhado o crescimento das plantas, germinação, a influência do sol, fotossíntese, solo, uso da água, a cada visita à horta.
Em Português, foi trabalhada a escrita, considerando o observado a cada visita, além de ortografia, gramática e formas literárias.
Em Meio Ambiente, foi trabalho o uso dos agrotóxicos, tipo de solo, pragas e ação do homem no meio natural.
Em Informática, foi direcionada a pesquisa sobre os legumes, verduras e hortaliças com o manuseio da internet e do computador.
Em Matemática, foram trabalhados quantidade, volume, peso, dimensão, espessura e vários outros.
Em Geografia, foram trabalhados clima, solo, ciclo da água e outros.
Em História, foram trabalhadas a origem das verduras, hortaliças e legumes em cada momento da sociedade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário