A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

“Os Babilônios” dão show na Marquês de Sapucaí

Na noite de sexta-feira 17/02, estudantes da Escola Municipal Mario Piragibe (que se fantasiaram de babilônios) desfilaram no Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep, na Marquês de Sapucaí marcando a abertura oficial do desfile das escolas de samba na cidade do Rio de Janeiro. Na comitiva estavam presentes estudantes, que foram os protagonistas da noite, professoras, funcionárias, representantes da comunidade, direção e a gestora de projetos do Bairro Educador Anchieta.

Diretora, estudantes e funcionária da escola

Como aponta o site da SME (Secretaria Municipal de Educação) - RJ, a escola mirim integra o projeto Escola de Bamba, da Prefeitura, onde se trabalha com os estudantes os valores culturais do carnaval, no decorrer do ano letivo. Os jovens participam do processo de produção que consiste na composição do samba enredo e criação das fantasias.
Esse ano o enredo contou a história da Matemática, do surgimento à utilização no dia a dia, com o título “Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos”. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep, desfilou e agitou as arquibancadas do Sambódromo. Estavam presentes o prefeito Eduardo Paes, familiares dos estudantes e a imprensa.

Concentração e apresentação da ala "Os Babilônios"


O Bairro Educador parabeniza todas as escolas que participaram do desfile na Marquês de Sapucaí. Além da Escola Municipal Mario Piragibe, outra escola que integra o Bairro Educador estava presente, a Escola Municipal Cora Coralina, que foi ensaiada pelo músico Paulo Negueba.

Coord. do BE Marcia Florencio, Gestora de Projeto Fernanda Aguiar, músico Paulo Negueba e alunos da E. M. Mario Piragibe

Por Fernanda Aguiar


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bloco dos Amigos anima Baile de Carnaval de estudantes

No dia 16 de fevereiro, o CIEP Antônio Candeia Filho, através de mediação e participação direta do Bairro Educador Acari, recebeu a ilustre presença do "Bloco dos Amigos" formado pelos percussionistas Fabrício (Músico), Maurício Guimas (Músico e Produtor), Ricardo Carvalho (Músico), Lidiane Lobo (professora do CIEP Candeia) e Carlos Carvalho (Músico e Gestor de Projetos dos B.E's Acari e Vicente de Carvalho).

Bloco dos Amigos

A banda chegou ao CIEP às 10h da manhã, ao mesmo tempo que as crianças,  já fantasiadas. A escola estava decorada e a recepção foi bastante calorosa. Esta foi a primeira atividade que marcou o início das ações do Bairro Educador no CIEP Antônio Candeia Filho, no ano de 2012.
"Foi um enorme prazer, foi muito bom estar lá como parceiro. Teve um significado muito forte pra mim, a brincadeira e interação com os alunos, junto à troca de energia"- disse Maurício Guimas, músico, produtor e parceiro do Bairro Educador) .



Músico Maurício Guimas com os estudantes

O Bloco, dirigido pelo gestor de projetos (dos B.E's Acari/Vicente de Carvalho), não se limitou em tocar somente sambas e marchinhas do carnaval carioca, também apresentou uma aula interativa explicando os fundamentos de cada instrumento – suas histórias e potencialidades na bateria – para as crianças e os adultos presentes.

O baile no CIEP Antônio Candeia Filho também contou com um concurso de samba que aconteceu em duas categorias, envolvendo a participação de estudantes e mães. Dentre os estudantes, dois deles venceram o concurso, já entre as mães houve empate. As quatro participantes, diante de uma forte torcida, sambaram ao som da batucada ao vivo do Bloco dos Amigos, que tocou por aproximadamente uma hora e vinte minutos de apresentação.

Toda comunidade escolar agradeceu a presença do Bloco que levou música ao vivo para o baile de carnaval da escola. Logo após o evento, o gestor de projetos do Bairro Educador se reuniu com a equipe de professores da escola para realizar uma avaliação do evento. Todos os professores deram um maior destaque à participação dos responsáveis. Eles chegaram à unânime conclusão de que é preciso elaborar mais eventos para promover a interação dos pais com a escola.


Estudantes dançando marchinhas no baile de carnaval


"É muito bom ver pais, alunos, professores e funcionários brincando juntos ao som de sambas e marchinhas de carnaval que resgatam histórias e valorizam o carnaval. Precisamos disso para fomentar a participação dos pais na escola. Os responsáveis ficaram super bem." – declarou a professora Lidiane Lobo da turma 1201.


Lidiane Lobo - Professora do CIEP Antônio Candeia Filho


Por Carlos Carvalho



sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bloco carnavalesco embarca na leitura

Na quinta feira, 16/02 estudantes e professoras da Escola Municipal Presidente José Linhares desfilaram pelas ruas de Ipanema com o bloco: Embarcando na Leitura. O nome dado ao bloco foi em homenagem a escola que a partir de um projeto piloto tornou-se uma Casa de Alfabetização de Educação Integral.

De acordo com Simone Pires, professora da sala de leitura, os estudantes com o auxílio dos professores confeccionaram suas próprias fantasias e adereços. Além disso, a professora elogiou o trabalho feito pelo Projeto Bairro Educador na escola.

Professora Simone Pires, a diretora Regina Célia, diretora adjunta Leila Pizarro e alunos durante o desfile. 

- O Bairro Educador completa o trabalho realizado pela escola, nos auxilia em diversas atividades desenvolvidas com os alunos, só tenho a agradecer ao projeto – ressaltou a professora.
Simone Pires - professora da sala de leitura

Os responsáveis pelos estudantes ajudaram no momento da organização do desfile e acompanharam todo o percurso feito pelo bloco, cuja concentração foi em frente a escola na rua Barão da Torre e saiu em direção à Praça General Osório, em Ipanema.



O bloco Embarcando na Leitura contou com o som da Bateria mirim do Mestre Dá, um malabarista e um casal de pernas de pau, todos integrantes do grupo Afroreggae. A segurança dos estudantes foi feita por policiais da UPP Social (Unidade de Polícia Pacificadora) instalada no morro do Cantagalo.

Bateria do Mestre Dá anima estudantes da E.M. Presidente José Linhares

Maura da Rocha, mãe de um estudante da Escola Municipal Presidente José Linhares achou interessante a ideia das professoras organizarem um bloco carnavalesco, pois segundo ela essa atitude faz com que os alunos saiam um pouco da rotina escolar mantida dentro das salas de aula.
- A ideia é muito boa e as professoras são bastante criativas. As crianças ficaram muito empolgadas, meu filho estava ansioso para sair no bloco e fico feliz de ter acompanhado o desfile.

Mães  - Maura da Rocha (à esquerda) e Andrea Nogueira

A iniciativa de criar um bloco carnavalesco da escola colaborou para aguçar o aprendizado e criatividade dos estudantes que através desta ideia conseguiram tomar um maior conhecimento sobre a cultura desta festa popular brasileira.
Por Ana Paula Santana

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Planejamento do Bairro Educador e folia de Carnaval

No dia 17/02 as reuniões de planejamento da equipe do Bairro Educador aconteceram nas seguintes  escolas municipais:  Professor Mourão Filho, Escola Rubens Berardo e Professor Affonso Varzea.  Nestas escolas o gestor de projeto do Bairro Educador Bruno Aguiar realizou reuniões com a equipe da direção para tratar das ações a serem desenvolvidas na escola em 2012, pensando na implementação dos objetivos do projeto.
Planejamento na E.M. Prof. Affonso Varzea e E.M. Prof. Mourão Filho 


Diretora Vera de Lima e diretora adjunta Tânia Barbosa da E.M. Rubens Berardo

Após reunião de planejamento na Escola Municipal Professor Mourão Filho aconteceu no turno da manhã o baile de carnaval, aonde os estudantes dançaram, pularam e desfilaram com suas fantasias.
Estudantes e professores da E.M.Professor Mourâo Filho

No turno da tarde após  reunião de planejamento realizada na Escola Municipal Professor Affonso Varzea tivemos o  segundo  baile do dia organizado para que os estudantes dançassem, brincassem e pulassem, ao som de marchinhas de carnaval.
Estudantes e diretora Eliane Saback da E.M. Prof. Affonso Varzea no baile de carnaval

Esta iniciativa mostrou que as escolas municipais do Rio de Janeiro têm um excelente potencial para a ampliação dos espaços educativos, que vão além dos espaços formais como a sala de aula. Reunindo toda a comunidade escolar para a comemoração de um momento tão importante para a nossa cidade, o que ajuda a tornar a escola mais agradável contribuindo para a permanência interessada dos estudantes.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Nesta segunda feira (14/02), ocorreu a estréia da oficina de teatro com Rodrigo Sant’anna -o Admilson do Zorra Total - o mais novo parceiro do Bairro Educador. No inicio de oficina, o grupo de 15 alunos da turma 1502, foram pegos de surpresa, pois de inicio não avisamos quem era o professor. Porém, só foi elas entrarem na sala de leitura que logo reconheceram o Admilson. Aí foi uma euforia geral, todos pularam, gritaram, correram para um lado e para o outro dizendo que ele era do Zorra Total, perguntaram pela Lady Kade, pediram para ele cantar a musica que canta para ela, etc.

Rodrigo Sant’nna além de ótimo ator demonstrou uma habilidade incrível no trato com os adolescentes. De inicio os tranqüilizou  para não ficarem tão eufóricos porque ele era uma pessoa de carne e osso e falou que ser ator é como qualquer outra profissão. Sua aula teve como princípio a diversão e o respeito ao próximo, tudo era permitido menos o desrespeito ao colega. E assim ele trabalhou com os alunos a consciência do seu corpo através da respiração, a noção de espaço, que é essencial em cena num palco, o improviso e, acima de tudo a capacidade criativa do grupo.
A última dinâmica feita por ele já deu para percebeu a riqueza artística do grupo. o ator dividiu a turma em dois grupos e leu um poema, em seguida pediu para que cada grupo criasse uma cena a partir do poema que ouviram. O resultado foi brilhante, o primeiro grupo foi o mais elogiado por apresentar uma história com início meio e fim, utilizando recursos de canto e percussão.

Autoridades participam da inauguração da Escola Municipal Costa do Marfim


Após um ano e dois meses funcionando em outro espaço, a equipe da Escola Municipal Costa do Marfim e a Comunidade do Jardim Batan de Realengo receberam na manhã do dia 15 de fevereiro as novas instalações da instituição, que contou com um investimento de R$ 6 milhões.

A Cerimônia contou com a presença do Governador Sérgio Cabral, do Vice-governador Luiz Fernando Pezão, do Prefeito Eduardo Paes, da subsecretária de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), Helena Bomeny, do Comandante da 3ª UPP, Capitão Marcelo Martins, além de outros.



Além das autoridades públicas, da comunidade e dos representantes da sociedade civil do Jardim Batan, também estiveram presentes no evento integrantes da Estrelinha, escola de passistas mirins da Mocidade Independente de Padre Miguel. A Rainha da bateria mirim da escola de samba promoveu um show para os presentes, enfatizando o dia da festividade.



O prédio, construído pela RioUrbe, possui três andares, com sete salas de Ensino Fundamental e duas de Educação Infantil, sala de artes, sala de informática, auditório, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, vestiário, parquinho e estacionamento.




Segundo a subsecretária de ensino da SME, Helena Bomeny a construção da nova unidade de ensino foi uma reivindicação da comunidade à Prefeitura do Rio de Janeiro. Helena aproveitou também para agradecer a presença e o apoio do Bairro Educador à Educação.


Todos, da Equipe do Bairro Educador, sentem-se felizes por mais um avanço da qualidade de ensino e honrados em fazer parte deste movimento.

Por Carmen Rosane

Bairro Educador Realengo/Magalhães Bastos participa do Flash Mob 2012

“Aqueles que acreditam que um mundo melhor é você quem faz”! Esse foi o slogan utilizado por “Jovens de Periferia”, grupo integrante do Projeto Mais Cultura para Território de Paz.  O evento reuniu aproximadamente 300 bailarinos, entre eles estudantes das Escolas do BE Realengo/Magalhães Bastos. O Flash Mob teve como objetivo produzir um vídeo do Batan para o mundo . A iniciativa foi idealizada pelo grupo “Jovens de Periferia”, e dirigida por Michel Cordeiro e Rodrigo Barbosa.



“Respeite o bem em respeito à vida. Queremos chamar à atenção para temas como sustentabilidade, reciclagem e soluções criativas para salvar o planeta. Essa é a nossa principal abordagem”. Esta foi a resposta de um dos integrantes do grupo, quando perguntado sobre o objetivo da atividade.

O espetáculo, que atraiu não só a atenção dos moradores, contou também com a presença de outras organizações, como: Agência de Redes para a Juventude: Oi Galera!; Ubatan Circo Social; Associação Rio de Retribuição; Igreja Batista Independente Saciar; Artesanato Saciar; CRAS Olímpia Esteves; Ação da Cidadania; CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde); Plataforma dos Centros Urbanos e Grupos de Articulação Local.


Foi ótima oportunidade para o BE Realengo/Magalhães Bastos conhecer possíveis parceiros, mapear e descobrir as ações dos atores sociais presentes na Comunidade, como também participar de  uma forma de manifestação cultural.



O Flash Mob criou um mural com materiais recicláveis, onde todas as instituições e grupos deixaram suas mensagens (que estão sendo multiplicadas), além de citarem as lutas do Movimento OASIS e o Rio + 20. A equipe do Bairro Educador também deixou a mensagem: “Todo espaço é lugar para a Educação”. reforçando o objetivo de todo o  trabalho realizado pelo projeto.

Bailinho de Carnaval


A Escola Municipal Morro dos Telégrafos iniciou as aulas no ano de 2012 com fôlego total e uma novidade: agora nossa querida unidade escolar atende alunos do Ano 1 do Ensino Fundamental.

Para coroar a volta das atividades da U.E. e comemorar o carnaval, que está próximo, na quinta-feira dia 16/02 haverá o Baile da Pipoca. O mesmo ocorrerá em dois turnos para contemplar o horário parcial, outro diferencial do funcinamento da escola neste ano.

Todas as turmas já estão em clima de preparação dos festejos e da decoração, pra que tudo esteja bem bonito e colorido no dia de amanhã.

Vamos aproveitar e cair juntos na folia!!!




terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Bairro Educador participa do Programa ZoaSom na Rádio MEC

No mês de Janeiro, a equipe do Bairro Educador iniciou a articulação para estabelecer uma parceria com a ONG Criar Brasil. Esta organização é responsável pelo Programa ZoaSom da rádio MEC, destinado a jovens e adolescentes.  A programação é uma agradável mistura de música e debate sobre temas variados, como drogas, cidadania e moradia.

A equipe do Bairro Educador foi assistir o primeiro programa ao vivo de 2012, no dia 2 de fevereiro no estúdio da Rádio MEC, na Praça da República, e neste dia o tema abrodado foi “Viver em Favela”. Para o debate foram convidados o professor Jorge Barbosa da Universidade Federal Fluminense e do Observatório de Favelas e também René Silva, morador do morro do Adeus, representante do Jornal Voz da Comunidade. A música ficou por conta do som do grupo Melanina Carioca, que é formado por jovens da favela do Vidigal.  Além disso, os jovens também podem participar do programa através das redes sociais, dando seu depoimento de como é viver na favela. O programa conta ainda com dicas culturais e de cursos gratuitos.




Acreditamos no estabelecimento de uma longa parceria. Agora é o momento de trabalhar para garantir aos jovens e adolescentes que estudam nas escolas em que o Bairro Educador atua, mais esta oportunidade de debater e aprender coisas novas de um jeito diferente.
Por Amanda Teles

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Estudantes da rede municipal de ensino voltam às aulas


As aulas da rede municipal de ensino retornam nesta segunda feira, 13/02. A equipe do Bairro Educador, junto ao corpo docente já planejam as atividades a serem realizadas com os estudantes neste início de ano letivo.

Durante o recesso escolar o Bairro Educador auxiliou algumas escolas no que se refere ao planejamento pedagógico para 2012, participou de reuniões envolvendo parceiros, coordenadores pedagógicos e diretores de diversas escolas. Além disso passou por uma capacitação durante a primeira semana de fevereiro. Os integrantes do Bairro Educador também aproveitaram estes dois meses de recesso para fazer capacitação, renovando seus conhecimentos.



Aula inaugural com Bairro Educador e representantes da Unesco e Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro



O Bairro Educador deseja a todos um bom início de ano letivo e deseja que as perspectivas de um progresso educacional sejam alcançadas com sucesso.