A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Alô Rio de Janeiro, te abraço



No dia 28 de Junho de 2013, foi realizada uma atividade proposta pelas professoras Julia Maria e Valéria Cristina, do Ginásio Experimental Carioca Escultor Leão Velloso e pelo Projeto Bairro Educador através da Gestora de Projetos, Déborah Sobrino. Essa atividade levou 40 alunos de diferentes séries para o Museu da Oi Futuro, no Aterro do Flamengo.


A atividade teve como objetivo principal o empoderamento dos alunos, ou seja, que eles futuramente venham a usufruir de espaços públicos da cidade do Rio de Janeiro. A proposta foi intitulada como; “Alô Rio de Janeiro, te abraço”.


Essa proposta de “aula-passeio” já é uma experiência bem sucedida e conhecida por conseguir envolver e atingir mais o aluno já que o mesmo não se encontra em uma esfera formal e em um ambiente já conhecido pelo mesmo: a escola. 


Os alunos são oriundos, em sua maioria, de uma comunidade localizada na Pavuna (zona norte do Rio de Janeiro). Sendo assim, optou-se pelo Aterro do Flamengo como o local escolhido para a “aula-passeio” justamente por ser uma região pouco frequentada ou não conhecida por essas crianças e adolescentes.

Há um desejo e o intuito que os alunos façam utilização de espaços como os referidos acima, para que os mesmos sintam-se incentivados a ampliar o leque de oportunidades de lazer, educação e cultura.


No primeiro momento, os alunos conheceram todo o espaço do Museu da Oi Espaço do Futuro e, desenvolveram atividades com monitores oficiais do espaço. Depois, os alunos foram até o Aterro do Flamengo onde puderam lanchar junto com as líderes da atividade e, antes de voltarmos ao nosso local de origem, os alunos puderam ver o mar (muitos pela primeira vez) e, reconhecer alguns pontos turísticos da cidade (como o Bondinho e o Pão de Açúcar).




Acreditamos que é imprescindível que crianças e adolescentes tenham os horizontes ampliados através do conhecimento de outros espaços e áreas da cidade do Rio de Janeiro. E, que esses jovens possam ir além dos “muros” de suas comunidades e reconhecer outros espaços da cidade também como “seus”.


Por: Julia Maria Santos e Valéria Cristina Ferreira,
Professoras do GEC Escultor Leão Velloso de Ciências e Inglês respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário