A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 1 de julho de 2013

Gênero e sexualidade nas séries iniciais


Os alunos do 2º ano da Escola Municipal Sebastião de Lacerda, Bairro Educador de Irajá, participaram no dia 28 de junho de atividade educativa ,cujo tema abordado foi a questão dos gêneros e da sexualidade. A ação foi conduzida pela assistente social e gestora de projetos do Bairro Educador, Fernanda Souza, e pela técnica do Programa Saúde na Escola (PSE), Andréa Leal.
A ação foi realizada em função da demanda da própria escola a partir da necessidade observada de se trabalhar o tema com os alunos de modo que os mesmos fossem melhor esclarecidos sobre a temática.

A atividade teve inicio com um bate papo, em que os estudantes foram questionados sobre quais seriam as principais diferenças entre meninos e meninas. Em seguida, a mediadora Fernanda Souza explicou aos estudantes que, além das diferenças de hábitos e vestimentas, por exemplo, entre meninos e meninas, há também diferenças fisiológicas ligadas ao aparelho reprodutor masculino e feminino.

De forma lúdica, os pequenos foram convidados a representar, através de desenhos e colagem de gravuras, as principais diferenças físicas entre meninos e meninas e também foram esclarecidas dúvidas sobre o desenvolvimento físico de ambos os sexos.

A realização da atividade foi importante, pois além de atender a uma demanda real da escola, pôde contribuir com os temas transversais propostos pelas Orientações Curriculares para o ensino de ciências. Sendo assim, o Bairro Educador, equipe de Irajá, agradece a colaboração da Unidade Escolar e da técnica do PSE, que auxiliou no desenvolvimento da atividade.

            Por Diogo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário