A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 30 de junho de 2013

Final do “Circuito Desafio do Passinho nas Escolas”



Alunos de quatro escolas municipais que integram o Projeto Bairro Educador (BE) participaram no dia 25 de junho, na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, Pavuna, da final do Circuito Desafio do Passinho nas Escolas. A iniciativa reuniu estudantes do primeiro e segundo segmentos do Ensino Fundamental que “competiram” entre si e puderam mostrar sua arte através da dança.


Os estudantes das quatro Unidades Escolares participaram ao longo do semestre de eliminatórias internas, onde foram escolhidos três representantes de cada instituição para participar da grande final.
A iniciativa de levar a dança do passinho às escolas foi idealizada por Hugo de Oliveira, gestor de projetos do Bairro Educador e dançarino, que viu na dança uma forma de valorização da cultura local, e ao mesmo tempo, a oportunidade de trabalhar conteúdos presentes nas Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental, como por exemplo, a Educação Física.

A ação também contou com a participação da equipe Funk Móvel (projeto da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro que visa à criação de projetos artísticos no cenário do Funk carioca visando percorrer dez comunidades, entre elas a comunidade da Pedreira e Pavuna em um automóvel equipado com autofalantes e câmeras) que além de cobrir o evento também integrou a equipe de jurados.

Adeilson, do Bairro Educador Lins, foi o grande vencedor do desafio. Evandro e Patrick do Bairro Educador Pavuna ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Patrick, mesmo não tendo ficado com a primeira colocação disse que sua mãe sentirá muito orgulho dele por ele ter ganhado um prêmio e que ele se sentiu importante no palco do teatro, o que demonstra a importância deste tipo de atividade dentro das escolas.
Ao término da disputa, foi realizada uma roda no Palco da Arena Cultural Jovelina Pérola Negra onde todos os alunos puderam interagir dançando, independente de sua comunidade, bairro, ou colocação, assim como alguns estudantes foram filmados e entrevistados pela TV Brasil que também realizou a cobertura da atividade.

Por Déborah Sobrino e Diogo Dutra,
Gestores de Projetos do Bairro Educador da Pavuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário