A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


terça-feira, 4 de junho de 2013

(Re)conhecendo o Rio de Janeiro, apropriando-se da cidade


Encerrando as atividades do Bairro Educador de Costa Barros no CIEP Anton Makarenko, aconteceu no dia 04 de junho, a aula-passeio ao jardim Botânico: “(Re) Conhecendo o Rio de Janeiro”. Esta foi uma atividade da Trilha Educativa “Costa Barros nos trilhos da cultura popular”, orientada pelo gestor de projetos, que teve por objetivo a valorização do bairro de Costa Barros, a partir da ideia de pertencimento do bairro à “Cidade Maravilhosa”.

A proposta de conhecer o Jardim Botânico surgiu do interesse da professora Regina Pereira em apresentar as belezas naturais, e aquelas modificadas pelo homem, na cidade do Rio de Janeiro.O papel do Bairro Educador foi de proporcionar o conhecimento acerca das particularidades do bairro, sua história e sua importância cultural. Assim, o trabalho de preparação dos alunos começou antes mesmo do passeio. Para que a proposta fosse bem executada, os alunos da professora foram incentivados a realizar previamente uma pesquisa com parentes, amigos e moradores antigos a respeito do bairro em épocas passadas.


Depois da pesquisa com antigos moradores, os alunos iniciaram uma investigação sobre os principais pontos turísticos da cidade, a exemplo: os Arcos da Lapa, o Bondinho, o Cristo Redentor, entre outros. A ideia foi proporcionar a comparação desses famosos pontos com áreas conhecidas por todos em Costa Barros, como por exemplo: da Pedra da Lagartixa, Praça do Skate, o complexo do Chapadão e a comunidade do Neira, antiga região Quilombola.

A última etapa foi a aula-passeio propriamente dita. Nela, os estudantes puderam lançar mão das discussões anteriores. Durante o percurso, o gestor de projetos e a coordenadora Regina Coeli trocaram saberes com os educandos que apontaram os principais pontos do passeio turístico pedagógico. Foram muitas descobertas e redescobertas: a história da construção dos CIEPs, a importância da Avenida Brasil, o belo prédio da FIOCRUZ (chamado pelos alunos de “castelo”), entre outros.


Ao chegarmos à Avenida Presidente Vargas o guia do passeio comentou sobre Getúlio Vargas, o Monumento a Zumbi dos Palmares e sobre o Campo do Santana, um dos cenários importantes da Proclamação da República. Foi um grande alvoroço a chegada aos Arcos da Lapa: fruto de uma discussão na sala de aula.

Por fim, o Jardim Botânico foi a última parada do grupo, onde mais uma vez, a natureza e o homem se complementaram. Encantados com tamanha beleza os estudantes ainda tiveram a oportunidade de encontrar um grupo de 20 macacos, ficando surpresos com a técnica dos mesmos de ficarem em pé e de pegarem objetos. Nas palavras da professora Regina Pereira, esse método de apropriação da cidade possibilita a ampliação da cidadania da criançada, permitindo-as o encontro dos saberes acadêmicos com a vivência.


Por Amarildo Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário