A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quarta-feira, 26 de junho de 2013

A Era dos Dinossauros e a Era do Gelo


No dia 21 de Junho os alunos da turma 1.101, da Escola Municipal Hermenegildo de Barros, no Bairro Educador Engenho da Rainha, assistiram ao filme "A Era do Gelo".

O filme, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, ilustra a história de amizade do mamute Manny (Ray Romano/Diogo Vilela), o tigre de dente de sabre Diego (Dennis Leary/Márcio Garcia) e a preguiça-gigante Sid (John Leguizamo/Tadeu Melo) em uma época muito distante dos dias atuais, vivendo suas vidas em meio a muito gelo. Até o dia em que eles encontram um menino esquimó totalmente sozinho, longe de seus pais, e decidem que precisam ajudá-lo a achar a sua família. Enquanto isso, o esquilo pré-histórico Scrat segue na sua saga para manter sua amada noz protegida de outros predadores.

Além da alegria diversão e diversão, os alunos aprenderam bastante. Eles puderam observar o comportamento dos animais em busca da sobrevivência. Ao abordar a valorização do trabalho em equipe e da verdadeira importância dos amigos para superar juntos os desafios que surgem ao longo do caminho, o filme também se filia aos propósitos do projeto pedagógico da escola para este ano, ressaltando as relações entre as pessoas e o mundo.

Outro objetivo ao exibir o filme foi mostrar as transformações pelo qual o planeta atravessa ao longo dos milhares de anos. O desenho, associado a visita que eles fizeram ao Museu da Geodiversidade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possibilitou o cruzamento de informações e produção de conhecimentos por parte dos estudantes.
 
Assim, durante o filme, os alunos foram identificando diversos elementos trabalhados na visita ao Museu da UFRJ. Destaque para o vulcão, em referência a maquete que viram lá. Depois de diversos comentários, os estudantes seguiram para sala de aula para partilhar e criar uma linha do tempo e fazer os próprios vulcões em maquetes.

Na sala de aula os alunos queriam contar os detalhes do filme e faziam comparações com os dinossauros que foram vistos por eles no Museu. Os alunos também pintaram e cortaram os desenhos dos animais do filme, tudo com muito capricho e atenção, pois as reproduções iriam fazer parte do cenário da maquete.

O momento final foi também o mais esperado. Os alunos foram divididos em dois grupos, sendo que cada grupo faria o vulcão. Eles aguardavam ansiosos o momento no qual a "lava" seria expelida. Essa experiência faz referência as condições de pressão e temperatura no interior do planeta. Vale lembrar que as maquetas serão apresentadas para toda a escola durante a próxima culminância do subprojeto "Eu e o Mundo...".

Por Ana Paula Araujo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário