A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sustentabilidade das Ações na Escola Municipal Júlia Lopes de Almeida

No dia 20 de junho, foi realizada uma reunião entre o gestor de projetos do Bairro Educador Victor Rocha e a direção da Escola Municipal Julia Lopes de Almeida para alinhamento de estratégias que permitam a continuidade das ações propostas pelo Bairro Educador no decorrer do 2º semestre por parte da unidade escolar.
 
Dentre as ações realizadas, destacam-se a Trilha Educativa, "O Mundo é Nosso Quintal", que tinha por objetivo promover a sustentabilidade socioambiental na escola e no território; o Projeto Grêmio Show de Bola, que enfatizou a formação integral de uma equipe de multiplicadores para realização de boas práticas na unidade escolar; O Projeto Escola-Museu-Escola, realizado em parceria com a equipe educativa do Museu Chácara do Céu, que propunha um aumento do repertório cultural dos alunos, a Feira Literária de Júlia Lopes de Almeida – FLIJÚ, que integrava uma série de atividades voltadas ao incentivo à leitura e a expressão artística, dentre outras atividades.
Estas ações, embora se estruturassem a partir de distintas metodologias, vislumbravam um cenário comum: o desenvolvimento dos estudantes por meio de um processo educativo que privilegia o senso crítico, a autonomia, o empoderamento, a consciência socioambiental e o protagonismo.
 
No último mês, foi mobilizado um grande esforço para a manutenção das parcerias e para o incentivo de perpetuação destas. Os esforços se deram para que as parcerias tenham continuidade, independentemente da intermediação do Bairro Educador. Deste modo, somam-se esforços para ações continuadas em prol da Educação Integral e do desenvolvimento da educação para que esta contribua com as mudanças sociais que a sociedade brasileira tanto anseia e merece.
Por Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário