A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 9 de junho de 2013

Consumo consciente de energia


Com o objetivo de possibilitar a interação das turmas 1301 e 1302 da CC Cruzada São Sebastião de Parada de Lucas com experimentos científicos sobre a produção de energia e consumo consciente, no dia 5 de junho de 2013 os alunos visitaram o Museu Light de Energia para as exposições permanentes do espaço.

            Durante a viagem houve muito entusiasmo e as professoras foram provocando o olhar dos alunos diante da cidade. Já no Museu, no primeiro momento eles assistiram a um vídeo lúdico e infantil para iniciar o bate papo sobre geração de energia. Posteriormente foram apresentados a eles experimentos com eletromagnetismo (gerador a manivela, ferrofluido, esfera de plasma) para explicar os princípios da geração da energia elétrica.

            Depois de um jogo eletrônico (jogo da casa maluca) eles foram estimulados a refletir sobre o desperdício de energia e mudança de atitude para consumo consciente. Em seguida os perigos da intervenção na rede elétrica ("gatos" e pipas") foram abordados.
 

            Na praça das energias os alunos foram convidados a observar e interagir com experimentos sobre variadas formas de energia (luminosa, cinética, mecânica...). Através de brinquedos como balanços, escorregas, cano de guerra, arvore de prismas, eles ficaram se aproximaram do tema de maneira interessada e animada.



Ao final ainda teve uma contação de histórias com o educativo do Museu e as professoras receberam mais materiais educativos a fim de planejar outros desdobramentos, além dos que foram sugeridos pelo Bairro Educador.

 

Por Daiane Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário