A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Escola Municipal Almirante Tamandaré de braços abertos para a comunidade do Vidigal


O trabalho realizado pela gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal, Aline Gomes, partiu da escuta dos alunos para identificação de seus interesses por meio da formação de pequenos grupos e rodas de conversas, que permearam todo o processo de trabalho realizado na Escola Municipal Almirante Tamandaré com alunos de todas as turmas do 1º ao 9º ano, no período de março a junho de 2013.

Dentre os primeiros temas levantados pelos alunos aparece a autocrítica a respeito do comportamento agressivo de alguns colegas, tanto na relação entre eles quanto na relação com o ambiente escolar e educadores, justificada pelos mesmos pela falta de atividades de que correspondam aos seus interesses.

Diante deste primeiro diagnóstico, a gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal passou a identificar e buscar parceiros capazes de dar respostas as necessidades dos estudantes. Neste sentido, dialogou com a direção escolar que sempre apoiou as iniciativas, procurando identificar os momentos mais adequados para oferta de oportunidades aos alunos que não prejudicassem o calendário escolar.

Em seguida, fez um trabalho de articulação junto ao Fórum Intersetorial do Vidigal (FIV) por meio de sua comissão de educação, a fim de agregar atores locais na busca de respostas a estes alunos e direção escolar, o que promoveu uma maior interlocução com atores locais com os temas debatidos no ambiente escolar, aproximando mais escola e comunidade, permitiu a identificação do SESC Santa Luzia como um parceiro potencial e houve um maior estreitamento na relação com a Associação de Mulheres de Ação e Reação (AMAR), que desde a implantação do projeto na comunidade em 2011 sempre foi uma referência local para ações em parceria com o projeto Bairro Educador.


Dentre as principais conquistas e resultados, podemos destacar diferentes oportunidades promovidas para diversificação do repertório educativo, sendo elas: palestras, rodas de conversas, passeios, apresentações artístico-culturais, integração familiar, protagonismo juvenil, integração escola-comunidade e envolvendo alunos, responsáveis, lideranças locais, parceiros e educadores.

Vale lembrar, que o marco de todo este trabalho pode ser simbolicamente representando na fala de um dos alunos de 9 anos: “tia, a gente agora vai ser ouvido, né?”, que tornou-se um dos mais participativos e dinâmicos neste processo.

Para tanto, foi preciso elaborar um plano de trabalho alinhado com as expectativas apresentadas pelos alunos, às orientações curriculares da Secretaria Municipal de Educação e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar para dar a base à Trilha Educativa: “Identidade? Gênero? O que é isso?”.

Neste plano pedagógico, primou-se por garantir encontros regulares com alunos interessados na organização dos estudantes para um maior protagonismo destes no ambiente escolar por meio da organização em Grêmio Estudantil, bem como, por promover um diálogo permanente com organizações locais e gestão escolar em meio as oportunidades educativas promovidas.


Dentre as palestras podemos destacar desde assuntos relacionados à saúde preventiva a temas essencialmente relacionados à identidade, tais como: bullying; gênero; preconceito racial e social; alimentação saudável; higiene pessoal,promovidos graças à parceria com o SESC Santa Luzia e, em especial, com a Associação de Mulheres de Ação e Reação (Vidigal), que foram responsáveis por encaminhar seus profissionais para o fortalecimento desta proposta pedagógica.

Uma das prerrogativas do projeto Bairro Educador é a de promover a noção de pertencimento e direito à cidade, por meio do reconhecimento de espaços públicos e privados capazes de oferecer acesso à cultura e ao lazer como instrumentos de emancipação social.

Neste sentido, a ida dos estudantes ao museu das telecomunicações no espaço OI FUTURO, situado no bairro Flamengo, no dia 16 de maio, permitiu ampliar seus conhecimentos sobre a evolução da comunicação no Brasil e no mundo. Sendo a sala onde era possível acessar um programa onde os alunos escolhiam as perguntas e quais os personagens históricos que responderiam, foi aquela que mais aguçou a curiosidade e interesse dos estudantes, alguns relataram a sensação de estarem dialogando com os mesmos ou de estarem se transportando no tempo.

Outra grande experiência neste sentido foi à visita ao Jardim Botânico, no dia 06 de junho, onde os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a história deste local, desde o plantio da primeira palmeira, passando pela produção de pólvora durante o Brasil Império à criação do primeiro jardim botânico brasileiro sempre com a orientação qualificada da guia, encaminhada pelo parceiro SESC Santa Luzia, também responsável pelo transporte e lanche dos alunos. Ainda neste ambiente, um dos espaços que mais atraiu a atenção dos alunos foi o Museu Sensorial, criado para os portadores de necessidades visuais, onde as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar tal condição estando de olhos fechados e fazendo o reconhecimento por meio outros sentidos, tais como: o tato e o olfato.


O ponto de culminância deste processo foi no dia 24 de maio, quando toda a escola esteve envolvida no evento “África de todos os dias”, quando graças à presença de vários parceiros foi promovida uma tarde de vivências por meio de oficinas de futebol, dança afro, capoeira, vídeos temáticos e exposição de esculturas africanasa respeito de nossa origem africana, envolvendo 400 alunos e 50 adultos, entre professores e parceiros.

Finalmente, vale ressaltar a fala da diretora a respeito do quanto observa a mudança comportamental dos estudantes da Escola Municipal Almirante Tamandaré.

Concluiu: “o que eu observo é uma redução das brigas e conflitos durante o horário escolar”. Para nós, este é um indicador do impacto promovido graças à ação articulada entre escola-comunidade em resposta à escuta dos alunos e ao comprometimento de todos os envolvidos parceiros externos e internos.

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