A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Educação atravessando fronteiras


No dia 27 de maio, o Bairro Educador, através da Gestora de Projetos Roberta Gonçalves, oportunizou aos alunos do Programa Mais Educação, da E. M. Lucio de Mendonça, o contato com uma Nigeriana, da tribo Yorubá, em uma roda de conversas em que os alunos aprenderam sobre a cultura dos nigerianos, em especial, dos yorubás.
 
A nigeriana Adebimpe Alo, graduanda em Relações Internacionais no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ, conversou com os alunos sobre seu Estado de origem, e a cultura da sua tribo através de apresentações em slides. Com ajuda de um mapa, os alunos puderam localizar o Estado e a partir de então, começaram os desdobramentos sobre a origem do nome do Estado, além do acesso a várias informações, como culinária da região, moda, penteados, celebridades, jogadores de futebol, músicas regionais e outros.

 
Essa atividade foi proposta como culminância sobre um trabalho realizado pela educadora Comunitária, Danielle Gonçalves, sobre diversidade cultural. No final da atividade, a Educadora Comunitária relatou: ”Foi um momento sublime em que poucos tem oportunidade de vivenciar. Falamos tanto em diversidade e pluralidade cultural, mas no nosso cotidiano raramente acontece. Me sinto feliz por ter proporcionado aos alunos esse momento através da Gestora de Projetos Roberta Gonçalves”.
Outras atividades serão realizadas para dar continuidade a esse trabalho e os alunos aprenderão mais sobre a influência da cultura africana na formação do povo brasileiro.

Por Roberta Gonçalves, BE Anchieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário