A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Visita do poeta de rua movimenta oficina de poesia em escola de Senador Camará


No dia 27 de maio, como etapa final da oficina de poesia, a Escola Municipal Ariena Vianna da Silva, integrante do BE Senador Camará, recebeu a visita do poeta de rua Felipe Araújo, que nos trouxe uma série de experiências e caminhos possíveis que podem ser trilhados com a poesia. Participaram desta atividade os alunos do 4º e 5º ano (manhã e tarde) da escola.
 
Os alunos estavam muito ansiosos com a vinda do poeta. Foi possível constatar em uma das oficinas já realizadas, que a maioria dos alunos acreditava que somente pessoas muito distantes da realidade delas poderiam ser poetas. Havia um estereótipo sobre a figura do poeta no qual eles, não se encaixavam. Ao ver um poeta completamente diferente do que eles imaginavam, morador de um bairro próximo a Senador Camará, Bangu neste caso, acabou tornando este momento mais familiar. Mesmo com um alto número de alunos a oficina transcorreu de forma tranquila e muito proveitosa e aquele estereótipo do poeta já não era mais sentido, pois o Felipe Araújo conseguiu cativar a todas as crianças e desconstruir o estereótipo existente.

 
A primeira parte da atividade foi contar uma história, que necessitava do auxílio dos alunos para acontecer, pois eles precisavam completar algumas palavras previamente explicadas pelo Felipe. Foi trabalhada uma questão comum entre as crianças desta faixa etária (9 a 11 anos), a falta de obediência e suas possíveis consequências.

 
Na criação de poesias o Poeta de Rua nos ensinou uma maneira bem simples de trabalhar e estimular a criação de poesia e a busca de novas palavras ou pouco utilizadas. Essa atividade foi a criação de ACRÓSTICO (forma textual onde em uma palavra cada letra tem um significado, formando assim uma poesia).

 
Foi possível conhecer um pouco da vida do Poeta de Rua, as crianças puderam tirar dúvidas de como e onde ele trabalha, por que escolheu vender as suas poesias daquela forma se é possível ser feliz com a escolha de ser poeta, entre outras. O poeta nos deixou algumas de suas poesias como lembranças.

Caso queiram conhecer suas poesias, visite o site: www.poesiaderua.com
Por Ana Carolina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário