A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sábado, 22 de junho de 2013

Planejamento em prol da Sustentabilidade das Ações Educativas na E. M. Machado de Assis


No dia 17 de junho, foram alinhados os próximos passos previstos para o Projeto Grêmio Show de bola com a coordenação e a direção escolar da Escola Municipal Machado de Assis.  O gestor de projetos do Bairro Educador, Victor Rocha, conjuntamente com a comunidade escolar, buscou traçar estratégias que garantam a sustentabilidade e reverberação das ações na escola.
Durante o ano de 2013, foi implementado o Projeto É Gostoso Aprender, que era um facilitador do processo de alfabetização e possuía uma estratégia de aproximar o aluno dos mecanismos de aprendizagem de modo espontâneo, interessado, divertido e bem-humorado, compondo um conjunto de ações que primavam pelo universo de encantamento, de surpresas, que instigavam nos alunos a vontade de conhecer, de descobrir, de navegar no universo do conhecer, no mar da leitura.  
Depois, foi executada a Trilha Educativa Também Sou África, que também tinha o caráter lúdico, mas, como eixo norteador a conscientização dos alunos sobre nossas raízes, nossa ancestralidade, nossa matriz étnica, cultural, religiosa e social. Para isto, foi proposto aos alunos, uma viagem pelos cheiros, sabores, paisagens e histórias acerca do que alguns autores se referem como nosso continente mãe. Para não ficar apenas na imaginação e no audiovisual, foi estabelecida uma parceria com o Museu Chácara do Céu, que oportunizou a partir das obras de Debret, uma série de atividades que deram vida à imaginação dos alunos. Ao término das atividades, os alunos produziam suas próprias obras de arte que retratavam a grande importância da África para o Brasil.
Concomitantemente à Trilha Educativa Também Sou África, começaram as primeiras reuniões com os alunos do grêmio, previstas no Projeto Grêmio Show de Bola, que tinha o objetivo de oferecer ao grêmio uma gama de possibilidades de autodesenvolvimento e subsídios para autogestão, tornando possível um núcleo de protagonismo na unidade escolar para reforçar os processos educativos e culturais.
Por: Victor Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário