A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


domingo, 2 de junho de 2013

BE Senador Camará promove encontro em Poeta e poetinhas


Dando continuidade a Trilha Educativa "100 anos de Vinícius" e as oficinas de poesia da Escola Municipal Ernesto Franciscone, recebemos no dia 22 de Maio a visita do poeta e músico Augusto Baptista, que veio nos ajudar na produção e estimulo a poesia. Cerca de 150 crianças do 4º e 5º ano participaram da atividade em horários três horários diferentes. A atividade foi divida em quatro momentos: principais alimentos para um poeta,  cantando Vinícius, produção de um poema coletivo e roda de entrevistas com o poeta.

Diretor e Coordenadora pedagógica recebem o poeta
Foram trabalhados com os alunos os principais alimentos para um poeta, elementos básicos que toda criança já tem, no entanto precisam saber como usá-los para a criação de seus próprios poemas. São eles: a criatividade, atenção a tudo o que acontece e existe a sua volta e entre outros a percepção - verbo esclarecido e desenvolvido durante o encontro.

 
As crianças apresentaram as musicas que elas mais gostam para o poeta - Garota de Ipanema e A casa e o poeta apresentou uma das músicas que ele mais gosta para os alunos – Samba da Benção.

Em seguida, fizemos um poema coletivo, onde cada criança contribuiu com uma palavra para a criação do mesmo. A leitura do poema foi feita pela professora regente da sala de leitura e parceira do bairro educador, Renata Mira.

 
Para finalizar o encontro uma roda de conversa foi criada, onde os alunos puderam tirar as suas dúvidas quanto à vida e a trajetória de um poeta. Eles ficaram muito animados com esta possibilidade e inúmeras perguntas fora feitas, algumas foram: “Em quem você se inspirou? Dá para ganhar dinheiro com poesias? Com quantos anos você escreveu sua primeira poesia?

 
O mais interessante desta visita foi o reconhecimento do poeta como uma pessoa na qual eu posso me espelhar e admirar. Isso pode ser visto em movimento não esperado, nem organizado pelo BE e nem pela sala de leitura, o pedido de autografo e o frisson ao recebê-lo.
 
Por Ana Carolina Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário