A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

O folclore do Rio de janeiro


Um ano de festas populares em uma hora.  Assim foi a apresentação da dupla Jujuba e Ana Nogueira no CIEP Ministro Gustavo Capanema, BE Maré, em parceria com o SESC Rio, unidade Ramos.

A dupla apresentou para todas as turmas do 2º turno do CIEP o espetáculo “Rio de Janeiro a Dezembro” que mostra as festividades populares do estado do Rio de Janeiro no ciclo de um ano. O espetáculo resgata as mais genuínas manifestações folclóricas do estado, tanto na cidade como no interior, através de contos, músicas, personagens e brincadeiras. Busca ainda uma nova linguagem dramatúrgica voltada ao público infantil para apresentar a criatividade e sensibilidade da arte popular.


O musical é organizado em doze quadros, de janeiro a dezembro, e são utilizados violão, acordeom, cavaquinho, bandolim, flauta doce e instrumentos de percussão, para contar, cantar e representar as mais significativas atividades e datas comemorativas, que impulsionam as festas populares. Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, “O Boi Pintadinho”, contos, lendas e finalizando com o “Pastoril” em dezembro*.

Os estudantes, funcionários e até pais se aglomeraram no pátio da escola para assistir a peça que se encerrou com um parabéns a diretora Carmem Lúcia que aniversariava no dia.


O Bairro Educador agradece aos artistas Jujuba e Ana Nogueira e ao SESC Rio, unidade Ramos por proporcionar esta comunidade escolar uma tarde de divertida aprendizagem sobre nossa cultura.

Por Marcio Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário