A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Educadoras da Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão e Bairro Educador unidos em prol do desenvolvimento infantil


Na Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão, também localizada no Vidigal, o viés encontrado de atuação do projeto Bairro Educador foi por meio do diálogo direto com as professoras das turmas, contando com a colaboração da Coordenadora Pedagógica que sempre estiveram dispostas a potencializar as oportunidades educativas propostas pela gestora de projetos do Bairro Educador Vidigal, Aline Gomes, numa unidade escolar cuja maior característica é de atender crianças dos 6 aos 11 anos, visto que atende alunos do 1º ao 5º ano.

Já nas primeiras conversas foi possível identificar o despertar de uma maturidade precoce da sexualidade destas crianças, tendo em vista o comportamento observado pelas educadoras. Neste sentido, a orientação do trabalho do Bairro Educador esteve pautada pela identificação de parceiros capazes de promover iniciativas voltadas para esta abordagem.


Assim, foi possível realizar um trabalho dirigido às turmas de 3º, 4º e 5º ano com atividades educativas sobre sexualidade, identidade e bullying, promovidas em parceria com um professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), uma psicóloga, uma enfermeira, um mestre de capoeira vinculados à Associação de Mulheres de Ação e Reação (AMAR) e a equipe do setor de Educação para a Saúde do SESC / Santa Luzia.

Nestas oportunidades educativas promovidas pelos parceiros, sob a iniciativa da gestora de projetos do Bairro Educador, a ênfase do trabalho foi de estimular o reconhecimento e valorização da infância, bem como, a valorização da cultura local como direitos fundamentais para o pleno desenvolvimento humano.


Além das palestras, foram oferecidas atividades culturais que ampliaram o acesso aos bens culturais e às informações sobre higiene pessoal, alimentação saudável, bullying por meio de espetáculos teatrais,que alcançaram todos os alunos desta unidade. Também foram realizadas atividades voltadas aos responsáveis como: palestras sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde física e bucal e ações preventivas (aferição de pressão arterial, teste glicêmico e colesterol).

Para tanto, o trabalho desenvolvido pelo Bairro Educador esteve apoiado por um plano de trabalho construído e implementado no período de março a junho de 2013, elaborado em diálogo com a coordenação pedagógica e orientado pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade escolar, cujo tema é “Gentileza gera gentileza”, o plano expressa-se como um projeto pedagógico no qual a ênfase do trabalho do Bairro Educador esteve focado no tema “Integrando Valores”, visto que foi preciso aproximar a comunidade da escola para uma melhor compreensão do comportamento infantil.


Graças a estas ações, os professores envolvidos puderam observar um melhor desempenho dos alunos, visto que passaram a ficar mais motivados em realizar suas atividades escolares para estarem presentes nas ações promovidas. Além disso, foi possível observar uma maior diversificação dos temas trazidos pelos alunos para o ambiente escolar, reduzindo a ênfase em questões de cunho sexual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário