A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

A importância da orientação vocacional


Cerca de 80 alunos das Escolas Municipais Marechal Estevão Leitão de Carvalho, Eurico Salles (Bairro Educador Engenho da Rainha), Escultor Leão Velloso e Alberto José Sampaio (Bairro Educador Pavuna), participaram, no dia 06 de junho, de um encontro sobre orientação profissional, promovido pelos parceiros do Bairro Educador, MetrôRio e da Universidade Estácio de Sá (UNESA), na sede da empresa de transporte metroviário, no Centro da cidade.


O objetivo da atividade foi o de levar aos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental diversas informações sobre a importância dos estudos para a vida profissional. Cláudio Calazans, psicólogo da UNESA, realizou algumas atividades interativas com os alunos, com o intuito de facilitar o diálogo e estimular a participação ativa na ação.


Dentre as atividades propostas, Calazans conduziu uma dinâmica onde duplas deveriam adivinhar, pela convivência com os amigos, qualidades e virtudes, chamando a atenção para a necessidade do autoconhecimento e também da percepção da imagem que passamos para os outros, o que é fundamental, por exemplo, em uma entrevista de emprego. Os estudantes puderam, também, assistir a vídeos interativos sobre como se comportar perante uma entrevista de estágio e atitudes que não são aceitáveis no ambiente profissional.


Em outro momento, os participantes foram convidados a pensar aspectos pessoais em suas trajetórias de vida, destacando os momentos mais significativos. A ação foi importante, pois através de esclarecimentos e motivações foi possível tirar dúvidas dos alunos, e de forma ainda incipiente, contribuir para com suas futuras investidas no mercado de trabalho.

O Projeto Bairro Educador agradece ao Setor de Responsabilidade Social do MetrôRio, em particular Mariana Lenzi e ao psicólogo José Claudio Calazans, da Estácio, por esta oportunidade.
Por Ana Paula Araujo e Deborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário