A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Um jeito divertido de aprender


“Copa das Letras” é um projeto que foi formulado pelas equipes do Projeto Bairro Educador que atua em Manguinhos e na Maré. O mesmo consiste num jogo de perguntas e soletração com base nos conteúdos do 1º semestre das disciplinas de Português, Matemática e Ciências. A proposta é estimular os estudantes a uma escrita correta, auxiliando a aprendizagem dos conteúdos destas disciplinas de forma lúdica e dinâmica.


Ao todo, participam 27 turmas de 5° ano e 1080 estudantes de 8 Escolas do Amanhã dos Bairros Educadores Maré e Manguinhos.  São elas: CIEP Elis Regina, CIEP Hélio Smidt, CIEP Ministro Gustavo Capanema, Escola Municipal Escritor Bartolomeu Campos de Queiros, Escola Municipal IV Centenário, Escola Municipal Nova Holanda, Escola Municipal Professor Paulo Freire e Escola Municipal Professora Maria de Cerqueira e Silva (Manguinhos).


A partir das perguntas feitas pelos professores, o Bairro Educador produziu cartões que são usados em sala de aula com os estudantes. Durante esta prática os estudantes têm experimentado de forma dinâmica a utilização do dicionário como ferramenta de estudo para as eliminatórias. Em grupos por eles divididos ocorrem períodos de autocorreção de suas respostas para os ditados feitos pelos professores, utilizando as perguntas e palavras do material da Copa das Letras. Percebe-se um crescimento no interesse dos que participam em transpor as etapas da copa, a fim de representar sua escola na final do concurso.


O processo de seleção ocorre da seguinte forma: entre os dias 10 e 14 de junho acontecerá a eliminatória por turma, na qual os estudantes divididos em grupos de cinco componentes competirão pela vaga de grupo representante da turma na próxima etapa da Copa. Entre 17 e 21 de junho ocorrerá a eliminatória por escola, ocasião em que serão definidas as equipes que representarão as escolas na final. Nesta última etapa haverá somente a soletração e acontecerá no dia 26 de junho, às 9h no espaço Arena Carioca Dicró. Os três primeiros grupos colocados, bem como seus professores serão premiados. A escola do grupo vencedor também receberá uma filmadora especial doada pela Abramundo – responsável pelo Programa Cientistas do Amanhã - que ajudará nas aulas de Ciências.

O Projeto Bairro Educador agradece aos professores, diretores, coordenadores pedagógicos pelo apoio, dedicação e empenho e aos nossos patrocinadores pela oferta dos prêmios aos participantes.

Por Marcio Garcia, Rangel Vieira e Rivânia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário