A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 21 de junho de 2013

Descobrindo as profissões


No período de maio a junho deste ano, o Gestor de Projetos do Bairro Educador, Marcelo Machado, promoveu uma Trilha Educativa  chamada "Descobrindo Profissões" nas Escolas Municipais Jose Clemente Pereira e Alberto Rangel, na Cidade de Deus.

O objetivo dessas atividades foi a informação, esclarecimento e reflexões sobre a possível escolha da profissão e a importância à permanência dos estudantes na escola.

No plano de trabalho foram desenvolvidas cinco atividades, a saber:

 1º Atividade - Apresentação do plano de trabalho para os estudantes, explicando o objetivo da atividade e a importância do estudo na vida de cada estudante.

 2ª Atividade  - Foi feito um estudo com estudantes, desenvolvendo o seu próprio orçamento e reflexão sobre níveis salariais comparados a escolaridade e profissão pretendida.

 3ª Atividade - Apresentação de vídeo (Multikit Escola, cidade e profissões) com profissionais explicando as profissões e como ingressou.

 4 ª Atividade - Desdobramento sobre o vídeo com perguntas e esclarecimentos das profissões pretendidas.

 5 ª Atividade - Visita dos Estudantes à FAETEC de Quintino Bocaiuva.
 



Durante todas as atividades os estudantes do 9º ano refletiram suas possíveis futuras profissões, principalmente durante a visita à FAETEC (aula-passeio), onde tiveram uma palestra no auditório com a professora Lilian do Carmo, o Diretor Sidney Martins sobre cada espaço visitado na instituição como: Laboratório de Mecânica com instrutor Nasser Drvich; Laboratório de Telecomunicações com a instrutora Iclea Martins; Laboratório Eletrônica com o instrutor Mauro; dentre outras. Todos explicando cada profissão enfatizando a importância da permanência na escola e uma apresentação de um vídeo da Escola Republica FAETEC.
 

 
Os estudantes tiveram uma grande interação mostrando o  interesse de como pesquisar as profissões pretendentes e como se inscrever.
 

Foi um momento de muito aprendizado para os alunos que com certeza perceberam a importância da continuidade dos estudos para que possam concorrer em melhores condições no mercado de trabalho.

Por Marcelo Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário