Na Escola Municipal Abelardo Chacrinha
Barbosa, localizada na Rocinha, o trabalho realizado por Aline Gomes, gestora
de projetos do Bairro Educador, procurou conjugar duas demandas, aquela apresentada
pela unidade escolar cujo interesse sempre foi de potencializar ações de
estímulo à consciência ambiental junto aos alunos e professores e, por outro
lado, com a demanda convergente da comunidade do alto da Rocinha (Laborioux) de
enfrentar os problemas comunitários gerados pelo lixo urbano lançados em áreas
verdes.
Vale destacar que a escola e a
comunidade do entorno estão localizadas em área privilegiada de preservação
ecológica, rica em sua biodiversidade, mas que por problemas de acesso à veículos
dificulta a remoção do lixo produzido.
Como parte da metodologia de
atuação do Projeto Bairro Educador, o primeiro momento do trabalho foi de
identificação de parceiros em potencial para atender as demandas apresentadas.
Assim, um dos primeiros parceiros acionados foi Dona Dirce Teixeira, que atua
em escolas municipais da zona oeste no projeto Hortas Cariocas desenvolvido
pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação
do Rio de Janeiro. Graças a este contato, a direção buscou os meios para levar
a iniciativa para a unidade escolar que hoje conta com profissional dedicado a
este trabalho.
Outras frentes de trabalho também
foram promovidas, junto aos responsáveis foirealizada uma palestra sobre
alimentação saudável e uma ação de saúde preventiva (teste glicêmico,
colesterol e aferição de pressão arterial) em parceria com o SESC Santa Luzia,
ocasião em que a escola se mobilizou para apresentar aos responsáveis
atividades culturais promovidas com os alunos (teatro, dança e poesia).
Também foi articulada a UPP
Social por intermédio da gestora Priscila da Silva Brito, para que mediasse
junto aos órgãos competentes ações de limpeza urbana. Vale ressaltar, que
graças a este primeiro contato com o SESC foram desdobradas várias agendas de
atividades artístico-culturais e de saúde, capazes de
ampliar as oportunidades educativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário