A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa discutindo Cidadania


Na Escola Municipal Abelardo Chacrinha Barbosa, localizada na Rocinha, o trabalho realizado por Aline Gomes, gestora de projetos do Bairro Educador, procurou conjugar duas demandas, aquela apresentada pela unidade escolar cujo interesse sempre foi de potencializar ações de estímulo à consciência ambiental junto aos alunos e professores e, por outro lado, com a demanda convergente da comunidade do alto da Rocinha (Laborioux) de enfrentar os problemas comunitários gerados pelo lixo urbano lançados em áreas verdes.

Vale destacar que a escola e a comunidade do entorno estão localizadas em área privilegiada de preservação ecológica, rica em sua biodiversidade, mas que por problemas de acesso à veículos dificulta a remoção do lixo produzido.  


Como parte da metodologia de atuação do Projeto Bairro Educador, o primeiro momento do trabalho foi de identificação de parceiros em potencial para atender as demandas apresentadas. Assim, um dos primeiros parceiros acionados foi Dona Dirce Teixeira, que atua em escolas municipais da zona oeste no projeto Hortas Cariocas desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Graças a este contato, a direção buscou os meios para levar a iniciativa para a unidade escolar que hoje conta com profissional dedicado a este trabalho.

Outras frentes de trabalho também foram promovidas, junto aos responsáveis foirealizada uma palestra sobre alimentação saudável e uma ação de saúde preventiva (teste glicêmico, colesterol e aferição de pressão arterial) em parceria com o SESC Santa Luzia, ocasião em que a escola se mobilizou para apresentar aos responsáveis atividades culturais promovidas com os alunos (teatro, dança e poesia).


Também foi articulada a UPP Social por intermédio da gestora Priscila da Silva Brito, para que mediasse junto aos órgãos competentes ações de limpeza urbana. Vale ressaltar, que graças a este primeiro contato com o SESC foram desdobradas várias agendas de atividades artístico-culturais e de saúde, capazes de ampliar as oportunidades educativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário