A COMUNIDADE A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO


sexta-feira, 7 de junho de 2013

Conhecer para preservar


Os alunos do 6° ano da Escola Municipal Marechal Estevão Leitão de Carvalho, do Bairro Educador do Engenho da Rainha, tiveram a oportunidade de visitar o Parque Nacional da Tijuca (PNT), no dia 07 de junho. Os alunos puderam experimentar o contato com a floresta e assim vivenciaram os conteúdos trabalhados em sala de aula na semana em que se comemora o dia do Meio Ambiente. Durante a visita, os estudantes tiveram diversos momentos de aprendizagem, interações com a natureza e desenvolvimento dos conteúdos relacionados aos ecossistemas e sua composição.


Ao entrar numa trilha, puderam observar as placas de orientação, o que tornou o passeio informativo; os alunos ficaram impressionados com o tamanho da floresta e buscavam encontrar animais a todo instante. A professora de ciências aproveitou cada parada da trilha para explicar o conteúdo já desenvolvido na escola e estimular a observação crítica do entorno. Ao chegarem ao Centro de Visitantes os alunos observaram os mapas, as fotografias e puderam ver todos os estudos que são realizados no PNT, despertando o interesse pela ciência.

Um dos pontos altos da visita ocorreu quando os alunos viram um grupo de turistas formados por franceses, americanos e holandeses que também estavam visitando a floresta. Os alunos interagiram com os turistas e tiraram fotografias. O guia e tradutor ensinou aos alunos a agradecer em diferentes idiomas.


Ao término da aula-passeio, os alunos realizaram um piquenique, compartilhando os lanches e também as brincadeiras. O dia terminou com o grande abraço a árvore, expressando o sentimento de cuidado e respeito à vida que devemos ter por tão delicado equilíbrio, já tão ameaçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário